Whatsapp icon Whatsapp

Região Hidrográfica do São Francisco

A Região Hidrográfica do São Francisco possui uma área de aproximadamente 634 mil quilômetros quadrados, correspondendo a 7,5% do território brasileiro, e seu principal rio é o São Francisco. O Velho Chico, como é conhecido, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais e percorre Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até chegar à foz, na divisa entre esses dois últimos estados. Sua Bacia hidrográfica também envolve parte do estado de Goiás e o Distrito Federal. Sua extensão é de 2.700 quilômetros desde a Serra da Canastra até a sua foz.


Imagem próxima à nascente do Rio São Francisco

Durante seu longo percurso, o São Francisco se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; o Médio, de Pirapora, onde começa o trecho navegável, até Remanso, na Bahia; o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia; e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz.

O rio São Francisco recebe água de 168 afluentes, dos quais 99 são perenes, ou seja, nunca secam totalmente. Dos afluentes perenes se destacam os rios Cariranha, Pardo, Grande e das Velhas, e temporários, como os rios das Rãs, Paramirim e Jacaré. Sua maior extensão navegável se localiza entre as cidades de Piraropa (MG) e Juazeiro (BA), com extensão de aproximadamente 1,4 mil quilômetros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Cânion do Rio São Francisco

É o maior rio totalmente brasileiro, de fundamental importância na economia das regiões que percorre, pois permite o desenvolvimento de atividades agrícolas em suas margens. A irrigação no Vale do São Francisco, principalmente no semiárido, é uma atividade social e econômica dinâmica, geradora de emprego e renda na região e de divisas para o País – suas frutas são exportadas para os Estados Unidos e países europeus.

Os índices pluviais da Bacia do São Francisco variam entre sua nascente e sua foz. A pluviometria média vai de 1.900 milímetros na área da Serra da Canastra a 350 milímetros no semiárido nordestino. O potencial hidrelétrico do São Francisco é aproveitado, principalmente, pelas usinas de Paulo Afonso, Três Marias, Sobradinho e Moxotó.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Vegetação característica da região Norte.
A interdependência entre o clima e a vegetação no Norte
A interdependência entre o clima e a vegetação na região Norte, A influência do clima na formação vegetativa da região Norte, A influência da vegetação na formação vegetativa da região Norte.
Localização  da Região Hidrográfica do Parnaíba
Região Hidrográfica do Parnaíba
Poti, Balsas, Uruçuí-Preto, Gurgueia e Canindé são alguns dos rios que compõem a Região Hidrográfica do Parnaíba.
O Rio São Francisco representa um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e especialmente da região Nordeste.
Rio São Francisco
Conheça um pouco mais sobre o Rio São Francisco. Saiba quais são seus principais afluentes, as polêmicas em torno da sua transposição e algumas curiosidades.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas