Whatsapp icon Whatsapp

Sistema Solar

Sistema Solar é formado pelo conjunto de oito planetas e pelos diversos objetos e corpos celestes que orbitam a principal estrela dele: o Sol.
Representação dos oito planetas que formam o Sistema Solar.
O Sistema Solar é formado por oito planetas.

O Sistema Solar é uma estrutura astronômica formada por oito planetas, além de diversos outros corpos celestes, que orbitam o Sol. Sua origem, conforme estudos científicos diversos, foi possível mediante o colapso de uma nuvem de objetos celestes. O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão. Além dos planetas, há diversos corpos celestes que fazem parte do nosso sistema, como os satélites naturais, além de asteroides, cometas e meteoroides.

Leia também: Exoplanetas — os planetas que se encontram fora do Sistema Solar

Resumo sobre Sistema Solar

  • A origem do Sistema Solar é explicada pela teoria da nebulosa solar, que defende que um colapso deu origem aos planetas assim como aos demais objetos do espaço.

  • Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

  • Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas.

  • Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

  • O caso de Plutão é emblemático, uma vez que o planeta foi reclassificado para planeta anão em razão, entre outros, do seu tamanho reduzido.

  • O sistema é composto por diversos corpos celestes, como asteroides, cometas e meteoroides.

  • Uma curiosidade sobre ele é que há diversos satélites naturais, as luas, que orbitam os planetas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a origem do Sistema Solar?

A formação do Sistema Solar ainda é motivo de controvérsias entre cientistas. No entanto, a principal teoria aceita pela comunidade científica internacional é a da nebulosa solar, que defende que os corpos celestes são resultantes do colapso de uma grande nuvem de elementos celestes.

Dessa forma, a explosão dessa nuvem deu origem ao Sol e, consequentemente, ao demais corpos celestes constituintes do Sistema Solar, como planetas e satélites naturais. Tal teoria ainda é objeto de discussão em todo o mundo e vem sendo constantemente aperfeiçoada mediante o avanço dos estudos científicos.

Existem quantos planetas no Sistema Solar?

Atualmente, há oito planetas no Sistema Solar, que orbitam o Sol.

→ Planetas do Sistema Solar e suas características

Os oito planetas do Sistema Solar apresentam características distintas conforme a sua constituição, são eles:

  • Mercúrio: o mais próximo do Sol e o menor entre os planetas do Sistema Solar. Ele não possui satélites, tampouco condições de vida, sendo especialmente marcado por suas altas temperaturas. A sua proximidade do Sol e a sua atmosfera incompleta condicionam suas temperaturas elevadíssimas.

  • Vênus: apresenta temperaturas ainda mais elevadas do que Mercúrio. Possui uma dimensão e também uma constituição muito próxima da Terra, sendo formado por diversos grupos de rochas. Ele é popularmente conhecido como Estrela D’alva em razão da sua luminosidade vista da Terra.

  • Terra: é o único planeta que apresenta condições de vida entre os constituintes do Sistema Solar. A Terra realiza movimentos ao redor de si mesma, rotação, e em torno do Sol, translação. É um planeta rochoso, formado por diversos silicatos e basaltos, além de possuir atmosfera bem desenvolvida.

  • Marte: o chamado Planeta Vermelho, composto por silicatos e basaltos, é um dos mais estudados pela astronomia terrestre. Apresenta condições climáticas adversas, sendo muito frio e seco. Há dois satélites artificias em Marte. O planeta, assim como a Terra, realiza movimentos de rotação e translação.

  • Júpiter: o maior planeta do Sistema Solar é formado por diversos gases. Nele, há a ocorrência de inúmeros satélites naturais, conhecidos como as Luas Galileanas (descobertas por Galileu Galilei), que o orbitam. Os principais gases encontrados em Júpiter são hidrogênio, hélio e metano.

  • Saturno: é conhecido pelos seus grandes anéis. Essas estruturas são formadas por partículas de gelo e rocha. Em Saturno, há o predomínio de gases diversos, como hidrogênio e hélio.

  • Urano: está muito distante do Sol, sendo o segundo em distância, logo abaixo de Netuno. O planeta é formado por gases diversos. Assim com os outros planetas gasosos, possui vários satélites artificiais e também realiza movimentos planetários.

  • Netuno: o planeta mais distante do Sol, é formado por diversos gases, como hidrogênio, hélio e metano. A cor azul, característica de planeta, é justamente ocasionada pela formação gasosa dele.

Leia também: Galáxia — uma grande estrutura formada por vários corpos celestes

O que aconteceu com Plutão?

