Whatsapp icon Whatsapp

Equador

Ilhas de Galápagos
Ilhas de Galápagos

País sul-americano, o Equador é banhado pelo Oceano Pacífico e faz fronteiras com Colômbia e Peru. Localizadas a 960 quilômetros de distância da porção continental, as ilhas de Galápagos, que foram analisadas por Charles Darwin durante a elaboração da Teoria da Evolução das Espécies, também pertencem ao Equador.

Ex-colônia espanhola, a nação, juntamente com a Colômbia, Panamá e Venezuela, passou a integrar a Federação da Grã-Colômbia. Entretanto, em 24 de maio de 1830, o Equador tornou-se um estado autônomo, obtendo a independência nacional.

O país possui extensão territorial de 283.561 quilômetros quadrados, sendo “cortado”, na porção norte, pela linha do Equador, fazendo com que uma parte se localize no Hemisfério Setentrional e a outra, no Hemisfério Meridional. Situado totalmente a oeste do meridiano de Greenwich, o Equador pertence ao Hemisfério Ocidental.

A porção noroeste abriga duas grandes cadeias montanhosas da Cordilheira dos Andes. Entre elas há um planalto central, onde se localiza a capital, Quito. O país também possui grandes extensões territoriais cobertas pela selva amazônica.

Com aproximadamente 13,6 milhões de habitantes, o Equador apresenta densidade demográfica (população relativa) de 48 habitantes por quilômetro quadrado e a taxa média de crescimento anual é de 1%. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas (66%). Quito é habitada por 1,4 milhão de pessoas, enquanto Guayaquil, cidade equatoriana mais populosa, possui 2,5 milhões de habitantes.

A economia nacional é impulsionada pela produção e exportação de petróleo (responsável por 40% das exportações). O país possui grande riqueza mineral, com destaque para o ouro, prata, chumbo e zinco. O setor industrial atua nos segmentos têxteis, produtos eletroeletrônicos, alimentício, madeireiro, papel e petroquímico. A agricultura, por sua vez, baseia-se no cultivo de café, cacau, milho, batata e, principalmente, banana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira do Equador

Dados do Equador:

Localização: América do Sul.

Área: 283.561 km².

Capital: Quito.

Governo: República presidencialista.

Idioma: Espanhol.

População: 13.625.069 habitantes.

Densidade demográfica: 48 hab/km².

População urbana: 66%.

População rural: 34%.

Esperança de vida ao nascer: 74,8 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,695.

Religião: Cristianismo, 97,5% (católicos, 92%, outros, 5,5%), outras, 1%, sem religião e ateísmo, 1,5%.

Moeda: Dólar americano.

Produto Interno Bruto (PIB): 52,6 milhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Bandeira da Guiana.
Guiana
Guiana, República Cooperativa da Guiana, Onde está localizada a República Cooperativa da Guiana, Aspectos naturais da República Cooperativa da Guiana, Aspectos da população da República Cooperativa da Guiana, A colonização da República Cooperativa da Guiana.
A integração entre indústria e o campo
A Indústria e o Campo Norte Americano
A Indústria e o Campo Norte Americano, O que é a Indústria e o Campo Norte Americano, Como ocorre a Indústria e o Campo Norte Americano, Como desenvolveu a Indústria e o Campo Norte Americano, A Indústria e o Campo Norte Americano e o economia.
Angola
Conheça os principais aspectos geográficos de Angola. Saiba mais sobre a economia desse importante exportador de petróleo.
Bandeira da Bélgica
Bélgica
A nação cuja capital é a sede da União Europeia.
Militar sul-coreano na fronteira com a Coreia do Norte
Coreia do Sul
As características de uma potência econômica localizada na Ásia.
Bandeira da Etiópia.
Etiópia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Etiópia. Entenda a história e a cultura desse país africano, que possui muitas particularidades.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
Localização da Líbia no mapa da África
Líbia
Nação que detém os melhores indicadores socioeconômicos da África.
video icon
Química
Entalpia ou calor de formação
Entalpia ou calor de formação é a quantidade de calor liberada ou absorvida para formar-se 1 mol de uma substância, com base em seus elementos constituintes, na forma de substâncias simples, no estado padrão, a 25 °C.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.