UOL - O melhor conteúdo
5
Whatsapp icon Whatsapp

Planeta Marte

Marte é o planeta mais explorado do Sistema Solar. Foram feitas descobertas importantes desde o início das missões, como a da existência pretérita de água no estado líquido.
Vista do Planeta Marte
Por conta de sua aparência, Marte recebe o apelido de Planeta Vermelho.

Marte é o quarto planeta do Sistema Solar a partir do Sol. Vizinho do planeta Terra, Marte também apresenta estrutura rochosa formada por um núcleo denso, manto, e crosta composta por minerais como ferro e alumínio e recoberta por rochas inconsolidadas.

A atmosfera de Marte é muito fina, tendo principalmente dióxido de carbono em sua composição. Por essa razão, ao observarmos imagens desse planeta, vemos uma coloração avermelhada, resultante da oxidação do ferro em superfície. É por isso que Marte tem o apelido de Planeta Vermelho. O planeta conta, ainda, com duas pequenas luas: Phobos e Deimos.

A exploração de Marte teve início na década de 1960, e o planeta é, desde então, o mais explorado do Sistema Solar. Descobertas importantes, como a da existência pretérita de água líquida e a da atual presença de gelo nos polos de Marte, engendraram novos estudos no campo da astrobiologia para investigar se formas de vida já estiveram presentes naquele planeta.

Leia também: Quais são os planetas do Sistema Solar?

Resumo sobre o planeta Marte

  • Marte é o quarto planeta do Sistema Solar a partir do Sol.

  • Tem metade do tamanho da Terra, e também é classificado como um planeta rochoso.

  • Sua estrutura contém elementos como ferro, cálcio, alumínio e potássio.

  • A superfície de Marte contém rochas ígneas, vulcões, vales, cânions e estruturas como leitos de rio abandonados e deltas, evidenciando a existência pretérita de água líquida.

  • O planeta possui uma atmosfera muito fina, formada por dióxido de carbono, nitrogênio e argônio. Ela não tem o papel de proteção como a atmosfera terrestre.

  • As temperaturas em Marte variam de 20 ºC a -153 ºC, com médias de -65 ºC.

  • Cientistas avaliam até hoje algumas evidências de que possa ter havido formas de vida microbianas em Marte no passado, quando havia água líquida em grandes quantidades.

  • Existem muitas limitações físicas e ambientais que impedem a manutenção de formas de vida em Marte atualmente, o que pode ser superado no futuro.

  • O número de missões espaciais enviadas a Marte supera o de qualquer outro planeta do Sistema Solar, o que se deve à sua proximidade com a Terra.

  • A primeira missão foi enviada no ano de 1965, quando foram capturadas as primeiras imagens de Marte. Desde então, dezenas de naves e rovers foram enviados ao planeta, e agências como a Nasa e a ESA fizeram importantes descobertas.

Dados gerais do planeta Marte

  • Diâmetro equatorial: 6.792,4 km.

  • Área de superfície: 144.371.391 km².

  • Massa: 6,41 x 1023 kg.

  • Volume: 163.115.609.799 km3.

  • Densidade: 3,9 g/cm3.

  • Gravidade: 3,71 m/s2.

  • Distância da Terra: 54.600.000 km (mínima) a 401.400.000 km (máxima).

  • Distância do Sol: 228.000.000 km.

  • Satélite natural: duas pequenas luas, Phobos e Deimos.

  • Período de rotação: 24 horas e 37 minutos.

  • Período de translação: 687 dias.

  • Temperatura: -62,77 ºC.

  • Composição atmosférica: dióxido de carbono, nitrogênio, argônio.

Características do planeta Marte

O planeta Marte está localizado na quarta órbita a partir do Sol, portanto, situa-se entre a Terra e Júpiter. Por apresentar uma superfície sólida, Marte é classificado como um planeta rochoso (ou terroso). Sua estrutura é semelhante a que conhecemos para o planeta Terra: um núcleo bastante denso, que tem em sua composição elementos como ferro (Fe), níquel (Ni) e enxofre (S) e que é envolto por um manto pastoso (rocha líquida) e recoberto, então, pela crosta. Entre os materiais encontrados na crosta e no manto de Marte, estão:

  • ferro (Fe);

  • alumínio (Al);

  • cálcio (Ca);

  • potássio (K);

  • magnésio (Mg).

