Tipos de migração

Existem vários tipos de migração, que se relacionam com elementos econômicos, sociais, culturais e até mesmo afetivos.

Migração é o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade, estado ou país (migração internacional) para outro local. Essa mudança pode ser definitiva ou temporária, voluntária ou forçada, individual ou em grandes fluxos.

As pessoas migram pelos mais distintos motivos, desde guerras, perseguição religiosa, conflitos étnicos, perseguição política e ideológica ou simplesmente porque buscam condições melhores de vida em outra localidade. Essas condições podem estar relacionadas com trabalho, estudo, saúde, bem-estar, entre outros fatores, e são os maiores motivadores para as migrações na atualidade.

Tipos de migração

  • Migração pendular: é um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. É caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país. Ocorre comumente nas regiões metropolitanas.

  • Transumância: nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país por um determinado período, geralmente alguns meses, e continua tendo como referência de moradia o local de origem. É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.

  • Êxodo rural: é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Essa mudança é permanente e, geralmente, ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida. Entretanto, essa migração pode ser involuntária, quando acontece, por exemplo, em decorrência da mecanização do trabalho no campo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Êxodo urbano: é mais raro de acontecer, mas é o oposto do êxodo rural. Acontece quando pessoas que vivem na zona urbana (cidades) mudam para a zona rural (campo).

  • Nomadismo: apesar de ser muito rara na atualidade, essa modalidade de migração é caracterizada pela ausência de fixação permanente. As pessoas nômades mudam de lugar periodicamente e não estabelecem moradia fixa em nenhum lugar.

  • Diáspora: é a rápida dispersão de um grupo populacional de um território. Em geral, essa migração é involuntária ou forçada. Temos como exemplos mais expressivos a diáspora africana (ocorrida por força da escravidão colonial) e a diáspora judaica (expulsão dos judeus da Palestina pelo Império Romano).

As migrações, independentemente das classificações, possuem papel preponderante na organização do espaço, nas relações sociais e na construção da cultura. As pessoas, quando migram, carregam consigo todos os elementos que a constituíram, como sua história, memória e cultura. Ao chegar ao novo local de moradia, esses elementos interagem com a cultura e história locais e daí surgem novos e ricos tipos de relações entre as pessoas e das pessoas com o espaço vivido.

As pessoas migram pelos mais distintos motivos, seja pela existência de conflitos e guerras, seja pela expectativa de melhoria da qualidade de vida
As pessoas migram pelos mais distintos motivos, seja pela existência de conflitos e guerras, seja pela expectativa de melhoria da qualidade de vida
Publicado por: Amarolina Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

O deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea. Ocorre comumente nas regiões metropolitanas.

A que movimento migratório refere-se o fragmento acima?

a) nomadismo

b) transumância

c) diáspora

d) êxodo urbano

e) migração pendular

Questão 2

Sobre o êxodo rural, julgue as proposições a seguir:

I) O êxodo rural é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades.

II) O êxodo rural é um movimento migratório unicamente voluntário, sempre motivado pela vontade das pessoas que migram.

III) Em geral, o êxodo rural ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida.

IV) As pessoas que vivem no campo optam por morar nas cidades para ter acesso a serviços de educação, saúde, saneamento básico e lazer.

Estão corretas as alternativas:

a) II e III.

b) I, III e IV.

c) I, II e III.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa IV.

Mais Questões
Assuntos relacionados
A imigração venezuelana no Brasil foi motivada por uma crise socioeconômica e humanitária vivida na Venezuela.
Imigração de venezuelanos no Brasil
Entenda melhor a migração venezuelana para o Brasil, motivada por uma crise política e econômica que assola a Venezuela. Entenda o contexto histórico da crise e quais foram seus reflexos no Brasil, tendo em vista o intenso fluxo migratório dos venezuelanos para cá, que adentram o país passando por Roraima.
Crise dos refugiados
Acesse este link para entender o problema dos refugiados, por que tem acontecido uma crise e quais as consequências políticas disso.
Êxodo rural, modalidade de migração muito comum no Brasil
Migrações no Brasil
Os principais destinos dos fluxos migratórios no território brasileiro.
Fronteira entre Estados Unidos e México.
Emigração Brasileira
Emigração Brasileira, Os países que mais atraem brasileiros, Os brasiguaios, Os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, O fluxo migratório para o Japão nos anos 80, As cidades americanas que mais recebem brasileiros.
Bairro como esse é resultado do êxodo rural ocorrido no Brasil.
Efeitos do êxodo rural
Efeitos do êxodo rural, O que é êxodo rural, Quais são os Efeitos do êxodo rural no Brasil, As conseqüências no campo por conta do êxodo rural, Quando teve inicio esse intenso processo do êxodo rural.
Processo de migração no mundo
Emigração, imigração ou migração?
Saiba de forma simples e resumida o significado de cada um dos termos!
Imigrantes ilegais capturados na Itália
Migração Internacional
As causas e consequências dos fluxos migratórios internacionais.
Jerusalém, considerada cidade “santa”, retornou para os judeus com a criação do Estado de Israel no ano de 1948.
Judeus na história
Venha conhecer a história dos judeus, perseguidos desde a Antiguidade até o nazismo, no século XX. No ano de 1948, a comunidade judaica conseguiu criar o Estado de Israel.
A dinâmica dos fluxos migratórios no Brasil vem se alterando nos últimos tempos
Migrações Internas no Brasil
Conheça a dinâmica das migrações internas no Brasil nos últimos tempos e descubra qual é o estágio atual dos fluxos populacionais no país.
No meio rural de grandes propriedades no Brasil, a presença de trabalhadores é cada vez menor
Êxodo rural no Brasil
Entenda o que é o êxodo rural, quais são os seus efeitos no espaço geográfico do Brasil e as suas principais causas.
Muitas pessoas deixam suas residências antes do horário comercial para trabalhar e, no final do expediente, retornam para suas cidades*
Migração pendular
Clique aqui e saiba o que é migração pendular, fenômeno comum especialmente nas grandes cidades.