O planeta anão Plutão já foi considerado um planeta. No entanto, novos estudos, realizados pela União Astronômica Internacional (UAI), entenderam que a dimensão de Plutão era muito pequena para considerá-lo um planeta, sendo que suas características astronômicas são mais próximas dos chamados planetas anões. Sendo assim, no ano de 2006, Plutão foi rebaixado oficialmente de planeta para planeta anão pela União Astronômica Internacional (UAI).

Quais são os astros do Sistema Solar?

O Sistema Solar não é formado somente por planetas, planetas anões e satélites, mas também por um conjunto de asteroides, cometas e meteoroides. As características desses corpos celestes estão citadas abaixo:

  • Asteroides: são corpos celestes de tamanho variado que orbitam outros objetos do Sistema Solar. Eles apresentam dimensões variadas e movimentação própria.

  • Cometas: são corpos celestes que apresentam uma característica cauda luminosa. Eles são formados por gelo, rocha, minerais e outros elementos, sendo bastante extensos e irregulares.

  • Meteoroides: são corpos celestes formados por fragmentos de rocha que realizam movimentos diversos no Sistema Solar. A entrada de um meteoroide na atmosfera é chamada de meteoro, e sua queda no solo, de meteorito.

Chuva de meteoros em um deserto da China, em 2019.
Os meteoros produzem um rastro luminoso ao entrar na atmosfera terrestre.

Curiosidades sobre o Sistema Solar

  • A Lua mais conhecida do Sistema Solar é a que ilumina a Terra, porém, nele, há mais de 200 luas catalogadas.

  • O planeta mais frio do Sistema Solar é Urano; já o mais quente não é Mercúrio, mais próximo do Sol, mas sim Vênus.

  • Os planetas gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, compostos predominantemente por gases, não têm uma superfície sólida.

  • A exploração do Sistema Solar por meio da ação humana gera quantidades significativas de lixo espacial produzido por missões espaciais.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Exemplo de relevo acidentado
Agentes de formação do relevo
Confira aqui quais são os agentes de formação do relevo e veja como eles atuam.
Vista do Sol rodeado de nuvens no céu.
Corpos celestes
Você sabe o que são os corpos celestes? Clique aqui, descubra o que são e conheça os principais corpos celestes que estão no espaço sideral.
As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear.
Estrelas
Que tal saber mais sobre as estrelas? Confira o que são, do que são feitas e como é a evolução das estrelas, do seu nascimento ao seu fim.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
As galáxias são estruturas celestes presentes no Universo.
Galáxia
Saiba mais sobre a formação e a evolução das galáxias, além de conhecer os três principais tipos de galáxias.
Júpiter: o maior planeta do sistema solar
Planeta Júpiter
Clique aqui e conheça as características de Júpiter, o maior planeta do sistema solar.
Marte – o planeta vermelho
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!
O planeta Mercúrio assemelha-se com a aparência da Lua
Planeta Mercúrio
Saiba mais sobre o planeta Mercúrio e as suas principais peculiaridades e informações!
O principal aspecto que se nota em Saturno é a formação dos anéis que o circundam
Planeta Saturno
Conheça o planeta Saturno e veja algumas das principais características de um dos mais curiosos planetas do sistema solar!
Terra, único planeta que possui vida.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
Planeta Urano
Conheça as principais características de Urano. Veja algumas curiosidades sobre esse planeta gasoso e saiba mais sobre os seus anéis e satélites naturais.
Imagem do planeta Vênus.
Planeta Vênus
Clique para conhecer as principais características do planeta Vênus!
Os planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar
Planetas gasosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas gasosos do Sistema Solar, isto é, as principais características de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Os Planetas Rochosos do Sistema Solar são os menores, com as temperaturas mais altas e os mais próximos do Sol
Planetas rochosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas rochosos do Sistema Solar, isto é, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Imagem de Plutão divulgada pela Nasa e obtida por meio da sonda “New Horizons”
Plutão
Conheça as principais características de Plutão e as novas informações obtidas pela sonda New Horizons!
Gêiser localizado no Parque Yellowstone (EUA).
Pseudovulcões
Pseudovulcões, O que são Pseudovulcões, O que são gêiseres, Como ocorre o fenômeno chamado de gêiser, Qual a diferença entre um Pseudovulcão e um vulcão convencional.
Sol
Sol
Acesse e conheça as principais características do Sol. Descubra por quais materiais ele é formado e qual a sua estrutura interna.
Representação da Via Láctea, que possui formato espiral
Via Láctea
Clique e saiba mais sobre a Via Láctea, galáxia que abriga o nosso Sistema Solar.
Imagem de um vulcão em erupção.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida na Odontologia, com Rildo Lasmar
Quer ter mais informações sobre o curso de Odontologia e a profissão? Confira uma entrevista com o cirurgião dentista Rildo Lasmar, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas