Whatsapp icon Whatsapp

Alemanha

A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo. A quarta maior economia do globo apresenta diversas indústrias que dominam o cenário econômico mundial.
Bandeira da Alemanha
Bandeira da Alemanha

A Alemanha é um dos países mais importantes da Europa e do mundo. Historicamente participou de diversos acontecimentos, como o Holocausto, a Guerra Fria e as duas guerras mundiais. Atualmente faz parte das principais estruturas econômicas do mundo, sendo extremamente desenvolvida e com alto padrão de qualidade de vida.

O país detém o quarto maior PIB do mundo e possui diversas empresas transnacionais. Apresenta uma geografia rica e diversificada nos aspectos naturais e humanos. É um dos países mais procurados do mundo, tanto por turistas quanto por pessoas refugiadas.

Leia também: A organização do espaço geográfico europeu particularidades desse continente

Dados gerais da Alemanha

  • Nome oficial: República Federal da Alemanha.

  • Gentílico: alemão.

  • Extensão territorial: 357.386 km².

  • Localização: Europa Central.

  • Capital: Berlim.

  • Clima: temperado.

  • Governo: sistema parlamentarista, com dois representantes diretos: o presidente e o chanceler.

  • Divisão administrativa: possui 16 estados federados, sendo eles:

- Baden-Württemberg;

- Baviera;

- Berlim;

- Brandemburgo;

- Bremen;

- Hamburgo;

- Hessen;

- Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental;

- Baixa Saxônia;

- Renânia do Norte-Vestfália;

- Renânia-Palatinado;

- Sarre;

- Saxônia;

- Saxônia-Anhalt;

- Schleswig-Holstein;

- Turíngia.

  • Idioma: alemão.

  • Religiões:

- 29% católicos romanos;

- 27% protestantes;

- 5% muçulmanos;

- 2% ortodoxos;

- 37% não afiliados ou outros.

  • População: 83,02 milhões de habitantes.

  • Densidade demográfica: 232,24 habitantes/km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,936 (5º colocado no ranking mundial).

  • Moeda: euro.

  • Produto Interno Bruto (PIB): 3,948 trilhões de dólares (2019).

  • PIB per capita: 46.467.16 mil dólares.

  • Gini: 31,9 %.

  • Fuso horário: GMT +1 — possui uma hora adiantada em relação ao Reino Unido (Londres).

  • Relações exteriores: estabelece relações com todos os países e participa do:

- Banco Mundial;

- FMI;

- União Europeia.

Veja também: Mercosul bloco econômico sul-americano criado em 1991

Mapa da Alemanha

Mapa mostra localização da Alemanha, suas principais cidades e países fronteiriços

Geografia da Alemanha

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Alemanha é um país localizado na região central do continente europeu e é o país mais populoso da Europa Ocidental. Faz fronteira, ao norte, com o Mar do Norte, Báltico e Dinamarca; a oeste, com Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França; ao sul, com Suíça e Áustria; a leste, com República Tcheca e Polônia.

O relevo alemão conta com planaltos e planícies. As planícies ocorrem, em geral, na faixa litorânea. As áreas de planaltos ocorrem na região sul do país, próximo da fronteira com a Áustria, sendo o Monte Zugspitze o ponto mais elevado, com 2.996 metros de altitude.

Sobre o clima do país, a Alemanha encontra-se na zona climática temperada do norte, sendo o clima temperado predominante na região. Apresenta as quatro estações do ano bem definidas. O verão alemão costuma ter temperaturas em torno de 22 oC. Já o inverno possui média de temperatura em torno dos 5 oC, podendo variar para menos.

A vegetação predominante do território alemão são as florestas de coníferas, vegetação típica de grande parte da Europa e formada por pinheiros e pouca variação de espécies. Há presença também dos campos, vegetação aberta, com gramíneas e poucas árvores.

A hidrografia alemã não é grandiosa, havendo poucos rios de grande importância. Dois dos principais rios europeus passam pelo território, o Reno e o Danúbio. Outro rio de importância na Alemanha é o Elba. Já o norte da Alemanha é banhado pelos mares do Norte e Báltico.

Demografia da Alemanha

A Alemanha possui a maior população dentre os países europeus, com cerca de 83 milhões de habitantes. Sendo assim, sua densidade demográfica é bastante considerável, sendo de 232,24 habitantes/km².

Um aspecto de relevância sobre a população alemã está em torno do índice de imigrantes no país: são 10 milhões de pessoas, segundo informações da União Europeia, ou seja, o equivalente a 10% do total da população. Entre os países europeus, a Alemanha é o país que mais recebe migrantes.

A população alemã é predominantemente urbana, com mais de 80% da sua população morando nas cidades. Berlim, Munique e Frankfurt são as maiores cidades do país e as mais importantes. Berlim é a maior e mais importante cidade do país, além de ser capital. Frankfurt, além de ser a segunda maior cidade, é um centro financeiro mundial.

Economia da Alemanha

A economia da Alemanha é extremamente desenvolvida e importante na dinâmica mundial. É a quarta maior do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão, e a primeira da União Europeia. A composição do PIB alemão é basicamente o setor secundário e terciário. O setor de comércio e serviços é responsável por 69,5% da economia; a indústria detém 30%, e o setor agropecuário, 0,5%

Leia também: Países da Europa quais são os outros países que formam esse continente?

