El Niño

Podemos definir o El Niño como um fenômeno atmosférico-oceânico que provoca o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico tropical, influenciando bastante a distribuição da temperatura da superfície da água e, consequentemente, o clima de várias regiões do mundo. O fenômeno foi percebido pela primeira vez, por pescadores da costa oeste da América do Sul. Devido ao fato do El Niño ocorrer no final do ano, esses pescadores deram o nome de “El Niño” em referência ao menino Jesus, principal figura do Natal.

Normalmente, os ventos alísios sopram com certa intensidade na costa oeste da América do Sul, provocando a ressurgência de águas profundas, mais frias e carregadas de nutrientes. O El Niño faz com que esses ventos soprem em uma intensidade menor, causando a ressurgência de águas mais quentes. Essas águas podem causar significativas mudanças climáticas em vários países.

O El Niño resulta em altos índices pluviométricos em algumas regiões, como na costa oeste da América do Sul, e em graves secas e períodos de estiagem em outras, como na Austrália. No período de sua incidência, que ocorre em ciclos de 2 a 7 anos, o fenômeno também provoca verões com temperaturas acima da média na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, o fenômeno também possui forte influência, provocando excesso de chuvas em algumas regiões, como na região sul e sudeste; e secas em outras, como na região nordeste.

A La Niña é, exatamente, o efeito contrário ao El Niño, ou seja, é o resfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico causado por uma intensidade acima do normal dos ventos alísios no Pacífico tropical.
Em vermelho, a influência do El Niño.
Em vermelho, a influência do El Niño.
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Fóssil de uma espécie de crocodilo datado com mais de 160 milhões de anos
Fósseis
Entenda o que são os fósseis, conheça os seus principais tipos e confira exemplos, descobrindo como se formam esses importantes registros geológicos.
Tornado: redemoinhos atmosféricos
Tornado
Clique aqui e conheça as características de formação de um tornado!
Degelo
Várias espécies de animais marinhos e peixes estão ameaçadas pelo degelo. Entenda!
A variação das temperaturas nas águas do Pacífico influenciam o clima
Oscilação Decadal do Pacífico
Descubra o que é Oscilação Decadal do Pacífico e qual o seu papel no clima da Terra.
El Niño e La Niña representam duas anomalias climáticas do Oceano Pacífico
El Niño e La Niña
Entenda o que significa El Niño e La Niña, quais são os seus efeitos e a diferença entre eles!
Imagem de satélite de um ciclone, um tipo de fenômeno atmosférico
Fenômenos atmosféricos
Conheça alguns dos principais fenômenos atmosféricos que se manifestam, tais como o efeito estufa, a inversão térmica, os ciclones e muitos outros.
Tempestade na cidade de Santos, estado de São Paulo
Chuvas no Brasil
Entenda como e por que ocorrem as chuvas no Brasil, bem como as suas variações nas diferentes partes do território nacional.
Os efeitos do El Niño no Brasil envolvem secas e chuvas intensas em vários lugares
Influência do El Niño no Brasil
Entenda os principais impactos do El Niño — anomalia climática que ocasiona o aquecimento das águas do Oceano Pacífico — no Brasil.
Localização da Fossa Oceânica mais Profunda
Fossa Oceânica
Fossa Oceânica, o que é fossa oceânica, as principais fossas oceânicas, a fossa oceânica mais profunda, a formação de fossas oceânicas, características das fossas oceânicas, moradores das fossas oceânicas.
Deserto.
Desertos
Clique aqui e conheça as características e os principais desertos do mundo!
Cobertura vegetal de pradarias.
Pradarias
Formação vegetal desprovida de espécie arbórea.