Tipos de cidades

Cidades são sedes de municípios e estão distribuídas por todos os países que existem no planeta, cada cidade tem sua particularidade quanto à história, arquitetura, religião entre outros, independente da quantidade de habitantes.

Todas as cidades são constituídas pelo trabalho físico e mental do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política, é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência, o primeiro se diferencia segundo sua origem, tais como:

Cidades Naturais são aquelas que emergiram e se desenvolveram sem nenhum tipo de planejamento prévio, ou seja, naturalmente, nessas geralmente as ruas são estreitas dificultando a mobilidade e fluxo de pessoas e pedestres, além de outros inconvenientes. Nesse contexto, podemos exemplificar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

Cidades Planejadas correspondem àquelas constituídas a partir de um projeto ou plano diretor discutido e analisado antes da sua execução, nesse caso há uma preocupação com a configuração da cidade, como largura das ruas, escolha de espaços específicos para comércio, residências e outras funções. No Brasil são consideradas como cidades planejadas: Teresina, fundada em 1851; Aracaju, 1858; Belo Horizonte, 1898; Goiânia, 1937; Brasília, 1960; e Palmas, 1990. Apesar do planejamento prévio, o crescimento acelerado não acompanha as previsões do projeto.

As cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade econômica, diante disso as cidades podem ser:

Cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita, nesse caso podemos exemplificar a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo.

• Cidade Comercial representam os núcleos urbanos que tem como ponto forte econômico as transações comerciais e a prestação de serviços, diante dessas características podemos citar Manaus (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra).

Cidades Portuárias são aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação e que abriga portos em plena área urbana, nesse seguimento temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).

• Cidades Turísticas correspondem a núcleos urbanos que tem como principal atividade econômica a indústria do turismo, com essa característica temos as cidades de Porto Seguro e Caldas Novas (Brasil), Miami (Estados Unidos) e Acapulco (México).

• Cidades religiosas são aquelas que se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões, nesse sentido temos Trindade (Brasil), Meca (Arábia Saudita), Lourdes (França).

• Cidades históricas correspondem a núcleos urbanos que carregam um grande acervo histórico, seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar, podemos citar como exemplo Goiás Velho e Parati (Brasil), Atenas (Grécia) entre muitas outras dispersas pelo mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Santos, uma cidade portuária.
Santos, uma cidade portuária.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

 Centro urbanos como Londres, São Paulo e Nova York têm como ponto forte econômico as transações comerciais e a prestação de serviços. Por esse motivo, funcionam como polos atrativos de população interessada nessas características.

A que tipo de cidade refere-se o fragmento acima?

a) comerciais

b) industriais

c) planejadas

d) portuárias

e) religiosas

Questão 2

 A cidade do Rio de Janeiro recebe todos os anos milhares de pessoas de diversas partes do país e do mundo. O estado atrai muitos visitantes por sua beleza natural (possui uma costa com 635 quilômetros de extensão banhada pelo oceano Atlântico), além de eventos como o carnaval. A importância histórica da cidade também é considerada, tendo em vista que o Rio de Janeiro tem mais de quatrocentos anos e foi sede do Império e capital da República.

Em que classificação se encaixa a cidade do Rio de Janeiro?

a) cidade religiosa

b) cidade comercial

c) cidade industrial

d) cidade turística

e) cidade religiosa

Mais Questões
Assuntos relacionados
Belo Horizonte, uma das principais metrópoles brasileiras
Metropolização e desmetropolização no Brasil
As causas e os efeitos dos processos de Metropolização e Desmetropolização no Brasil.
Nova York, o principal exemplo de metrópole no mundo
Metrópole
Você conhece a definição de metrópole? Gostaria de conferir alguns exemplos? Clique e informe-se sobre o conceito e os tipos de metrópoles no Brasil e no mundo.
São Paulo, principal metrópole brasileira
Metrópoles brasileiras
Entenda o que são metrópoles, as características das metrópoles brasileiras e os tipos existentes no Brasil com seus respectivos exemplos.
Uma cidade está inserida no território de um município
Qual é a diferença entre cidade e município?
Descubra a diferença entre cidade e município, além de conferir algumas curiosidades sobre esse tema.
Mobilidade urbana
Entenda o que é a mobilidade urbana e o porquê de o Brasil enfrentar tantos problemas no que se refere à locomoção no espaço das cidades.
O trabalho no campo brasileiro
O Trabalho e a Terra no Brasil
O Trabalho e a Terra no Brasil, Como ocorre o Trabalho e a Terra no Brasil, As lutas de trabalhadores no campo, As lutas pela posse da terra no Brasil, As divergências entre trabalho e capital no campo brasileiro.
Grande parte da floresta desmatada é usada pela atividade agropecuária na região Norte.
Atividade agropecuária na região Norte
As características gerais da nova fronteira agrícola do país.