Whatsapp icon Whatsapp

Bélgica

Bélgica é uma nação muito desenvolvida e industrializada situada na Europa Ocidental. É um país que proporciona elevada qualidade de vida à sua população.
Bandeira da Bélgica.
Bandeira da Bélgica.

A Bélgica é uma nação da Europa Ocidental internacionalmente conhecida como o centro da União Europeia. A formação do país foi resultante de povoações de celtas, franceses e alemães. O território belga é caracterizado pelo clima e vegetação tipicamente temperados. Ao longo da história, os belgas exerceram grande influência econômica mundial, com destaque para a tradição comercial local.

Atualmente, a Bélgica é uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas do mundo, com uma economia voltada para o setor terciário. O país é governado por uma monarquia constitucional e possui uma moderna infraestrutura de transportes. A sociedade civil e política belga é marcada pela adoção de políticas progressistas de Direitos Humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Bulgária — outro país europeu caracterizado por clima e vegetação temperados

Resumo sobre Bélgica

  • É uma nação localizada no noroeste da Europa; é conhecida como um dos centros econômicos e diplomáticos europeus.

  • Deteve ao longo da história um papel comercial importante, com destaque para setores como diamantes e chocolates.

  • Geograficamente, é um país territorialmente pequeno, marcado por extensas planícies de inundação.

  • É um país extremamente povoado. A maior parte da população local é urbana e vive em cidades como Antuérpia e Bruxelas.

  • Sua economia tem forte viés terciário, especialmente em setores como bancário, logístico e turismo.

  • É um país culturalmente muito rico em termos de manifestações culturais, com destaque para as artes visuais e a produção de música.

  • Os chocolates, as batatas fritas, os queijos e as cervejas são exemplos de seus produtos culinários típicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Bélgica

  • Nome oficial: Reino da Bélgica

  • Gentílico: belga

  • Extensão territorial: 30.528 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Ocidental

  • Capital: Bruxelas

  • Clima: temperado

  • Governo: monarquia constitucional

  • Idioma:

    • alemão;

    • francês;

    • neerlandês.

  • Religiões:

    • 52% (cristianismo);

    • 10% (ateísmo);

    • 38% (outras).

  • População: 11.590.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 382 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,931 (muito elevado)

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 543 bilhões

  • PIB per capita: US$ 47.293

  • Gini: 27%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização Mundial do Comércio (OMC);

    • Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);

    • União Europeia (UE).

  • Divisão administrativa: três regiões, sendo elas:

Flandres

Valônia

Bruxelas

História da Bélgica

A Bélgica foi formada pela reunião de povos diversos, como celtas, franceses e alemães, que se instalaram na região atuando principalmente nas atividades comerciais. O território belga já foi dominado pela França e pelos Países Baixos, tornando-se oficialmente independente, no início do século XIX, por meio da formação do Reino da Bélgica. Os dois grupos majoritários do país, flamengos e valões, mesmo com amplas diferenças culturais, passaram a dividir o mesmo território.

A partir de então, a Bélgica vivenciou um período de grande expansão econômica, ancorado na sua forte tradição comercial. O país colonizou partes importantes da África e protagonizou o domínio do comércio mundial de diamantes. Mais recentemente, a Bélgica contribuiu de maneira decisiva para os acordos econômicos e diplomáticos que deram início à União Europeia (UE) e também à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Etimologia da Bélgica

A nomenclatura da Bélgica teve origem em uma antiga região do Império Romano, chamada de Gália Belga, que era justamente habitada pelos povos chamados de belgas.

Geografia da Bélgica

A Bélgica está localizada na porção noroeste da parte continental europeia. O território belga faz fronteira com os seguintes países:

A Bélgica é banhada pelo oceano Atlântico, em sua parte conhecida como mar do Norte. Em termos geomorfológicos, ela é formada predominantemente por extensas planícies, com exceção do sul do país, que registra maiores altitudes. Já a hidrografia local é marcada por uma extensa rede de cursos de água de médio e pequeno porte. O principal rio belga é o Mosa.

O clima da Bélgica é tipicamente temperado, com forte influência da umidade do oceano. A amplitude térmica é significativa ao longo do ano, e o volume de chuvas é bastante expressivo em todas as estações. Assim como o clima, sua vegetação é temperada.

