Whatsapp icon Whatsapp

Rios

Os rios são cursos de água doce que cortam o território terrestre. Eles são importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a conservação da vida no planeta.
Vista aérea do Rio Amazonas, o rio mais extenso do mundo.
Os rios são importantes reservas de água doce do planeta. Eles possuem grande importância ambiental, social e econômica.

Os rios são cursos de água doce que cobrem parte da superfície terrestre. As suas características estão relacionadas com outros aspectos geográficos, como relevo, clima e vegetação. Os rios possuem elementos diversos que fazem parte do seu alto, médio e baixo curso. Eles são classificados em perenes e intermitentes. A importância dos rios está atrelada especialmente ao fornecimento de água doce. Os rios do mundo possuem grande destaque em termos econômicos. No Brasil, os principais rios são o Amazonas, o São Francisco e o Paraná.

Veja também: Quais são os oceanos do mundo?

Resumo sobre rios

  • Os rios são cursos de água doce que cortam a superfície terrestre.

  • Eles são um importante sistema ambiental que possibilita a manutenção do equilíbrio ecológico e a conservação da vida no planeta.

  • Eles são utilizados para atividades como geração de energia, produção agropecuária, produção industrial e abastecimento doméstico.

  • Os principais elementos geográficos que compõem a formação do alto, médio e baixo curso de um rio são: a nascente, o curso e a foz.

  • Os rios perenes, intermitentes, nivais, glaciais e pluviais são classificações comuns empregadas para a diferenciação dos tipos de rios.

  • A preservação dos rios perpassa especialmente pela conservação das características naturais e minimização dos impactos ambientais.

  • Alguns dos principais rios do mundo são o rio Amazonas, o rio Volga, o rio Ganges, o rio Nilo e o rio Murray.

  • Os principais rios brasileiros, em termos geográficos e econômicos, são o rio Amazonas, o rio São Francisco e o rio Paraná.

O que são rios?

Os rios são cursos de água doce que cortam a superfície terrestre. Essas formações de água nascem, geralmente, em pontos mais altos do relevo e correm pela superfície, formando uma rede de cursos de água, também chamada de rede hidrográfica. Os rios constituem um importante sistema ambiental que possibilita a manutenção do equilíbrio ecológico e a conservação da vida no planeta. A região de drenagem de um rio, em conjunto com as formas de relevo e a rede de afluentes, é chamada de bacia hidrográfica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Elementos de rios

Os trechos do curso de um rio são classificados conforme suas características geográficas. A classificação mais clássica dos elementos dos rios envolve a sua divisão em alto, médio e baixo curso, assim como as suas partes geomorfológicas e hidrológicas, como a nascente e a foz. Os elementos que compõem os rios estão indicados a seguir:

  • Nascente: é o ponto de origem de um rio, ou seja, o local onde a água aflora do meio subterrâneo para o meio superficial, formando o início do curso de água.

  • Curso: é o comprimento total do rio, desde a nascente até a foz, compreendendo toda a sua extensão de água.

  • Alto curso: é o ponto mais elevado do rio, também conhecido como cabeceira, onde predomina elevada altitude e declividade.

  • Médio curso: é a extensão intermediária do rio, que compreende uma região de altitude média e de relevo mais suave.

  • Baixo curso: é o ponto final do rio, logo compreende a região da foz, que marca o término da extensão de determinado curso de água.

  • Foz: é o ponto geográfico final do rio. Ela pode ocorrer em formato de estuário ou delta e ainda desaguar em outros rios, lagos e até mesmo oceanos.

Tipos de rios

Os rios são classificados conforme a sua formação e constância do seu fluxo de água, em diferentes tipos. São eles:

  • Rios perenes: são aqueles que apresentam um fluxo contínuo de água ao longo do ano, independentemente das condições climáticas locais.

  • Rios intermitentes: são aqueles que, especialmente durante o período de estiagem, secam, ou seja, não possuem um fluxo contínuo de água.

  • Rios nivais: são aqueles que são originados do degelo da neve presente em zonas de elevada altitude de clima frio.

  • Rios glaciais: são aqueles formados a partir do descongelamento de geleiras e calotas polares nas zonas frias do planeta.

  • Rios pluviais: são aqueles compostos por água proveniente da chuva, ou seja, formados a partir da contribuição da precipitação.

Principais características dos rios

Rios são sistemas ambientais bastante complexos que têm como função principal a distribuição da água doce pela superfície terrestre por meio de canais. Eles possuem características distintas entre si, mas no geral são formados em zonas de elevada altitude e percorrem trechos de diferentes condições geográficas, contribuindo para o funcionamento dos ecossistemas.

Os rios estão comumente associados com outros aspectos geográficos, como relevo, clima e vegetação. As suas características dependem, em sua maior parte, desses aspectos, assim como de possíveis impactos antrópicos no seu leito, como barragens e canalizações.

Importância dos rios

A importância dos rios está atrelada especialmente ao fornecimento de água doce, visto que eles são importantes para o abastecimento humano, sendo muito utilizados também em outras atividades, como geração de energia, produção agropecuária, turismo e lazer.

Esses ecossistemas contribuem para o equilíbrio ecológico e ambiental, e para o desenvolvimento das atividades humanas, logo são um importante vetor em termos naturais e sociais. A importância dos rios também está atrelada à preservação das espécies nativas, tanto de fauna quanto de flora, que dependem de suas águas. Os rios também são fundamentais para a regulação climática, a cobertura vegetal e os processos geomorfológicos.

