América Latina

A América Latina é integrada pelos países que possuem língua neolatina, ou seja, francês, português e espanhol.

Com mais de 42 milhões de quilômetros quadrados, o continente americano é o segundo mais extenso do planeta. Sua população é de aproximadamente 925,2 milhões de habitantes, que estão distribuídos em 35 países e em vários territórios que não possuem total autonomia política, como, por exemplo, a Guiana Francesa.

A divisão mais comum dessa grande porção continental é baseada na posição geográfica das terras americanas no globo terrestre: América do Norte, América Central e América do Sul. No entanto, o continente americano também pode ser dividido em América Anglo-saxônica e América Latina, sendo estabelecidas através do idioma e dos elementos históricos e culturais.

O processo de colonização no continente americano foi promovido pelos europeus, com destaque para os espanhóis, portugueses, britânicos, holandeses e franceses, e uma das principais heranças desse processo é a língua. Nesse sentido, as nações colonizadas por países cujo tronco linguístico é o germânico (inglês), pertencem à América Anglo-saxônica. A América Latina, por sua vez, é integrada pelos países que possuem língua neolatina (francês, português e espanhol).

Entretanto, apesar de serem ex-colônias de países de tronco linguístico germânico (inglês e holandês), o Suriname, Jamaica, Trinidad e Tobago, entre outros, são considerados países da América Latina, pois apresentam características históricas e culturais semelhantes às dos latino-americanos.

Outro elemento importante para essa divisão se refere aos aspectos geopolíticos e socioeconômicos, visto que Canadá e Estados Unidos são as únicas superpotências do continente, fortalecendo essa unificação em América Anglo-saxônica. Já as nações latino-americanas estão em processo de desenvolvimento econômico e, a maioria delas, apresenta diversos problemas sociais.

Portanto, os países da América Latina estão distribuídos pelas três regiões geográficas do continente: México (América do Norte) e todas as nações da América Central e do Sul, que apresentam laços históricos e culturais semelhantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Países latino-americanos
Países latino-americanos
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A grande maioria dos conflitos na África é proveniente da descolonização.
Descolonização da África
Descolonização da África, O que é descolonização, Como ocorreu o processo de descolonização da África, Quando teve início o processo de descolonização da África, Quais fatores contribuíram para o processo de descolonização da África, As conseqüências do processo de descolonização da África.
A atuação dos Médicos Sem Fronteiras no continente africano
Organizações Humanitárias na África
A atuação dos grupos que visam minimizar os problemas no continente africano.
Mônaco: o segundo menor país do planeta
Miniestados europeus
Características dos menores países do continente europeu.
Bandeiras dos membros efetivos do Mercosul
Países-membros do Mercosul
Saiba quais são os países-membros do Mercosul entre efetivos, associados e observadores, bem como a gradual entrada de cada um deles nesse importante bloco.
A América Anglo-saxônica é formada pelos Estados Unidos (Azul) e Canadá(Vermelho)
América Anglo-saxônica
Você sabe quais são os países que formam a América Anglo-saxônica? Saiba mais sobre o desenvolvimento e as principais características dessa região.
O Subdesenvolvimento na América Latina
O Subdesenvolvimento na América Latina, O que é o Subdesenvolvimento na América Latina, Como ocorreu o Subdesenvolvimento na América Latina, Quais fatores históricos levaram ao Subdesenvolvimento na América Latina.