Whatsapp icon Whatsapp

Luxemburgo

Luxemburgo é uma pequena nação localizada na Europa Ocidental. O país é um dos mais ricos e desenvolvidos de todo o mundo e pioneiro na garantia dos direitos individuais.
Bandeira de Luxemburgo
Bandeira de Luxemburgo

Luxemburgo é um país europeu considerado umas das nações mais ricas do mundo. A história e a geografia local são marcadas pela influência de grandes potências econômicas. A cultural nacional também foi influenciada pelas ações externas que o país sofreu ao longo do tempo.

O território luxemburguês faz fronteira com Alemanha, França e Bélgica. A população local é formada por cerca de 600 mil habitantes. Os luxemburgueses são governados por uma monarquia constitucional unitária parlamentarista. A economia luxemburguesa é bastante desenvolvida, e o país, além de altamente industrializado, possui um setor de serviços muito robusto. A sua infraestrutura é bastante moderna e diversificada.

Leia também: Quais são os países da Europa?

Resumo sobre Luxemburgo

  • A história de Luxemburgo está ligada à formação de um grão-ducado na porção ocidental do continente europeu.

  • O território luxemburguês sofreu várias invasões, principalmente de franceses, holandeses e alemães. O país se tornou independente em 1867.

  • O clima de Luxemburgo é tipicamente temperado. O país conta com vastas florestas bastante preservadas e uma complexa rede de cursos de água.

  • A população de Luxemburgo é composta por um grande número de imigrantes, com destaque para os portugueses.

  • Os destaques da economia luxemburguesa são os setores de serviços bancários, atividades turísticas e indústrias manufatureiras.

  • O país detém uma infraestrutura muito moderna. O atendimento de serviços básicos para a população é praticamente universal.

  • A cultura de Luxemburgo sofreu fortes influências das nações vizinhas, ou seja, Alemanha, Bélgica e França.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre Luxemburgo

  • Nome oficial: Grão-Ducado do Luxemburgo

  • Gentílico: luxemburguês

  • Extensão territorial: 2586 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Ocidental

  • Capital: Luxemburgo

  • Clima: temperado

  • Governo: monarquia constitucional unitária parlamentarista

  • uxemburguês, francês, alemãol: Idioma

  • Religiões:

    - 70% (cristianismo);

    - 26% (ateísmo);

    - 4% (outras).

  • População: 613.894 habitantes

  • Densidade demográfica: 242,1 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,916 (muito alto)

  • Moeda: euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 84,08 bilhões

  • PIB per capita: US$ 131.780

  • Gini: 28,4%

  • Fuso horário: UTC +1

  • Relações exteriores:

  • Divisão administrativa: três distritos, sendo eles: Diekirch, Grevenmacher e Luxemburgo.

História de Luxemburgo

A história de Luxemburgo é bastante antiga. O território luxemburguês foi habitado por diversos povos ao longo do tempo, como francos e germânicos, e formou-se como uma nação unificada em 963. Porém, mesmo assim, o país continuou vivenciando fortes influências externas, até mesmo quando se transformou em um grão-ducado, na data de 1354. A independência de Luxemburgo aconteceu somente em 1867.

Já a história moderna de Luxemburgo também é marcada por invasões estrangeiras, uma vez que o país foi invadido pela Alemanha durante as duas grandes Guerras Mundiais. O pós-guerra foi marcado pelo pioneirismo do país na fundação de importantes órgãos geopolíticos mundiais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Ademais, Luxemburgo foi um dos membros fundadores da União Europeia.

Geografia de Luxemburgo

A geografia de Luxemburgo é bastante diversa. O país é uma das menores nações em extensão territorial da Europa. Está localizado na porção ocidental do referido continente e faz fronteira com Alemanha, Bélgica e França. O país não é banhado por nenhum oceano, mas possui uma complexa rede hidrográfica formada por cursos de água de diversos portes. Os principais rios de Luxemburgo são o Reno e o Mosa.

Já o relevo de Luxemburgo é formado por zonas de planaltos e planícies. O ponto mais alto do país é o monte Buurgplaatz, que possui 559 metros de altitude. Por sua vez, o clima de Luxemburgo é tipicamente temperado, com precipitações elevadas e temperaturas amenas.

O inverno no país é considerado rigoroso. Já a vegetação de Luxemburgo é composta por vastas áreas de florestas temperadas.

Mapa de Luxemburgo

Mapa de Luxemburgo

Demografia de Luxemburgo

A população de Luxemburgo é formada por cerca de 600 mil habitantes. Essa nação europeia é considerada pouco populosa, mas muito povoada, em razão do diminuto território. A maioria dos luxemburgueses é descendente de franceses, alemães e belgas.

O país também possui um grande número de populações imigrantes, com destaque para portugueses e italianos. A população de Luxemburgo é altamente urbanizada e está concentrada na porção centro-sul do país. A maior cidade é a capital nacional, que também se chama Luxemburgo.

