Whatsapp icon Whatsapp

Costa Rica

A Costa Rica é uma pequena nação da América Central. O país é conhecido pelas suas belas paisagens naturais e pelo emprego do pensamento pacifista na sua legislação.
Bandeira da Costa Rica.
Bandeira da Costa Rica.

A Costa Rica é um país localizado na América Central. O território costarriquenho foi colonizado pelos espanhóis. O país tem um longo histórico em defesa do pacifismo e da preservação ambiental. A população costarriquenha é de cerca de cinco milhões de habitantes. A economia da Costa Rica tem como atividades principais a cultivação de frutas, a produção de eletrônicos e as atividades turísticas. O clima e a vegetação tropicais da Costa Rica atraem milhares de turistas ao longo do ano.

Leia também: Honduras — outro país localizado na América Central

Resumo sobre a Costa Rica

  • A Costa Rica é uma pequena nação da América Central.

  • O país registra diversos abalos sísmicos ao longo dos anos e possui um número significativo de vulcões ativos.

  • Possui um elevado desenvolvimento humano, fruto de boas estruturas de saúde e educação.

  • A maior parte dos costarriquenhos habita a porção central do país, onde está situada a capital nacional, São José.

  • É um dos principais polos turísticos da América Central, especialmente no ramo do ecoturismo.

  • Sua colonização ocorreu por meio da chegada de navegadores espanhóis na América.

  • Seu nome está relacionado à expectativa da presença de grandes depósitos de recursos minerais na região.

  • A população local é conhecida pela hospitalidade, pela adoção de ações sustentáveis e pela expressão “pura vida”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Costa Rica

  • Nome oficial: República da Costa Rica

  • Gentílico: costarriquenho

  • Extensão territorial: 51.100 quilômetros quadrados

  • Localização: América Central

  • Capital: São José

  • Clima: tropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: espanhol

  • Religiões:

    • 87% (cristianismo);

    • 9% (ateísmo);

    • 4% (outras).

  • População: 5.139.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 90 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,809 (muito elevado)

  • Moeda: Colón

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 64,28 bilhões

  • PIB per capita: US$ 12.508

  • Gini: 45%

  • Fuso horário: UTC–6

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização dos Estados Americanos (OEA).

  • Divisão administrativa: sete províncias, sendo elas:

Alajuela

Heredia

São José

Cartago

Limón

 

Guanacaste

Puntarenas

 

Mapa da Costa Rica

Mapa da Costa Rica.

Geografia da Costa Rica

A Costa Rica é um país localizado na América Central. O território costarriquenho faz fronteira com o Panamá e a Nicarágua e está situado entre o oceano Pacífico e o mar do Caribe.

Seu relevo é bastante declivoso, com presença de grandes formações montanhosas, bastantes sujeitas a atividades sísmicas. O país registra diversos abalos sísmicos ao longo dos anos e possui um número significativo de vulcões ativos. A presença da formação de planícies na Costa Rica está limitada especialmente ao longo do seu extenso litoral.

Vulcão Arenal, em La Fortuna, na Costa Rica.
A Costa Rica possui belas paisagens naturais.

O clima da Costa Rica é tipicamente tropical, com estações do ano bem definidas, registro de elevadas temperaturas e volumes consideráveis de chuva. O país possui uma vegetação homogênea composta por vastas florestas tropicais. Seus principais rios são o Savegre e o Tempisque. A Costa Rica é um dos territórios de maior biodiversidade do mundo.

Demografia da Costa Rica

A Costa Rica possui uma população de cerca de cinco milhões de habitantes. A maior parte dos costarriquenhos habita a porção central do país, onde está localizada a capital e maior cidade em população do país, chamada São José. A população da Costa Rica possui indicadores demográficos positivos, com destaque para a ampla longevidade; porém, há uma forte tendência de envelhecimento da população local, marcada especialmente pela queda da natalidade. A Costa Rica não apresenta movimentos migratórios significativos.

Economia da Costa Rica

Homem fotografando a queda d’água de uma cachoeira na Costa Rica.
O ecoturismo é umas principais atividades turísticas realizadas na Costa Rica.

A Costa Rica é uma das principais economias da América Central. O país possui certo desenvolvimento econômico marcado pela implementação de zonas francas de comércio e serviços, pela atração de empresas das áreas de tecnologia e comunicação, e pela incentivação de indústrias voltadas para a economia verde.

O setor primário da Costa Rica, que possui ampla participação na economia do país, é composto pela produção de alimentos tropicais. A exportação de café e abacaxi, por exemplo, é bastante significativa para a balança comercial do país. Já o setor secundário da Costa Rica tem como destaque a produção de artigos eletrônicos, materiais construtivos, artigos têxteis e alimentícios, entre outros. Por sua vez, o setor terciário da Costa Rica é marcado pela atividade comercial e pelo desenvolvimento do turismo. O país é um dos principais polos turísticos da América Central, especialmente no ramo do ecoturismo, em razão da presença de diversos parques naturais e reservas de proteção silvestre.

