Regionalização do território africano
O continente africano é composto por uma grande quantidade de países, no entanto, a divisão da África não ocorre somente entre nações. A África está dividida ou regionalizada conforme a cultura, ou melhor, com a religião praticada em diferentes pontos do continente.
De uma forma simples, a África é regionalizada basicamente em África Islâmica e África Subsaariana.
África Islâmica
A África Islâmica representa a região norte do continente africano, essa área compreende um conjunto de nações que praticam a religião islâmica e de língua árabe. Essa parcela do continente sempre manteve ligação de milênios com a cultura européia e do Oriente Médio. Tal região sofreu no passado invasões de diferentes povos, como romanos, gregos, fenícios, árabes e turcos.
África Subsaariana
A África subsaariana representa o restante do continente africano, na parte sul do Saara, unindo aproximadamente 75% de toda população africana. Nessa área, a população em sua grande maioria é negra e de religião animista (crença que acredita em espíritos da natureza que animam as coisas e rege o destino das pessoas). Existe uma restrita população branca de origem européia que pratica a religião cristã.