Whatsapp icon Whatsapp

Hidrosfera

A hidrosfera é a camada que reúne as porções de água nos estados líquido, sólido e gasoso. Ela é fundamental para a manutenção da vida e o equilíbrio ambiental do planeta.
Porção de água no estado líquido representando a hidrosfera.
A hidrosfera é composta por todas as formas de água presentes no planeta.

Hidrosfera é uma das camadas que formam o planeta Terra. Ela é composta por todas as formas de água, ou seja, nos seus estados líquido, sólido e gasoso. As águas do planeta foram formadas especialmente ao longo do resfriamento da esfera terrestre. Esse recurso está distribuído de forma bastante desigual na superfície do planeta.

Os processos que ocorrem na atmosfera estão ligados principalmente ao ciclo da água. A hidrosfera é importante, pois concentra um recurso fundamental para a manutenção da vida. Portanto, a preservação das águas é uma condição primária para a presença de vida na Terra.

Leia também: Como evitar o desperdício de água?

Resumo sobre hidrosfera

  • A hidrosfera é a camada do planeta Terra formada por água nos seus estados líquido, sólido e gasoso.

  • Ela foi formada, em tempos geológicos remotos, principalmente por meio do resfriamento da esfera terrestre.

  • A água da hidrosfera está presente de forma bastante desigual no planeta mediante variáveis naturais e climáticas.

  • O ciclo da água possui cinco etapas principais: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

  • A hidrosfera é importante, pois reúne, em diferentes estados, as reservas de água presentes no planeta Terra.

  • O consumo responsável de água pelas atividades econômicas e pela sociedade civil é importante para a preservação da hidrosfera.

O que é a hidrosfera e qual a sua origem?

A hidrosfera é uma das quatro camadas que compõem o planeta Terra. Ela foi formada em tempos bastante antigos, ao longo do período de formação geológica planetário, com outras camadas terrestres, com destaque para a atmosfera.

Na medida em que a temperatura terrestre, durante o seu processo de formação geológica, tornou-se menor, houve uma transformação de parte dos gases presentes no planeta em água. Portanto, a hipótese mais aceita pela comunidade científica é a de que o resfriamento da esfera terrestre formou as porções de água líquidas da superfície do planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da hidrosfera

A hidrosfera é a camada do planeta Terra formada por água nos seus estados líquido, sólido e gasoso.

  • No seu estado líquido: a hidrosfera concentra-se nos cursos de água, lagoas, lagos, mares e oceanos, além das reservas de águas subterrâneas, chamadas de aquíferos.

  • No seu estado gasoso: a hidrosfera é composta pelo vapor de água, encontrado na atmosfera e nas nuvens.

  • No seu estado sólido: corresponde às geleiras e às demais formações de gelo, que estão predominantemente situadas nas regiões mais frias do planeta.

As características da hidrosfera variam bastante conforme as condições físicas e climáticas locais. As suas formações são encontradas em regiões diferentes do globo, incluindo as águas superficiais e subterrâneas, em diferentes estados. Os aspectos físicos dessa camada terrestre variam também conforme a ação humana no meio, responsável pela maior parte dos impactos ambientais registrados, como a poluição e contaminação da água.

Veja também: Impactos do derramamento de petróleo nos oceanos

Como é a distribuição da água na hidrosfera?

A água da hidrosfera está presente de forma bastante desigual no planeta. A maior parte dessa água encontra-se na porção superficial do planeta, no formato de mares e oceanos, que possuem água salgada, logo, imprópria para o consumo humano. No entanto, há também os rios e demais cursos de água, que, apesar de corresponderem a um pequeno percentual das águas superficiais, possuem água doce e propícia ao consumo humano.

Além das águas superficiais, há as reservas de água subterrâneas e as formas de água em estado gasoso. A distribuição de água no planeta varia também conforme os aspectos naturais e climáticos locais, especialmente o clima de cada região, além de outras variáveis, como a circulação atmosférica, a tipologia geológica e a formação geomorfológica.

Quais os processos que ocorrem na hidrosfera?

O ciclo da água é o principal ator dos processos que ocorrem na atmosfera. A imagem abaixo destaca as principais etapas que correspondem a esse ciclo hidrológico:

Ilustração das etapas do ciclo da água, ou seja, dos processos que ocorrem na hidrosfera.
O ciclo da água.

O ciclo da água é o responsável pelas trocas e pelos estados das formas de água presentes no planeta. Os pontos abaixo apresentam os principais pontos do ciclo da água:

  • Evaporação: ocorre por meio da transformação da água em estado líquido, disposta em fontes de água como rios, mares e oceanos, em estado sólido, formando o vapor de água presente na atmosfera.

  • Condensação: acontece por meio da modificação do vapor de água presente na atmosfera em pequenas gotas de água, ou seja, pela transformação do estado gasoso para o estado sólido, formando, por exemplo, as nuvens.

  • Precipitação: comumente conhecida como chuva, é a passagem da água da atmosfera para a superfície terrestre. Ela ocorre tradicionalmente na forma líquida, mas também em estado sólido, como o granizo e a neve.

  • Infiltração: é a passagem da água proveniente da superfície para o subterrâneo por meio do solo e da ação de elementos como a vegetação e a geologia, formando as reservas de água subterrâneas chamadas de aquíferos.

  • Transpiração: é responsável pelo retorno da água da superfície terrestre para a atmosfera por meio de processos naturais nos sistemas ambientais e humanos, como o suor.

Qual a importância da hidrosfera?

A hidrosfera é importante, pois reúne, em diferentes estados, as reservas de água do planeta. Esse recurso é fundamental para a sobrevivência da vida humana, para a manutenção dos processos naturais e para o equilíbrio ecológico e ambiental. A água também é um importante recurso econômico que está envolvido na produção de matérias-primas, produtos industrializados e insumos humanos, como a energia.

Ela também é fundamental para a produção de alimentos e outros produtos fundamentais para o desenvolvimento das atividades humanas. Portanto, a hidrosfera é essencial para a manutenção de todos os processos que envolvem a existência de vida no planeta.

Saiba mais: O que é o desequilíbrio ambiental e quais as suas consequências?

O que fazer para preservar a hidrosfera?

A água é um dos recursos ambientais que mais sofrem com a ação antrópica no espaço geográfico. Há um conjunto de impactos ambientais registrados nas porções de água, como: a poluição e contaminação das fontes de água, a deposição inadequada de resíduos sólidos, a utilização exacerbada de reservas subterrâneas, a predação de peixes e outros animais aquáticos, a remoção da vegetação nativa ciliar, entre outros.

Lixo na água, exemplo de poluição da hidrosfera.
A presença de lixo é muito comum nas fontes de água.

Portanto, cabe à sociedade repensar ações e políticas que versem sobre a proteção dos recursos hídricos. O consumo responsável da água, tanto pelas atividades econômicas quanto pela sociedade civil, é um importante passo nesse processo. A água deve ser preservada, protegida e utilizada com parcimônia, visto que é um recurso bastante vulnerável e que não está naturalmente disponível de forma infinita e adequada para o consumo.

Exercícios resolvidos sobre hidrosfera

Questão 1 (UEL 2018)

Da quantidade total de água que recobre o planeta, cerca de 97% encontram-se nos mares e nos oceanos e o restante, 3%, é de água-doce. No entanto, a hidrosfera, tanto nos ambientes de água salgada quanto de água doce, se apresenta diversa em relação aos organismos que dela fazem parte.

Com base nos conhecimentos sobre a hidrosfera, assinale a alternativa correta.

a) Do vapor da água oriundo de áreas continentais, mais de 90% originam-se da evaporação diretamente do solo e o restante se dá pela respiração das plantas.

b) A região bentônica dos ecossistemas marinhos caracteriza-se pela intensa penetração de luz, alta atividade fotossintética, grande disponibilidade de nutrientes e muitos animais.

c) O acúmulo de partículas na água de rios e lagos aumenta a penetração de luz, o que implica aumento da biodiversidade de espécies fotossintetizantes aquáticas.

d) A eutrofização indica que um determinado ambiente aquático alcançou o seu clímax, porque nele são encontradas situações favoráveis para o desenvolvimento dos mais diferentes tipos de seres vivos.

e) Os néctons constituem um grupo de organismos aquáticos, do qual fazem parte os animais com capacidade de deslocamento e natação, como moluscos, cefalópodes, peixes, golfinhos, tartarugas e baleias.

Resolução: Alternativa E

Os néctons são exemplos de organismos que dependem de forma direta dos recursos fornecidos pela hidrosfera terrestre para a sua sobrevivência.

Questão 2 (IF-BA) Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água, mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

Geografia atualidades 2014, p. 46.

