Whatsapp icon Whatsapp

Oscilação Decadal do Pacífico

Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) representa as variações climáticas da Terra oriundas das transformações das águas do Pacífico.
A variação das temperaturas nas águas do Pacífico influenciam o clima
A variação das temperaturas nas águas do Pacífico influenciam o clima

A Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) é um fenômeno cíclico em que as águas do Oceano Pacífico variam as suas temperaturas, sendo um dos elementos mais importantes e decisivos na dinâmica climática em várias partes do mundo. Trata-se de uma variação climática cíclica de média duração, cerca de 20 a 30 anos, sendo mais longa que o El Niño e o La Niña e mais curta que as variações da atividade solar.

O Oceano Pacífico ocupa praticamente um terço da superfície terrestre, com uma área de aproximadamente 180 milhões de km². Diante dessa imensidão, não é de se estranhar o fato de o calor de suas águas influenciar o clima no planeta.

O ciclo de funcionamento da ODP opera através da interposição entre duas fases distintas, uma positiva, em que as temperaturas são mais elevadas, e outra negativa, em que as temperaturas diminuem. Tais oscilações podem ser diretamente sentidas na interposição de diferentes variações climáticas ao longo dos anos.

Na ODP positiva, registra-se uma maior tendência em manifestações climáticas do tipo El Niño, na região da costa do Peru, que também costumam ser mais intensas do que a média.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por outro lado, na ODP negativa, registra-se uma maior tendência em manifestações climáticas do tipo La Niña, que costumam ser mais frequentes e intensas do que a média de acontecimentos climáticos desse tipo.

Dessa forma, sabendo que o El Niño provoca a elevação das temperaturas e a diminuição dos índices de umidade, enquanto o La Niña faz justamente o contrário, conseguimos perceber as variações climáticas que podem influenciar o comportamento do tempo em inúmeras regiões do globo.

No Brasil, por exemplo, durante a ODP positiva, a região Nordeste tende a registrar um maior número de anos com índices pluviométricos abaixo da média, com temperaturas superiores e, obviamente, um maior período de estiagem. Por outro lado, durante a ODP negativa, essa região volta a contar com um regime mais frequente de chuvas e umidade, embora esse quantitativo ainda não seja elevado em função das características geoclimáticas locais.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

El Niño
Saiba quais são as principais características do fenômeno El Niño. Veja detalhes sobre as causas e as consequências desse fenômeno climático em nível mundial.
Influência dos Oceanos sobre o Clima
Você sabia que o comportamento das águas dos oceanos exerce direta influência sobre as condições climáticas da Terra? Leia e entenda!
La Niña
La Niña, O que é La Niña, Como ocorre o fenômeno La Niña, O que provoca o fenômeno La Niña, As características do fenômeno La Niña, Quais as conseqüências oriundas do fenômeno La Niña.
video icon
"Herbert Spencer" escrito em fundo roxo, ao lado da frase há uma imagem de Herbert Spencer
Sociologia
Herbert Spencer
Filósofo britânico, Herbert Spencer foi um dos maiores epígonos da formação da sociologia como ciência, baseando-se na aplicação de elementos do evolucionismo. Não perca esta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?