Veja também: Como é a economia da América Central?

Infraestrutura da Costa Rica

A Costa Rica possui uma infraestrutura bastante avançada, especialmente quando comparada aos demais países centro-americanos, com destaque para os modais de transporte e comunicação. O país possui um setor de energia baseado na geração de fontes limpas e verdes, como a eólica e a solar. A Costa Rica detém um elevado desenvolvimento humano, fruto de boas estruturas de saúde e educação, que impactam na qualidade de vida da sua população.

Governo da Costa Rica

O governo da Costa Rica é do tipo presidencialista, portanto, a figura central do Poder Executivo local é o presidente, eleito por meio do voto direto da população, para um período de mandato de quatro anos. Além do Executivo, a governança do país é feita pelos poderes Legislativo e Judiciário, ambos calcados em princípios democráticos. A Costa Rica é uma das democracias mais estáveis da América e tem como base constitucional a adoção de uma visão pacifista de administração pública.

História da Costa Rica

A colonização do atual território da Costa Rica ocorreu por meio da chegada de navegadores espanhóis que procuravam explorar as riquezas do continente americano. Nesse contexto, diversos assentamentos coloniais foram criados na Costa Rica, dando início ao povoamento europeu na região.

O atual país ficou longos anos sob a tutela da Espanha e, ainda, subordinado a outros países americanos, como México e Nicarágua, mas conquistou sua independência em 1850. A partir de então, a Costa Rica vivenciou ampla estabilidade política e certo desenvolvimento econômico, especialmente nos últimos anos, quando adotou uma postura político-militar pacifista e uma pauta econômica verde.

Etimologia da Costa Rica

O nome Costa Rica é justificado pela expectativa da presença de grandes depósitos de recursos minerais na região, motivo que foi o principal motor do desenvolvimento da colonização espanhola no território do país.

Cultura da Costa Rica

A Costa Rica sofreu forte influência da cultura espanhola, visto que foi colonizada diretamente por esse país, assim compartilha traços com outras nações americanas, como a adoção do idioma espanhol e a presença da religião católica. Na cultura local também há traços das populações indígenas originárias locais e de povos imigrantes.

Grupo folclórico desfilando em São José, capital da Costa Rica. [1]
Grupo folclórico desfilando em São José, capital da Costa Rica. [1]

Os festivais folclóricos locais e as celebrações religiosas são bastante praticados na Costa Rica. A população local é conhecida pela hospitalidade e pela adoção de ações sustentáveis. O país é reconhecido mundialmente pela adoção de campanhas de cunho ambiental e social. A expressão “pura vida” é bastante adotada pela população costarriquenha.

A Costa Rica possui vasta produção de alimentos tropicais. Portanto, o consumo de frutas, sucos e vegetais é muito comum no país. O milho é o alimento base para a culinária do país, assim como os peixes, especialmente os de água salgada. Já no esporte, ressalta-se a prática de esportes de aventura e de mar, como o surfe, além do futebol.

Curiosidades da Costa Rica

  • A Costa Rica, em razão do seu direcionamento político pacifista, não possui forças armadas permanentes.

  • A Zona Azul de Nicoya é uma região geográfica da Costa Rica caracterizada pela concentração de pessoas bastante idosas.

  • O Sistema Nacional de Áreas de Conservação da Costa Rica é responsável pela proteção ambiental de cerca de 25% do território do país.

  • Costa Rica, Uruguai e Chile são considerados as únicas “democracias completas” da América Latina.

Crédito de imagem

[1] Salvador Aznar / Shutterstock

Fontes

CARPE MUNDI. 30 curiosidades sobre a Costa Rica, o país mais feliz do mundo segundo ranking. Carpe Mundi, [s.d.]. Disponível em: https://www.carpemundi.com.br/curiosidades-sobre-a-costa-rica/.

INFOPÉDIA. Costa Rica. Infopédia, c2023. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$costa-rica.

IBGE. Costa Rica. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/mapa/costa-rica.

RESENDE, G. Conheça a cultura da Costa Rica: traços marcantes, costumes e tradições que vão te surpreender. Blog Criativa, 2023. Disponível em: https://blogcriativa.com.br/cultura-da-costa-rica/.

VISIT COSTA RICA. Costa Rica. Visit Costa Rica - Costa Rica Tourism Board, c2023. Disponível em: https://www.visitcostarica.com/pt.  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

América Anglo-Saxônica
Clique aqui e conheça as principais características históricas, geográficas, econômicas e culturais da América Anglo-Saxônica.
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
América Latina
Veja quais são as principais características geográficas da América Latina. Leia detalhes sobre a história e a cultura dessa porção do continente americano.
América do Norte
Clique aqui e conheça as características geográficas da América do Norte, bem como os aspectos históricos e culturais dessa importante porção americana.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Japão
Aspectos da segunda maior potência econômica do planeta.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.