Whatsapp icon Whatsapp

Lua

Lua é o único satélite natural da Terra. Essa formação tem um forte simbolismo cultural e influencia nas dinâmicas terrestres, como na formação das marés.
Visão aproximada da Lua em sua fase cheia
A Lua é o único satélite natural do planeta Terra.

A Lua é um corpo celeste localizado no Sistema Solar, mais precisamente nas proximidades da Terra, sendo o único satélite natural desse planeta. Há diversas teorias que explicam a formação lunar, no geral, derivadas de outros processos que geraram os demais corpos celestes, inclusive a próprio planeta Terra.

A Lua possui algumas características semelhantes às da Terra, como a sua composição em três grandes camadas. Uma outra característica da Lua é a sua superfície formada por crateras constituídas pela queda de corpos celestes diversos. Ela possui quatro fases e é objeto de estudos científicos diversos, tendo também uma relação muita próxima com a Terra, influenciando a esfera terrestre por meio do seu campo gravitacional.

Saiba mais: Qual a diferença entre cometa, asteroide e meteoro?

Resumo sobre a Lua

  • A formação da Lua é motivo de controvérsias entre os cientistas, embora a teoria mais aceita seja a de que ela foi formada há milhões de anos por meio de processos astronômicos diversos.

  • A Lua é um satélite natural, composta por três grandes camadas, e realiza movimentos diversos, como a rotação e a translação.

  • Os estudos sobre a Lua avançaram bastante nos últimos anos, sobretudo em razão do desenvolvimento tecnológico da sociedade.

  • Ela possui quatro fases distintas: nova, crescente, cheia e minguante.

  • Ela influencia diretamente diversos processos terrestres, com destaque para a movimentação das marés.

Etimologia da Lua

O termo Lua tem origem na língua latina, mais precisamente na palavra luna, amplamente adotada por povos diversos. Nas mitologias, especialmente na grega e na romana, o termo designa uma divindade que estava diretamente relacionada ao satélite natural da Terra, ou seja, a Lua. Enquanto para os gregos havia três deusas: Selene, Ártemis e Hécate, para os romanos havia apenas uma, Diana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as características da Lua?

A Lua é um satélite natural de tamanho muito inferior ao da Terra, mas localizado relativamente próximo ao planeta, sendo o único satélite natural presente na órbita da Terra.

Sua composição é feita por materiais minerais e rochosos diversos, que formam três camadas distintas: crosta, munto e núcleo. Assim como a Terra, para além das camadas, a Lua também possui atmosfera, bastante fina e composta por gases variados. As condições físicas da Lua não permitem a ocorrência de vida, ou seja, não há vida nela.

A Lua, satélite bastante iluminado, podendo ser visto a olho nu da Terra, realiza alguns movimentos, com destaque para:

A origem e a formação da Lua

 Visão aproximada da superfície da Lua.
 A superfície da Lua é formada por crateras de diversos tamanhos.

Há um conjunto de teorias astronômicas que tentam explicar a formação da Lua. Uma das principais teorias aceitas indica que esse satélite natural teria se formado com o Sistema Solar, mais especificamente por meio da matéria cósmica que ficou disposta a partir da consolidação da esfera terrestre. Sendo assim, conforme essa teoria, as formações da Terra e da Lua estão imbricadas, sendo originárias de processos astronômicos muito antigos.

A partir da origem da Lua, ocorreu a formação das suas características, ou seja, dos seus aspectos constituintes. Por exemplo, as crateras desse satélite derivam das constantes quedas de meteoros na sua superfície. Nesse mesmo sentido, a Lua tem alguns pontos de composição similares aos da Terra, como a presença de grandes rochas na sua composição interna. Ressalta-se, ainda, que o satélite também está em constante movimento.

Leia também: Por que a Lua não cai na Terra?

Os estudos sobre a Lua

Os estudos sobre a Lua avançaram muito ao longo dos anos, especialmente por meio do desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitaram avanços no campo da astronomia. A Lua é o único satélite natural que já foi visitado pelo ser humano, por meio de uma ação espacial estadunidense realizada pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration) em 1969, com o astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na superfície da Lua.

A partir de então, diversos estudos acadêmicos e científicos buscaram entender as características e os processos que envolvem o satélite. Tais estudos são, inclusive, importantes para compreender algumas dinâmicas da Lua que refletem na Terra, como as marés.

Quais as fases da Lua?

A Lua tem quatro fases, que apresentam características distintas, conforme a sua ocorrência. São elas:

  • Lua crescente: também chamada de quarto crescente, tem como característica a vista parcial da Lua do ponto de vista terrestre, como um semicírculo.

  • Lua cheia: ocorre em razão do posicionamento terrestre, entre o Sol e a Lua, que permite ver a Lua totalmente iluminada.

  • Lua minguante: também chamada de quarto minguante, tem como característica a formação de um semicírculo do lado oposto ao quarto crescente.

  • Lua nova: é caracterizada pela iluminação da Lua somente do lado oposto ao visível na Terra. Portanto, nessa fase não é possível ver a Lua a olho nu do planeta Terra.

 Ilustração das quatro fases da Lua.
Observe as quatro fases da Lua.

Qual a relação da Lua com a Terra?

