Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Qual a diferença entre climatologia e meteorologia?

Qual a diferença entre climatologia e meteorologia?

Climatologia e meteorologia estudam o mesmo objeto – os fenômenos atmosféricos, entretanto, possuem abordagens diferenciadas.

Existem dois ramos das ciências que se preocupam com as questões relativas aos fenômenos atmosféricos: a climatologia e a meteorologia. Mas qual será a diferença entre eles? Para responder a essa pergunta, é preciso saber a diferença entre clima e tempo.

Quando falamos que hoje está chovendo ou que faz frio, estamos nos referindo ao tempo. Por outro lado, quando dissemos que em todo mês de junho as temperaturas diminuem ou que em todo mês de agosto as chuvas cessam, estamos falando do clima. Portanto, tempo é o comportamento momentâneo da atmosfera. Por sua vez, o clima é o comportamento da atmosfera em um período mais longo ou permanente.

Dessa forma, fica posta a diferença entre os dois ramos do conhecimento, pois a meteorologia estuda o tempo atmosférico (também chamado de tempo meteorológico) e a climatologia estuda o clima.

A meteorologia dedica-se ao estudo dos fenômenos imediatos, tanto para o presente quanto para o futuro. Ela procura medir e explicar as variações das temperaturas na última semana, por exemplo.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A climatologia dedica-se ao estudo dos fenômenos atmosféricos a médio e longo prazo. Alguns especialistas mais criteriosos afirmam que, para ser Climatologia, é preciso ter um lapso de tempo de pelo menos 10 anos. Ela também se aplica ao passado, ao presente e ao futuro, como: investigar como eram as temperaturas na América Latina antes da colonização, qual é a divisão climática atual do Brasil ou, ainda, como será o clima da Terra daqui a 50 anos.

Apesar de os dois ramos do conhecimento possuírem um caráter interdisciplinar, a meteorologia costuma estar mais atrelada à Física, enquanto a Climatologia é mais próxima à Geografia. No entanto, um bom climatologista e um bom meteorologista precisam ter um amplo conhecimento sobre ambas as áreas.

A climatologia e a meteorologia estudam, de formas diferentes, os fenômenos atmosféricos
A climatologia e a meteorologia estudam, de formas diferentes, os fenômenos atmosféricos
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As ilhas de calor concentram-se nos grandes centros urbanos por conta da dificuldade de dispersão do calor nesses espaços
Ilhas de Calor
Entenda o que o são Ilhas de Calor, suas causas, consequências e onde se elas concentram.
Momento em que ocorre o fenômeno da pororoca.
Pororoca
Pororoca, O que é o fenômeno da Pororoca, Como ocorre o fenômeno da Pororoca, O que provoca o fenômeno da Pororoca, As características do fenômeno da Pororoca, Quais são as conseqüências derivadas do fenômeno da Pororoca.
Imagem de um cometa em movimento.
Corpos celestes
Corpos celestes são todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral. Confira!
Os principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação.
Movimentos da Terra
Aprenda mais sobre os movimentos da Terra. Descubra quais são os principais movimentos realizados pelo planeta e suas principais características.
O movimento de rotação terrestre é responsável pela sucessão dos dias e das noites
Movimento de rotação
Entenda como funciona a rotação terrestre e compreenda a importância e as causas desse movimento.
Rio Nilo, curso de água considerado pelos egípcios como uma dádiva de Deus.
Rios
Principal fonte de água doce para os seres vivos.