Mapa da Bélgica

Mapa da Bélgica.

Demografia da Bélgica

A Bélgica possui uma população um pouco maior que 12 milhões de habitantes, formada principalmente por grupos étnicos de valões e flamengos, além de minorias diversas, com destaque para marroquinos e turcos.

A Bélgica tem uma elevada densidade demográfica, especialmente na região de Bruxelas, capital do país, porém a maior cidade belga em população é Antuérpia. A maior parte da população belga é urbana e desfruta de um elevado padrão de vida. O Índice de Desenvolvimento Humano local é um dos maiores do mundo.

Em termos demográficos, a Bélgica tem uma população em processo de envelhecimento, padrão típico dos países desenvolvidos. Ainda, o país registra a chegada de muitos imigrantes, especialmente de origem árabe.

Veja também: China — o país que possui quase um bilhão e meio de habitantes

Economia da Bélgica

A Bélgica é uma das economias mais desenvolvidas e industrializadas do mundo, sendo considerada inclusive o centro da União Europeia, especialmente por sua tradição em atividades comerciais diversas. A economia belga tem um forte setor terciário, baseado em serviços logísticos e financeiros, responsáveis por grande parte do dinamismo econômico local. A atividade turística também é muito importante economicamente para os belgas.

O setor secundário é marcado por indústrias de bens diversos, como química, farmacêutica, de transportes, metalúrgica, siderúrgica e setores da comunicação e informação. A Bélgica é um polo de grandes conglomerados industriais. O setor primário está centrado na produção de bens como batatas e beterrabas, além da criação de porcos e vacas. A Bélgica é um dos centros mundiais de comercialização de produtos primários como chocolates e diamantes.

Infraestrutura da Bélgica

Vista da cidade de Gent, na Bélgica.
A Bélgica possui muitas cidades históricas, como Gent.

Em termos de infraestrutura, a Bélgica possui modernas estruturas de transportes, além de um dinâmico setor de telecomunicações. O país é considerado um dos centros logísticos da Europa, logo, possui modais diversificados que interligam as diferentes regiões europeias, dinamizando as trocas econômicas locais.

A população belga conta com um amplo rol de estruturas públicas, como escolas e hospitais de elevada qualidade. O acesso ao saneamento básico é praticamente universal no país. Os belgas também possuem uma grande rede de serviços diversos, especialmente no setor da informação, como acesso universal à internet.

Governo da Bélgica

O governo belga é formado por um sistema de monarquia constitucional, logo, há a figura do rei como chefe de Estado, além da do primeiro-ministro como chefe de governo. O sistema de governo belga contempla ainda, para além do Poder Executivo, os setores Judiciário e Legislativo. Há no país uma estrutura legislativa formada por Câmara e Senado.

O cenário político belga é marcado pela forte participação da população nas decisões locais. O país é uma democracia plena, e nele o voto é obrigatório. Ademais, o povo belga é conhecido pela valorização das liberdades individuais. O país foi pioneiro na aprovação de legislações progressistas que garantem diversos direitos individuais para a sua população.

Saiba mais: Inglaterra — o país europeu que possui um governo monárquico associado a um sistema parlamentar

Cultura da Bélgica

A Bélgica é um país representativo da cultura da Europa. A sua localização, entre diversas nações importantes europeias, resultou em variadas influências culturais. Os belgas são considerados um povo progressista e bastante aberto às liberdades individuais.

O país é conhecido pela sua arquitetura, tanto tradicional quanto de vanguarda, e, ainda, pela produção de artes visuais diversas. A música também é um elemento tradicional da cultura belga, com gêneros que vão da música clássica aos ritmos eletrônicos.

A cultura da Bélgica é muito valorizada pela sua culinária. O país produz diversos alimentos de elevada qualidade considerados símbolos nacionais pela população belga. São eles: chocolate, cerveja, batata frita, laticínios e waffles.

Curiosidades da Bélgica

  • A Bélgica tem três línguas oficiais: alemão, francês e neerlandês. Além delas, o inglês é amplamente falado pela população.

  • A cidade de Boom, localizada no interior belga, é conhecida pelo Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo.

  • A Bélgica tem grande tradição na produção de histórias em quadrinhos. Os personagens Tintim e Os Smurfs foram criados por belgas.

Publicado por Mateus Campos
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.