Preservação dos rios

A preservação dos rios perpassa especialmente pela conservação das suas características naturais. Nesse sentido, torna-se importante destacar a necessidade de manutenção da vegetação nativa, da proteção das nascentes, da despoluição da água, etc. Os rios necessitam de maior atenção por parte do poder público e privado, para haver minimização dos impactos provocados pelas atividades humanas e também garantia das suas funções em termos ambientais e sociais.

Lixo descartado nas águas do Rio Chao Phraya, um dos rios da cidade de Bangkok, capital da Tailândia.
A poluição dos rios é um impacto ambiental muito registrado nesses cursos d’água.[1]

Quais são os principais rios do mundo?

Os rios estão distribuídos de forma bastante heterogênea pela superfície mundial. Os principais rios do mundo em nível continental são:

  • América: rio Missouri, rio Grande, rio Mississipi e rio Amazonas.

  • Europa: rio Reno, rio Danúbio, rio Volga, rio Pó, rio Tâmisa e rio Sena.

  • Ásia: rio Ganges, rio Yan-Tsé, rio Indo, rio Tigre e rio Eufrates.

  • África: rio Nilo, rio Níger, rio Congo, rio Orange e rio Zambebe.

  • Oceania: rio Murray, rio Darling e rio Sepik.

Quais são os principais rios do Brasil?

O Brasil é conhecido pela presença de rios volumosos que abastecem boa parte do território do país. Os rios brasileiros são muito utilizados para atividades humanas e econômicas, como geração de energia, produção agropecuária, produção industrial e abastecimento doméstico. Ademais, eles possuem grande importância em termos ecológicos e ambientais. Os principais rios brasileiros são:

  • Rio Amazonas: é o rio mais extenso do mundo e o principal rio da Bacia Amazônica.

  • Rio São Francisco: é o rio que abastece boa parte da região Nordeste e o principal rio da Bacia do São Francisco, a mais extensa das bacias hidrográficas exclusivamente nacionais.

  • Rio Paraná: é o segundo maior rio da América do Sul e o principal rio da Bacia do Paraná.

Veja também: Quais são as bacias hidrográficas do Brasil?

Exercícios resolvidos sobre rios

Questão 1

(IFPR) Com cerca de 15% da água doce do mundo, o Brasil tem duas das maiores bacias hidrográficas do mundo, ou seja, um conjunto de rios e seus afluentes, que recolhem as águas de uma região em função do seu relevo. Dessa forma, podemos afirmar apenas que:

A) a maior bacia do planeta também tem um grande potencial hidrelétrico e posiciona-se na direção da linha do Equador (Solimões-Amazonas).

B) a bacia que contém a usina de Tucuruí, fundamental para a produção de alumínio, situa-se no Sudeste do país (Tocantins-Araguaia).

C) com início nos estados do Nordeste e desaguando em Minas Gerais, a Bacia do São Francisco é importante fonte de navegação.

D) a Bacia do Rio Paraná tem grande potencial hidrelétrico, mas tem menor exploração nessa área do que outras bacias brasileiras.

Resolução:

Alternativa A.

A Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas é a maior do mundo e conta com um grande potencial em termos ambientais e econômicos, como a geração de energia.

Questão 2

(UFT) A foz (desembocadura) dos rios pode apresentar diferentes formas. É CORRETO afirmar que a foz do rio que desemboca diretamente no mar, criando um ambiente de encontro de águas doces e salgadas, é chamada de:

A) senil.

B) delta.

C) radial.

D) estuário.

Resolução:

Alternativa D.

A foz do tipo estuário, muito comum em rios brasileiros, é caracterizada pela entrada direta da água doce do rio em direção ao mar.

Crédito de imagem

[1] Baramyou0708 / Shutterstock

Fontes

ANA. Rios. ANA, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/regulacao-e-fiscalizacao/quem-regula/rios.

IBGE. Rios do Brasil. IBGE Educa Jovens, c2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18305-rios-do-brasil.html.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bacia Hidrográfica
Clique e veja o que são bacias hidrográficas. Entenda também quais são os tipos e os elementos das bacias, além de conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil.
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Formas de relevo
Saiba quais são as grandes formas de relevo existentes na superfície terrestre e veja suas características. Conheça as principais formas de relevo do Brasil.
Formação dos solos
Descubra aqui como ocorre a formação dos solos e como se estrutura esse importante meio de vida e recurso natural.
Hidrografia
Clique aqui, saiba o que é hidrografia e qual a sua aplicação no espaço físico. Descubra os aspectos mais importantes da hidrografia do Brasil e do mundo.
Hidrografia do Brasil
Hidrografia do Brasil, quais são as principais hidrografias do Brasil, Bacia Amazônia, Bacia do Tocantins, Bacia do São Francisco, Bacia Platina, quais são as influências das bacias hidrográficas.
Pangéia e Pantalassa
Pangéia e Pantalassa, O que é Pangéia e Pantalassa, Quem formulou a teoria da Pangéia e Pantalassa, Quando foi formulada a teoria da Pangéia e Pantalassa, Quando existiu a Pangéia e Pantalassa, Qual é a divisão da Pangéia.
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!
Relevo
Aprenda o conceito de relevo. Veja quais são as principais formas do relevo terrestre. Entenda o papel dos agentes da natureza na formação do relevo terrestre.
Solo
Clique e veja detalhes do processo de formação e composição dos solos. Entenda a composição dos solos, como evoluem e quais os tipos mais comuns no Brasil.
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
Vegetações Mundiais
Vegetações mundiais, Quais são os tipos de Vegetações mundiais, Onde se desenvolvem as Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e os climas, As características das Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e umidade.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.