Rios

Todos sabem que nenhum ser vivo sobrevive sem água, especialmente a água doce, que é encontrada em áreas continentais ou em algumas ilhas. A principal fonte de água para os animais domésticos e selvagens é proveniente de rios, é deles que, majoritariamente, o homem retira água para beber, cozinhar, lavar, fabricar determinados produtos, entre inúmeras outras aplicações.

Rio é um curso de água que desloca suas águas de um ponto mais elevado do relevo para áreas mais baixas, assim vai recebendo água de afluentes e ganhando volume até desaguar em um rio maior ou no mar (drenagem do tipo exorreica, quando um rio nasce no interior do continente e segue até desaguar no mar. Já a drenagem do tipo endorreica é quando um rio não atinge o mar, desembocando em um lago, por exemplo). Esse curso de água pode ser definido como o afloramento do lençol freático à superfície, embora existam rios que são concebidos a partir de derretimento de geleiras ou provenientes das águas de lagos.

Os rios sempre foram de extrema relevância para o homem, nas margens de muitos deles surgiram importantes civilizações. Atualmente muitos rios são usados como via de transporte, recurso conhecido como transporte fluvial ou hidroviário.

Os principais rios do mundo são: Amazonas (Brasil), Mississipi (Estados Unidos), Danúbio (Europa), Rio Volga (Europa), Rio Ganges (Índia), Rio Yang-Tsé ou Azul (China), Rio Congo (África), Rio Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Oriente Médio).

O mundo deverá enfrentar problemas relacionados à escassez de água ainda neste século (XXI), um dos principais agravantes é a poluição fluvial. Inúmeros rios estão poluídos, principalmente de: esgoto doméstico, lixos industriais e fertilizantes e agrotóxicos, que provocam a diminuição na oferta de água para o consumo, além de contaminar peixes e pessoas que os consomem.
Rio Nilo, curso de água considerado pelos egípcios como uma dádiva de Deus.
Rio Nilo, curso de água considerado pelos egípcios como uma dádiva de Deus.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Os principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação.
Movimentos da Terra
Aprenda mais sobre os movimentos da Terra. Descubra quais são os principais movimentos realizados pelo planeta e suas principais características.
Constelação Órion conhecida como Três Marias
Constelações
Constelações, o que é constelação, as constelações antigamente, a determinação do zodíaco, o que é o zodíaco, as constelações boreais, a utilização das constelações, a constelação mais popular do Brasil.
As ilhas de calor concentram-se nos grandes centros urbanos por conta da dificuldade de dispersão do calor nesses espaços
Ilhas de Calor
Entenda o que o são Ilhas de Calor, suas causas, consequências e onde se elas concentram.
Meteoro
Meteoro
Meteoro, O que é Meteoro, Quais são os tipos de Meteoro, Quais os fenômenos acontecidos pelos Meteoro, Como é um Meteoro, Quais são as causas.
Júpiter: o maior planeta do sistema solar
Planeta Júpiter
Clique aqui e conheça as características de Júpiter, o maior planeta do sistema solar.
A climatologia e a meteorologia estudam, de formas diferentes, os fenômenos atmosféricos
Qual a diferença entre climatologia e meteorologia?
Leia e descubra a diferença entre climatologia e meteorologia.
Rio Yangtzé, na China. Perene, de planalto e de águas claras
Tipos de rios
Aprenda mais sobre a natureza conhecendo os diferentes tipos de rios que existem no meio físico do planeta.
Configuração da Pangéia.
Pangéia e Pantalassa
Pangéia e Pantalassa, O que é Pangéia e Pantalassa, Quem formulou a teoria da Pangéia e Pantalassa, Quando foi formulada a teoria da Pangéia e Pantalassa, Quando existiu a Pangéia e Pantalassa, Qual é a divisão da Pangéia.
Marte – o planeta vermelho
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!