Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Particularidades da dinâmica do Sol

Particularidades da dinâmica do Sol

O Sol é uma estrela extremamente grande em relação aos demais planetas do sistema solar, porém muito pequena em relação às demais estrelas do universo.

O Sol é considerado uma estrela de médio para pequeno porte, sendo até chamado de estrela anã. Ele é formado basicamente por gases incandescentes, originados a partir do processo de fusão nuclear em seu núcleo, sendo composto por 80% de hidrogênio, 18% por hélio e 2% de metais.

Apesar de ser uma das menores estrelas do universo, ele possui cerca de 99,85% de toda a massa do Sistema Solar, o que explica a sua importância para a Terra e para os demais planetas desse sistema. A figura abaixo nos dá uma noção da magnitude do Sol perante os demais planetas e a sua insignificância perante outras estrelas conhecidas.

 

Tamanho relativo do Sol em comparação aos planetas do Sistema Solar e às outras estrelas maiores
Tamanho relativo do Sol em comparação aos planetas do Sistema Solar e às outras estrelas maiores

O seu raio é 696 mil km e possui um volume 1 milhão de vezes maior que o da Terra. Está localizado a uma distância de 150 milhões de quilômetros do nosso planeta e possui 5 bilhões de anos. Se o sol resolvesse simplesmente “apagar”, demoraríamos 8 minutos para perceber, pois esse é o tempo entre a emissão de luz e a sua chegada em nossa superfície.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A temperatura na camada externa do sol é de 6 mil graus célsius, podendo atingir 14 milhões em seu núcleo.

A importância do Sol para a humanidade faz-se em diversos sentidos. Em primeiro lugar, é graças à sua luz e calor que podemos sobreviver. A distância da Terra em relação ao astro é perfeita a ponto de não deixar o nosso planeta nem quente e nem frio demais, propiciando a manutenção da vida. Além do mais, é através da absorção da luz solar que as plantas e algas realizam a fotossíntese, que se transformam em energia e abastecem os demais seres através da cadeia alimentar.

Alguns fenômenos instáveis ocorrem esporadicamente em sua superfície: as erupções solares. Elas são extremamente fortes e violentas, podendo emitir ondas eletromagnéticas que, se atingirem o nosso planeta, poderiam simplesmente inutilizar toda a nossa tecnologia.

O Sol é muito importante para a existência de vida no nosso planeta
O Sol é muito importante para a existência de vida no nosso planeta
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
América Central
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
A umidade do ar, ao atingir certo nível de saturação, precipita-se
Umidade atmosférica
Saiba mais sobre a umidade atmosférica, seus efeitos sobre o clima e a diferença entre umidade absoluta e umidade relativa do ar.
Galáxia anã.
As galáxias
Abrigo de inúmeros objetos astronômicos.
As estações do ano representam quatro diferentes períodos ao longo de um ano.
Estações do ano
Estações do ano representam quatro subdivisões dos períodos do ano: verão, outono, inverno e primavera. Cada uma apresenta um padrão climático e características específicas de cada região, ocorrendo de maneira heterogênea nos Hemisférios Sul e Norte. Leia este texto e conheça as particularidades de cada estação do ano.
Visão noturna da Lua.
Lua
As características do satélite natural da Terra.
Transformações do solo decorrentes do intemperismo
Intemperismo
O conceito, as características e os principais tipos de intemperismo.
Cordilheira dos Andes, formada pelos dobramentos modernos
Estruturas Geológicas
Conheça as estruturas geológicas da Terra, classificação que nos permite compreender melhor a formação do relevo terrestre.