Os luxemburgueses desfrutam de um elevado padrão de vida. A população local detém alta renda e bons indicadores sociais. O índice de desenvolvimento humano do país é considerado muito elevado.

A população de Luxemburgo utiliza vários idiomas no seu cotidiano, com destaque para o luxemburguês, o alemão e o francês. A maior parte dos habitantes de Luxemburgo é praticante do catolicismo.

Leia mais: Países desenvolvidos — as nações com elevado grau de desenvolvimento econômico

Economia de Luxemburgo

A economia de Luxemburgo é uma das mais desenvolvidas de todo o mundo. O país detém índices econômicos bastante satisfatórios e a taxa de crescimento local é constante. Os setores econômicos luxemburgueses são bastante diversificados.

O setor terciário é o principal do país. São destaques nesse setor as atividades de transações bancárias, da tecnologia da informação e comunicação e do turismo. Já o setor industrial também é bastante importante localmente, em especial, as indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, químicas e de bens manufaturados.

Por sua vez, o setor primário possui um papel diminuto para a economia local. Mesmo assim, é um ramo moderno e altamente produtivo, com destaque para o cultivo de frutas e a criação de animais.

Infraestrutura de Luxemburgo

A infraestrutura de Luxemburgo é bastante moderna. O país é um importante centro comercial e logístico de toda a Europa, portanto, apresenta muitos equipamentos de transporte e comunicação.

O território luxemburguês é cortado por uma rede de rodovias e ferrovias, além de possuir um aeroporto de grande porte, utilizado para viagens de longa distância. Por sua vez, o fornecimento de energia de Luxemburgo é composto principalmente por fontes renováveis. O acesso às estruturas de energia, água e esgoto é praticamente universal.

Os sistemas de saúde e educação são referência de qualidade e possuem ampla cobertura espacial. A nação é considerada uma das melhores em qualidade de vida de todo o planeta.

Governo de Luxemburgo

A estrutura governamental de Luxemburgo é bastante específica, uma vez que o país é tido como o único grão-ducado do mundo, já que possui como governante um duque. No entanto, essa representação é secundária no governo luxemburguês, devido ao fato de que o chefe de governo é o primeiro-ministro. Sendo assim, o país é considerado uma monarquia parlamentarista. Há, ainda, os poderes Legislativo e Judiciário, que apoiam o Executivo na discussão de políticas para os luxemburgueses.

Leia também: A organização do espaço geográfico europeu

Cultura de Luxemburgo

A cultura de Luxemburgo apresenta elementos de várias nações europeias, com destaque para a atuação de franceses e alemães, que exercem até a atualidade uma grande influência no país. As línguas e religiões locais são reflexos dessas influências.

O país possui um cenário cultural efervescente, com muitos museus, exposições, shows e mostras culturais. O esporte mais tradicional em Luxemburgo é o futebol. Já a culinária de Luxemburgo é caracterizada pelo uso de alimentos tipicamente europeus, como batatas e carne suína.

A riqueza histórica dessa nação também é muito importante, sendo que o centro histórico de Luxemburgo, com suas fortificações, é um Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 Vista aérea do centro histórico de Luxemburgo
O centro histórico de Luxemburgo é bastante preservado.

Curiosidades de Luxemburgo

  • O país possui grande importância geopolítica e econômica para a Europa e foi um dos fundadores da União Europeia.

  • Os portugueses representam o principal grupo populacional de imigrantes que vivem em Luxemburgo.

  • A estrutura de governo de Luxemburgo é formada por uma monarquia parlamentarista. É considerado o único grão-ducado do mundo.

  • O país possui uma das maiores médias salariais do mundo. Contudo, o custo de vida local é considerado bastante elevado.

  • A capital luxemburguesa sedia a matriz de grandes empresas transacionais, com destaque para as instituições bancárias.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira da Alemanha
Alemanha
Clique e veja detalhes sobre a economia, demografia, cultura e geografia da Alemanha. Entenda como está organizado o país e em que aspectos os alemães se destacam.
Bandeira da Bélgica
Bélgica
A nação cuja capital é a sede da União Europeia.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
O continente europeu, apesar de ser um dos menores em extensão, é composto por um grande número de países.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
A Bandeira da União Européia
União Européia
União Européia, O que é a União Européia, Quando surgiu a União Européia, Qual é a finalidade da União Européia, União Européia e as instituições supranacionais, União Européia na busca pela hegemonia mundial, União Européia versus Estados Unidos.
video icon
Biologia
Pré-Enem | Desequilíbrios ambientais
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta aula, vamos falar sobre os desequilíbrios ambientais, que sempre aparecem no Enem, com o professor Fred Mata trazendo uma reflexão direta sobre o consumismo e hábitos de vida da sociedade que impactam diretamente o meio ambiente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!