As rochas que recobrem a superfície de Marte são predominantemente ígneas, ou seja, resultantes do resfriamento do magma que extravasou para a superfície. Essa superfície, aliás, é formada por uma série de vulcões, crateras, cânions e vales profundos que fazem com que a sua área seja quase igual à da superfície terrestre, não obstante Marte tenha quase a metade do diâmetro da Terra. Essas estruturas são recobertas por poeira e por uma camada de fragmentos de rocha não consolidados que recebem o nome de regolito.

Vista da superfície de Marte
Marte possui superfície rochosa e céu amarelado decorrente da poeira em suspensão e dos elementos presentes em sua atmosfera.

É interessante notar que, junto dos cânions e dos vales, há antigos leitos de rios, deltas e determinados tipos de minerais que são evidência da existência prévia de água em estado líquido naquele planeta. Como explica a Nasa, existe, sim, água em Marte atualmente. Entretanto, parte dela existe na forma de gelo na região polar e parte consiste em água salgada que escoa por rochas, mas que não permanece nesse estado físico por muito tempo.

O planeta Marte tem uma atmosfera muito fina composta por dióxido de carbono (CO2), nitrogênio (N) e argônio (Ar) e que apresenta um volume alto de poeira em suspensão. Por conta da atmosfera fina, que torna a superfície marciana visível, e da oxidação que acontece com o ferro nas rochas desse planeta, ele apresenta coloração avermelhada. Ainda, as características da atmosfera fazem com que as temperaturas em Marte variem consideravelmente: as mínimas são de -153 ºC e as máximas são de 20 ºC, o que resulta em média de -62,7 ºC aproximadamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É possível viver em Marte?

No momento, não é possível viver em Marte. Apesar de apresentar muitas similaridades com a Terra, o planeta vermelho tem muitas restrições que impedem a manutenção da vida sem quaisquer tipo de adaptações a fatores como: amplitude térmica, composição atmosférica, limitação de água e ausência de um solo propriamente dito para o cultivo de alimentos.

A possibilidade, entretanto, não é descartada para um futuro não muito distante. Isso porque existem inúmeros experimentos em andamento por meio das agências espaciais para encontrar formas de viabilizar a instalação de seres humanos em Marte. Tais esforços têm sido feitos por conta de evidências encontradas de que aquele planeta pode ter sustentado formas de vida limitadas, como microbactérias, no passado. As evidências foram anunciadas em 2018, e estavam em rochas com idade aproximada de três bilhões de anos.

Leia também: Quais são os planetas rochosos do Sistema Solar?

Distância entre Marte e a Terra

A distância entre Marte e a Terra, assim como acontece com os demais planetas do Sistema Solar, varia significativamente ao longo do tempo em função de desempenharem uma trajetória elíptica. Assim, existem momentos em que estão mais próximos e outros em que se encontram o mais distante possível. Confira, a seguir, as distâncias entre os planetas:

  • Distância mínima entre Marte e Terra: 54.600.000 quilômetros ou 0,36 UA.

  • Distância máxima entre Marte e Terra: 401.400.000 quilômetros ou 2,68 UA.

Luas de Marte

Deimos (à esquerda) e Phobos (à direita), as duas luas de Marte.
Deimos (à esquerda) e Phobos (à direita), as duas luas de Marte.

Marte tem duas luas de formato irregular orbitando ao seu redor: Phobos, a maior delas, com diâmetro de 25 quilômetros, e Deimos, que mede 15 quilômetros de diâmetro. Os satélites de Marte são bem pequenos se comparados a outros do Sistema Solar, e são asteroides que foram capturados pelo campo gravitacional do planeta. Ambas as luas foram descobertas, no ano de 1877, pelo astrônomo norte-americano Asaph Hall.

Rotação e translação em Marte

Rotação em Marte

Translação em Marte

O movimento de rotação de Marte demora 24 horas e 37 minutos. Essa é a duração de um dia no planeta.

O movimento de translação de Marte demora 687 dias. Essa é a duração de um ano no planeta.

Um dia em Marte equivale a 1,02 dia na Terra.

Um ano em Marte equivale a aproximadamente 1,9 ano na Terra, ou um ano, 10 meses e 15 dias.