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que

a) O fenômeno da rotação terrestre não colabora para a formação das marés. O movimento de subida e descida das águas em relação à costa é ocasionado exclusivamente pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre as massas de água.

b) Os mares são porções menores de água salgada ligada aos oceanos. Em geral, são classificados de acordo com a maneira pela qual se juntam aos oceanos, sendo comumente chamados como mares abertos, continentais e fechados.

c) As correntes marítimas são um tipo de movimento das águas oceânicas influenciado, entre outros fatores, pela rotação da Terra e em razão da inclinação do eixo terrestre, bem como pela diferença térmica entre a linha do Equador e as zonas polares.

d) Toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe comumente o nome de ciclo hidrológico.

e) Os mananciais constituem-se como fontes de água, superficiais e subsuperficiais, que podem ser usadas para o abastecimento das populações. Ainda assim, percebe-se que a interferência humana nesses ambientes vem reduzindo drasticamente a quantidade de água potável no planeta.

Resolução: Alternativa A

A rotação, movimento realizado pelo planeta em torno do seu próprio eixo, interfere de forma direta na circulação e movimentação das marés que ocorre nos oceanos.

Fontes

HISATOMI, C. O que é hidrosfera e qual é sua importância?. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/hidrosfera/.

INFOPÉDIA. Hidrosfera. Infopédia. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$hidrosfera.

QCONCURSOS. Questões de Vestibular sobre Geografia. Qconcursos. Disponível em: https://www.qconcursos.com/questoes-de-vestibular/questoes?discipline_ids%5B%5D=73&q=hidrosfera.

REDE BRASIL DE ORGANISMOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS. O que é hidrosfera. Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas. Disponível em: https://www.rebob.org.br/post/2014/08/12/o-que-%C3%A9-hidrosfera.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Aquecimento global
Saiba quais são as principais características do aquecimento global. Veja detalhes sobre as causas e as consequências desse fenômeno que gera mudanças climáticas.
Atmosfera terrestre
Entenda um pouco mais sobre a atmosfera, camada gasosa que circunda a Terra. Ela é composta por diferentes gases, como oxigênio e nitrogênio, que são mantidos pela gravidade. O conteúdo do texto a seguir falará sobre as principais funções da atmosfera, as características de suas camadas e sua composição.
Camadas da Terra
Saiba mais sobre as camadas da Terra e suas propriedades!
Ciclo da água
Clique aqui e saiba mais sobre o ciclo da água. Neste texto falaremos a respeito da importância desse ciclo e das etapas que o compõem.
Composição química da água
Entenda a composição química da água e como a sua estrutura influencia algumas de suas propriedades.
Desequilíbrio ambiental
Clique aqui e saiba melhor o que é desequilíbrio ambiental, como o homem pode provocá-lo e quais as suas consequências para todo o planeta.
Desperdício de água
Clique aqui, saiba quais são as principais causas do desperdício de água e entenda as consequências do desperdício desse recurso natural.
Dessalinização da água
Conheça três métodos de dessalinização da água do mar: destilação, congelamento e osmose reversa.
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Exaustão dos solos
Fenômeno provocado pelas atividades humanas.
Massas de ar
Leia sobre as características das massas de ar presentes no espaço global. Saiba também quais são as principais massas de ar que atuam no Brasil.
Movimento das águas oceânicas
Como as águas dos oceanos se movem e suas características.
O ciclo da água
O ciclo da água, O que é o ciclo da água, estados físicos da água, etapas do ciclo da água, ciclo da água e evaporação, ciclo da água e a evapotranspiração, ciclo da água e atmosfera, ciclo da água e o lençol freático.
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!
Poluição da água
Saiba quais são as principais causas e consequências da poluição das águas. Veja detalhes sobre possíveis soluções para esse grave problema de cunho ambiental.
Água
Conheça mais sobre a água, sua importância para os seres vivos e sua composição. Saiba também como a água está distribuída no mundo e como ocorre o ciclo da água.
Água contaminada
Entenda o que é água contaminada e os riscos que ela representa à saúde humana.
video icon
Professora ao lado do texto"Modo indicativo".
Português
Modo indicativo
Que o modo indicativo expressa uma ação habitual ou um fato certeiro, já sabemos. Aqui, continuaremos os estudos sobre modos verbais e analisaremos o modo indicativo diante de cada tempo verbal e de sua devida conjugação. Pegue seu material e vamos estudar!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.