Turismo na Alemanha

A Alemanha é um dos destinos mais procurados do mundo. Isso ocorre em todas as épocas do ano, pois existem atrativos para os turistas o tempo todo. Berlim é umas das cidades mais procuradas, por abrigar vários monumentos históricos, como o famoso Muro de Berlim, além de outros cartões-postais, como o Portal de Brandemburgo, Ilha dos Museus, entre outros.

Portão de Brandemburgo iluminado, em Berlim, Alemanha.
Portão de Brandemburgo iluminado, em Berlim, Alemanha.

Frankfurt é uma cidade que guarda uma rica gastronomia, com bares e restaurantes requintados. Munique, que é uma cidade próxima dos Alpes, é uma das mais belas cidades do mundo. É nessa cidade que ocorre a famosa Oktoberfest, que ocorre entre setembro e outubro.

Cultura da Alemanha

A cultura alemã é bastante rica, diversificada e cheia de histórias. O país é berço de personalidades como Martinho Lutero, Albert Einstein, Karl Marx, Goethe, Beethoven e os Irmãos Grimm. Diversos são os teatros, monumentos, castelos e cidades que denotam essa riquíssima cultura.

Os alemães são conhecidos mundialmente por terem importantes nomes da filosofia, que são estudados e citados até os dias atuais. A exemplo, podemos citar Kant, Hegel, Marx, Nietzsche, Schopenhauer e Heidegger.

Dentre as tradições da culinária, destacam-se o Kaffee und Kuchen, uma espécie de chá-inglês que é servido com bolo à tarde; o brezel, um tipo de pão; salsichas de variadas cores e tamanhos, além do Königsberger Klopse, um prato tradicional com almôndegas.

Outro cenário de destaque é o Oktoberfest, festa típica que envolve as famosas cervejas alemãs em Munique.

Infraestrutura da Alemanha

Por ser um país rico e desenvolvido, a questão infraestrutural na Alemanha se destaca. O país conta com diversos serviços nessa área, como as autoestradas. Possui mais de 52 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, consagrando-se como o 3º país com mais estradas por veículos do mundo. Uma curiosidade é que esse serviço é gratuito para a população, e caminhões de carga pagam pedágio, que é cobrado via satélite.

Outro fator de destaque são os trens de alta velocidade, chamados de InterCity Express. O país também conta com modernos aeroportos, de passageiros e cargas, que contribuem para o cenário econômico interno e externo. São mais de 40 aeroportos em funcionamento.

Em relação à energia, a Alemanha é um dos países que mais consomem energia do mundo e é o primeiro maior consumidor do continente europeu. O país não produz toda a energia consumida, sendo dois terços adquiridos por importação. Atualmente o país investe bastante na produção de energia com fontes renováveis, destaque para a energia eólica, solar e hidráulica. Outro destaque está na infraestrutura fluvial, com transporte de cargas por rios e mares.

A Alemanha tem o segundo maior porto europeu em funcionamento, o Porto de Hamburgo. Outros portos também são destaques no país, como os de Bremerhaven, Ludwigshafen, Lübeck e Rostock.

Curiosidades sobre a Alemanha

  • Berlim tem mais pontes que Veneza, na Itália.

  • Os prisioneiros na Alemanha possuem direito de tentar fugir. Isso não é crime no país.

  • Considera-se crime ficar sem combustível nas rodovias alemãs.

  • A educação superior na Alemanha é gratuita, até para estrangeiros.

  • Mais de 800 milhões de currywurst são degustados na Alemanha por ano. O prato típico é feito com salsicha temperada, curry e ketchup e servido com fritas. É um dos pratos mais populares do país.

  • A Alemanha tem o maior zoológico do mundo, o Zoologischer Garten.

  • A Alemanha é o segundo maior consumidor de cerveja do mundo. O primeiro é a República Tcheca.

Publicado por Gustavo Henrique Mendonça

Artigos Relacionados

A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Bandeira de Belarus.
Belarus
Saiba mais sobre a história de Belarus. Veja informações sobre as características geográficas do território belarusso e leia sobre a situação política do país.
O perfil etário dos países europeus indica um envelhecimento da população
Envelhecimento demográfico da Europa
Entenda o que é e quais sãos as causas do processo de envelhecimento demográfico da Europa, um desafio populacional e também econômico.
Soldados americanos desembarcando na praia de Omaha, na Normandia, durante o Dia D, em 1944
Fases da Segunda Guerra Mundial
Conheça a trajetória da Segunda Guerra Mundial no continente europeu em suas duas fases.
O continente europeu, apesar de ser um dos menores em extensão, é composto por um grande número de países.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
Um país é classificado como desenvolvido a partir de critérios como PIB, renda per capita, IDH e grau de industrialização.
Países desenvolvidos
Saiba mais sobre os países desenvolvidos, nações que apresentam elevado desenvolvimento social e econômico.
video icon
Português
“Eu que fiz”, “eu quem fiz” ou “eu quem fez”?
Assista a esta videoaula para compreender as possibilidades de emprego dos pronomes relativos “que” e “quem” nas expressões “eu que fiz”, “eu quem fiz” e “eu quem fez”, bem como a devida concordância do verbo fazer.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.