Whatsapp icon Whatsapp

Equador

Ilhas de Galápagos
Ilhas de Galápagos

País sul-americano, o Equador é banhado pelo Oceano Pacífico e faz fronteiras com Colômbia e Peru. Localizadas a 960 quilômetros de distância da porção continental, as ilhas de Galápagos, que foram analisadas por Charles Darwin durante a elaboração da Teoria da Evolução das Espécies, também pertencem ao Equador.

Ex-colônia espanhola, a nação, juntamente com a Colômbia, Panamá e Venezuela, passou a integrar a Federação da Grã-Colômbia. Entretanto, em 24 de maio de 1830, o Equador tornou-se um estado autônomo, obtendo a independência nacional.

O país possui extensão territorial de 283.561 quilômetros quadrados, sendo “cortado”, na porção norte, pela linha do Equador, fazendo com que uma parte se localize no Hemisfério Setentrional e a outra, no Hemisfério Meridional. Situado totalmente a oeste do meridiano de Greenwich, o Equador pertence ao Hemisfério Ocidental.

A porção noroeste abriga duas grandes cadeias montanhosas da Cordilheira dos Andes. Entre elas há um planalto central, onde se localiza a capital, Quito. O país também possui grandes extensões territoriais cobertas pela selva amazônica.

Com aproximadamente 13,6 milhões de habitantes, o Equador apresenta densidade demográfica (população relativa) de 48 habitantes por quilômetro quadrado e a taxa média de crescimento anual é de 1%. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas (66%). Quito é habitada por 1,4 milhão de pessoas, enquanto Guayaquil, cidade equatoriana mais populosa, possui 2,5 milhões de habitantes.

A economia nacional é impulsionada pela produção e exportação de petróleo (responsável por 40% das exportações). O país possui grande riqueza mineral, com destaque para o ouro, prata, chumbo e zinco. O setor industrial atua nos segmentos têxteis, produtos eletroeletrônicos, alimentício, madeireiro, papel e petroquímico. A agricultura, por sua vez, baseia-se no cultivo de café, cacau, milho, batata e, principalmente, banana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira do Equador

Dados do Equador:

Localização: América do Sul.

Área: 283.561 km².

Capital: Quito.

Governo: República presidencialista.

Idioma: Espanhol.

População: 13.625.069 habitantes.

Densidade demográfica: 48 hab/km².

População urbana: 66%.

População rural: 34%.

Esperança de vida ao nascer: 74,8 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,695.

Religião: Cristianismo, 97,5% (católicos, 92%, outros, 5,5%), outras, 1%, sem religião e ateísmo, 1,5%.

Moeda: Dólar americano.

Produto Interno Bruto (PIB): 52,6 milhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

A Indústria e o Campo Norte Americano
A Indústria e o Campo Norte Americano, O que é a Indústria e o Campo Norte Americano, Como ocorre a Indústria e o Campo Norte Americano, Como desenvolveu a Indústria e o Campo Norte Americano, A Indústria e o Campo Norte Americano e o economia.
Angola
Conheça os principais aspectos geográficos de Angola. Saiba mais sobre a economia desse importante exportador de petróleo.
Etiópia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Etiópia. Entenda a história e a cultura desse país africano, que possui muitas particularidades.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
Líbia
Clique aqui e veja as principais características da geografia, da demografia e da economia da Líbia, um país localizado na África do Norte.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.