Exploração de Marte

Marte é o planeta mais explorado do Sistema Solar. As expedições que tinham como objetivo estudar e conhecer mais a fundo o planeta vizinho da Terra tiveram início na década de 1960, com o lançamento da missão Mariner 3, seguida da Mariner 4, da Nasa.

No ano de 1965, foram obtidas as primeiras fotos da superfície de outro planeta, as quais exibiram mais de perto as crateras presentes em Marte. A missão Mariner se encerrou no ano de 1972, um ano após o veículo de número 9 chegar até Marte. Foi nesse mesmo ano que a Nasa registrou as primeiras imagens das luas marcianas.

Ainda na década de 1970, o veículo Viking 1, da agência norte-americana, foi o primeiro a pousar com segurança na superfície de Marte para o registro de imagens e coleta de informações. O feito aconteceu em 20 de julho de 1976, e a missão foi concluída com sucesso quatro anos mais tarde. Já na década de 1990, foi a vez do primeiro robô espacial (rover) chegar até o Planeta Vermelho: Sojourner, que pousou com sucesso em 4 de julho de 1997.

A partir de então, outros rovers foram enviados para Marte com o intuito de analisar a estrutura do planeta e descobrir dados, como a composição de suas rochas; a forma e profundidade das crateras e formações geológicas de superfície; e o tipo de material presente no planeta. Uma dessas missões é a Odyssey, que está em Marte desde 2001 e foi a primeira a mapear os minerais que constituem as rochas marcianas.

Outras missões importantes e que continuam em execução são a Curiosity (desde 2011) e a Perseverance (desde 2020), que buscam evidências de vida em Marte e pesquisam as condições do passado que possam ter permitido a sua existência, como mares e ambientes com água líquida. Ao longo desse período de explorações, aliás, tanto a Nasa quanto outras agências espaciais, como a ESA (Agência Espacial Europeia), encontraram água congelada nos polos de Marte. O principal foco das missões em Marte, hoje, é buscar por evidências de vida microbiana no passado.

Curiosidades sobre Marte

  • O nome do planeta Marte é derivado do deus romano da guerra. A coloração vermelha remete ao sangue derramado nas lutas.

  • Suas luas, Phobos e Deimos, receberam os nomes dos cavalos que acompanhavam Marte em suas batalhas puxando a sua carruagem.

  • Marte tem o maior vulcão do Sistema Solar. Denominado Monte Olimpo, esse vulcão tem altura de 21,9 quilômetros desde a base até o topo.

  • O maior cânion de Marte, chamado Valles Marineris, tem 4800 quilômetros de extensão e profundidade máxima de sete quilômetros.

  • Quando acontece uma tempestade de poeira em Marte, o material demora meses para assentar novamente na superfície.

Fontes

MOORE, Patrick. Could we really live on Mars? BBC Stay At Night Magazine, 16 nov. 2023. Disponível em: https://www.skyatnightmagazine.com/space-science/could-we-live-on-mars.

NASA. Mars. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/mars/.

NASA. Mars Exploration. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/planetary-science/programs/mars-exploration.

NINE PLANETS. Mars facts. Nine Planets, 04 jan. 2021. Disponível em: https://nineplanets.org/mars/.

Publicado por Paloma Guitarrara

Artigos Relacionados

Constelações
Afinal, o que são constelações? Clique aqui, descubra quantas constelações existem atualmente e conheça as principais.
Planeta Júpiter
Sabia que Júpiter tem anéis? De onde veio o nome Júpiter? Clique aqui e conheça essas e outras curiosidades sobre o maior planeta do Sistema Solar.
Planetas do Sistema Solar
Clique aqui e descubra quais são os oito planetas que formam o Sistema Solar. Saiba quais são suas principais características, e veja como é cada um deles.
Planetas rochosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas rochosos do Sistema Solar, isto é, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
video icon
Título "Predicativo do objeto" escrito em fundo roxo e amarelo com professora ao lado.
Português
Predicativo do objeto
Quando falamos de predicativo do objeto, referimo-nos ao termo que complementa e caracteriza os complementos verbais de uma oração. Nesta videoaula, aprenderemos de forma mais aprofundada a classificação e o emprego desse termo integrante da oração.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.