A Lua possui uma relação intrínseca com a Terra, influenciando alguns eventos físicos que ocorrem no planeta terrestre assim como despertando muita atenção entre os terráqueos. A principal ação da Lua sobre o planeta Terra é a ocorrência das marés, que derivam da ação da gravidade lunar, que atrai diretamente as águas oceânicas, em um processo conjunto com o Sol.

A Lua também realiza alguns eventos, em conjunto com outros astros do Sistema Solar, que despertam grande curiosidade da população, como

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A composição do ar é fundamental para a manutenção da vida na Terra
A composição do ar
Clique e entenda os elementos que promovem a composição do ar na atmosfera terrestre.
Bacia Hidrográfica
Clique e veja o que são bacias hidrográficas. Entenda também quais são os tipos e os elementos das bacias, além de conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil.
A circulação atmosférica é responsável pelos ventos e pelos movimentos das massas de ar
Circulação Atmosférica
Entenda o que é e como funciona a circulação atmosférica global.
Os crátons podem se estender por grandes áreas geologicamente estáveis
Crátons
Compreenda a definição, as características e as especificações dos Crátons, uma importante estrutura geológica da Terra.
Os eclipses formam um belo espetáculo natural
Eclipse
Entenda o que é um eclipse, a diferença entre eclipse solar e lunar e os subtipos desse admirado fenômeno astronômico.
Fases do Eclipse da Lua
Eclipse Lunar
Você sabia que o eclipse lunar acontece sempre na lua cheia? Clique aqui e entenda como ocorre o eclipse da lua.
Diferentes etapas de um eclipse lunar em uma noite de Lua Cheia. O fenômeno ocorre somente quando o satélite se encontra alinhado com a Terra e o Sol.
Eclipse lunar
Você sabe como um eclipse lunar acontece? Leia o texto e entenda o mecanismo relacionado a esse fenômeno. Conheça também o calendário de eclipses lunares até 2030.
O eclipse solar é um espetáculo sem igual na natureza
Eclipse solar
O eclipse solar é um dos mais fantásticos fenômenos naturais. Clique e entenda como ele ocorre e quais são os seus tipos.
Fases da Lua
Fases da Lua
Veja quais são as quatro fases principais da Lua. Entenda como ocorre a formação delas e do ciclo lunar. Leia mais sobre a ocorrência dos eclipses lunares.
Visão interna de uma floresta caducifólia.
Floresta Caducifólia
Você sabe o que é uma floresta caducifólia ou floresta temperada? Clique e descubra!
As frentes de ar podem ser decisivas para determinar as condições meteorológicas de um local
Frentes de ar
Como se formam e quais são os tipos de frentes de ar? Leia e aprenda!
As galáxias são estruturas celestes presentes no Universo.
Galáxia
Saiba mais sobre a formação e a evolução das galáxias, além de conhecer os três principais tipos de galáxias.
Após uma guerra nuclear, a temperatura do planeta chegaria a -40ºC
Inverno Nuclear
Inverno Nuclear, o que é inverno nuclear, o que causaria um inverno nuclear, a inibição da luz solar.
A existência das marés alta e baixa ocorre graças à atração gravitacional do Sol e da Lua
Marés
Saiba como ocorre o impressionante fenômeno das marés!
Netuno, um planeta do sistema solar.
Netuno
Clique e conheça as principais características do planeta Netuno.
Esboço do processo que desenvolve o ciclo da água.
O ciclo da água
O ciclo da água, O que é o ciclo da água, estados físicos da água, etapas do ciclo da água, ciclo da água e evaporação, ciclo da água e a evapotranspiração, ciclo da água e atmosfera, ciclo da água e o lençol freático.
A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.000 km/h, teria sido a principal causa da extinção dos grandes répteis (dinossauros).
O fim dos dinossauros
As causas que teria motivado a extinção dos grandes répteis.
Configuração da Pangéia.
Pangéia e Pantalassa
Pangéia e Pantalassa, O que é Pangéia e Pantalassa, Quem formulou a teoria da Pangéia e Pantalassa, Quando foi formulada a teoria da Pangéia e Pantalassa, Quando existiu a Pangéia e Pantalassa, Qual é a divisão da Pangéia.
O Sol é muito importante para a existência de vida no nosso planeta
Particularidades da dinâmica do Sol
Conheça as principais características da estrela responsável pela formação do nosso sistema solar, o Sol.
Terra, único planeta que possui vida.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
Planície do Pampa, localizada entre Brasil e Argentina
Planícies
Aprenda mais sobre a forma de relevo conhecida como planície, que é encontrada não só em território brasileiro, mas também em todo o mundo. Este texto abordará a definição de planície, os processos que a originaram e suas particularidades. Venha conhecer também a maior planície alagável do mundo.
A velocidade de movimento da Lua é capaz de mantê-la em seu movimento ao redor da Terra
Por que a Lua não cai na Terra?
Você sabe por que a Lua não cai na Terra? Clique aqui e entenda o que possibilita que o satélite natural terrestre mantenha-se em sua trajetória!
Mármore, rocha metamórfica formada a partir da transformação do calcário
Rochas Metamórficas
Descubra como se formam e quais são as principais características das rochas metamórficas.
Lava vulcânica solidificando-se e dando origem a rochas ígneas ou magmáticas
Rochas Ígneas
Conheça as principais características e as classificações das rochas ígneas, também chamadas de magmáticas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.