Whatsapp icon Whatsapp

Reino Unido

O Reino Unido é formado por quatro países europeus: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Essa nação é uma das economias mais desenvolvidas do mundo.
Bandeira do Reino Unido.
Bandeira do Reino Unido.

O Reino Unido é um agrupamento de países formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Ele está localizado na porção Norte da Europa. Historicamente, o Reino Unido foi formado por meio da influência de diversas populações europeias, com destaque para os celtas. O país enfrentou inúmeros conflitos bélicos e foi pioneiro no processo de industrialização.

Atualmente, o Reino Unido é uma nação muito desenvolvida, com destaque para o setor terciário. A infraestrutura local é bastante moderna, e a população possui elevado padrão de vida. O país possui costumes culturais marcantes, como a pontualidade da população e o consumo de chá.

Leia também: Escandinávia — um país ou uma região da Europa?

Resumo sobre Reino Unido

  • O Reino Unido originou-se da união política entre as nações Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

  • O país, cuja capital é Londres, está situado na porção Norte da Europa, entre o mar do Norte e o mar da Irlanda.

  • O espaço natural e geográfico britânico foi bastante modificado ao longo do tempo pelas atividades humanas.

  • O Reino Unido possui uma elevada população absoluta e ainda uma densidade demográfica bastante alta.

  • As práticas esportivas, a pontualidade e o consumo de chá são hábitos típicos dos britânicos.

  • O Reino Unido é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo, com destaque para o setor econômico terciário.

  • A população britânica desfruta de uma cobertura universal em termos de saneamento básico e energia elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais do Reino Unido

  • Nome oficial: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

  • Gentílico: britânico.

  • Extensão territorial: 242.495 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa do Norte.

  • Capital: Londres.

  • Clima: temperado.

  • Governo: monarquia constitucional parlamentarista.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões:

    - 60% — cristianismo;

    - 25% — ateísmo;

    - 15% — outras.

  • População: 67.886.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 280 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,932 (muito elevado).

  • Moeda: libra esterlina.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 3,12 trilhões.

  • PIB per capita: US$ 46.340.

  • Gini: 35%.

  • Fuso horário: UTC+1.

  • Relações exteriores:

    - Organização das Nações Unidas (ONU);

    - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

    - Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • Divisão administrativa: quatro países, sendo eles:

Inglaterra

País de Gales

Escócia

Irlanda do Norte

História do Reino Unido

O Reino Unido é uma das nações de povoamento mais antigas da Europa. Os celtas, povos tradicionais do Norte Europeu, foram os primeiros ocupantes dessa região, que passou por grandes transformações em termos históricos. Além dos celtas, o atual território britânico também foi ocupado por romanos, normandos e vikings, em diferentes momentos da história, causando grande instabilidade local e fomentando diversos conflitos internos.

Ao longo da história, a ocupação da região das ilhas da Grã-Bretanha deu origem ao Império Britânico. Esse império importante para a geopolítica da época atuou por meio da colonização de diversas regiões do globo e, ainda, envolveu-se em diferentes conflitos com outros países europeus, como França e Espanha. O Reino Unido, além de enorme poderio militar, concentrava uma economia pujante, marcada pelo início da industrialização.

A formação do Reino Unido, que perdura até os dias atuais, ocorreu primeiramente como a união entre Inglaterra e País de Gales. Posteriormente, novos acordos políticos foram costurados, e a Escócia passou a fazer parte do Reino Unido. Por sua vez, a Irlanda do Norte foi a última nação a ingressar no Reino Unido. Atualmente, esse agrupamento de países constitui uma das principais economias do mundo e detém um grande poder geopolítico global.

Veja também: A organização do espaço geográfico europeu

Qual o porquê do nome Reino Unido?

O nome Reino Unido é um termo informal que designa o agrupamento de países Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, que é oficialmente chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Diferenças entre Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha

No contexto geográfico e geopolítico, os termos Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha são usualmente empregados como sinônimos. Porém, trata-se de regiões geográficas e econômicas bastante distintas, conforme indicam os pontos abaixo:

  • A Inglaterra é um país, localizado na ilha da Grã-Bretanha, que forma com outros três países o agrupamento Reino Unido.

