Whatsapp icon Whatsapp

Migração pendular

A migração pendular é um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária.
Muitas pessoas deixam suas residências antes do horário comercial para trabalhar e, no final do expediente, retornam para suas cidades*
Muitas pessoas deixam suas residências antes do horário comercial para trabalhar e, no final do expediente, retornam para suas cidades*

A migração pendular, também chamada de migração diária, é caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país. Após realizar a atividade profissional ou cumprir a carga horária de estudo, essas pessoas retornam para as cidades onde residem. Para isso, utilizam em grande medida os transportes públicos e individuais.

Esse tipo de deslocamento diário é um fenômeno que comumente ocorre nos grandes centros urbanos, onde milhões de pessoas, em todo o mundo, realizam o movimento pendular (de ida e volta – como um pêndulo) de seus locais de moradia até outras regiões onde estudam ou trabalham.

Quais são as causas da migração pendular?

As migrações pendulares estão essencialmente vinculadas ao mercado de trabalho e educacional e são fruto da segregação urbana e da concentração das atividades produtivas em determinados espaços, como as grandes e médias cidades e a cidade central das regiões metropolitanas.

A maior parte das grandes universidades e muitas instituições de ensino superior, técnico e profissional estão localizadas em cidades onde há maior demanda, o que obriga os estudantes das cidades adjacentes a realizar o deslocamento diário de sua cidade de moradia para poder estudar nas cidades em que o ensino pretendido é ofertado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem realiza a migração pendular?

Embora a migração pendular seja um fenômeno essencialmente urbano, também ocorre nas zonas rurais de alguns municípios. No campo, o principal exemplo de movimento pendular é o realizado pelos trabalhadores rurais, os chamados boias-frias. Geralmente esses trabalhadores deslocam-se, em transporte fornecido pelo próprio empregador, para as lavouras (cana-de-açúcar, frutas, café e outras culturas) onde realizam o trabalho durante todo o dia e retornam para casa – em outra localidade – à noite.

A situação mais comum no que se refere à migração pendular é a de trabalhadores e estudantes que moram nos municípios de uma Região Metropolitana e fazem o movimento diário de suas cidades para trabalhar na metrópole ou em outra cidade da região. Esse deslocamento é um dos responsáveis pela intensificação do fluxo de veículos nas vias de transporte nas grandes cidades, especialmente no início e no final do dia.

*Crédito Imagem: PhuuchaayHYBRID / Shutterstock.com

Publicado por Amarolina Ribeiro
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O aumento do preço das passagens foi o estopim para a revolta da população no Brasil ¹
A qualidade do transporte público no Brasil e os protestos
Compreenda os problemas do transporte público no Brasil que vêm gerando uma série de protestos no país.
Bairro como esse é resultado do êxodo rural ocorrido no Brasil.
Efeitos do êxodo rural
Efeitos do êxodo rural, O que é êxodo rural, Quais são os Efeitos do êxodo rural no Brasil, As conseqüências no campo por conta do êxodo rural, Quando teve inicio esse intenso processo do êxodo rural.
A imigração venezuelana no Brasil foi motivada por uma crise socioeconômica e humanitária vivida na Venezuela.
Imigração de venezuelanos no Brasil
Entenda melhor a migração venezuelana para o Brasil, motivada por uma crise política e econômica que assola a Venezuela. Entenda o contexto histórico da crise e quais foram seus reflexos no Brasil, tendo em vista o intenso fluxo migratório dos venezuelanos para cá, que adentram o país passando por Roraima.
Industrialização e urbanização são fatores diretamente relacionados
Industrialização e urbanização
Você sabia que há uma ampla relação entre a industrialização e a urbanização? Entenda a influência entre a atividade industrial e a vida nas cidades.
Nova York, o principal exemplo de metrópole no mundo
Metrópole
Você conhece a definição de metrópole? Gostaria de conferir alguns exemplos? Clique e informe-se sobre o conceito e os tipos de metrópoles no Brasil e no mundo.
Mobilidade urbana
Entenda o que é a mobilidade urbana e o porquê de o Brasil enfrentar tantos problemas no que se refere à locomoção no espaço das cidades.
As favelas estão presentes em diversas cidades brasileiras.
Problemas relacionados à moradia no Brasil
As condições da habitação no país.
A dinâmica do espaço amplia as reivindicações pela aplicação da Reforma Urbana no Brasil
Reforma Urbana
Saiba o que significa reforma urbana, os seus principais objetivos e a história recente da luta pela sua implementação no Brasil.
As pessoas migram pelos mais distintos motivos, seja pela existência de conflitos e guerras, seja pela expectativa de melhoria da qualidade de vida
Tipos de migração
Clique aqui e conheça os tipos de migração, fenômeno que se caracteriza pelo deslocamento de pessoas de um local para outro!
A urbanização do mundo subdesenvolvido é marcada pelas desigualdades e a ausência de planejamento urbano
Urbanização no mundo subdesenvolvido
O processo de urbanização do mundo subdesenvolvido, suas características e consequências.
video icon
Matemática
Área de pirâmide
Nesta aula, iremos aprender quais são os elementos de uma pirâmide: aresta da base, aresta lateral, altura da pirâmide, apótema da base e apótema da pirâmide. Em seguida, veremos como calcular a área de uma pirâmide qualquer.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!