  • A Grã-Bretanha é uma ilha onde estão situados os seguintes países: Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

  • O Reino Unido é um agrupamento político formal composto por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

O cartograma abaixo apresenta as diferenças geográficas e territoriais entre as nações britânicas:

Cartograma com as diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido.
Diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido. (Créditos da imagem: Paulo José Soares Braga| Mundo Educação)

Geografia do Reino Unido

O Reino Unido está situado na porção norte da Europa, entre os mares do Norte e da Irlanda, formados pelo oceano Atlântico. O território do Reino Unido está dividido em duas grandes ilhas:

  • a totalidade da ilha da Grã-Bretanha, onde estão situados Inglaterra, País de Gales e Escócia;

  • parte da ilha da Irlanda, onde está localizada a Irlanda do Norte.

Relevo do Reino Unido

O relevo do Reino Unido é formado por uma grande diversidade de formações geomorfológicas. Há o predomínio de montanhas na porção centro-norte do país, enquanto na porção sul e no litoral britânico há a presença de vastas planícies litorâneas. O território do Reino Unido é composto por duas ilhas principais e outras pequenas formações de ilhas.

Hidrografia do Reino Unido

Já a hidrografia do Reino Unido é marcada pela presença de poucos cursos de água, alguns deles de tamanho mais expressivo, como o Severn e o Tâmisa. O espaço natural do Reino Unido foi bastante modificado ao longo do tempo pelas atividades humanas e apresenta fortes transformações em razão da ação antrópica.

Clima e vegetação do Reino Unido

O clima do Reino Unido é tipicamente temperado. O país é conhecido pela grande frequência de chuvas que ocorrem ao longo de todo o ano. No Reino Unido predominam as temperaturas amenas e a ocorrência de nevascas no inverno. A vegetação do Reino Unido segue o mesmo padrão do clima, sendo formada por diversas espécies decíduas de vegetação de floresta temperada, além de vastos campos de vegetação rasteira.

Demografia do Reino Unido

O Reino Unido possui uma população um pouco menor que 70 milhões de habitantes. O país é um dos mais populosos da Europa e é densamente povoado, especialmente na porção centro-sul do seu território, que compreende a Inglaterra. A maior população britânica vive em áreas urbanas que formam grandes conglomerados populacionais.

As maiores cidades em população do Reino Unido são:

  • Londres;

  • Manchester;

  • Birmingham;

  • Leeds;

  • Glasgow.

Vista aérea da cidade de Londres.
Londres é a capital do Reino Unido e uma de suas cidades mais populosas.

A população do Reino Unido tem apresentado taxas de crescimento positivas, especialmente puxadas pela elevada entrada de imigrantes. O país tem uma população de imigrantes bastante significativa, especialmente em grandes centros urbanos como Londres. Por sua vez, a taxa de natalidade do Reino Unido é classificada como baixa, e a taxa de longevidade é elevada. A população britânica desfruta de um elevado padrão de vida e de ótimos indicadores sociais.

Economia do Reino Unido

O Reino Unido é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo. O país foi o pioneiro da industrialização em nível mundial e ocupa lugar de destaque no mercado financeiro global. Porém, a saída do Reino Unido da União Europeia, movimento conhecido como Brexit, impactou amplamente a economia local, gerando forte desaceleração econômica.

O setor terciário da economia é o principal do Reino Unido, com destaque para as atividades relacionadas às finanças e ao turismo. Já o setor secundário é muito forte na produção de máquinas, equipamentos, produtos químicos e armamentos bélicos. O setor primário da economia do Reino Unido é muito pequeno, apesar de altamente mecanizado, no qual se destaca a produção de grãos e leite.

Infraestrutura do Reino Unido

O Reino Unido é um dos países mais desenvolvidos do mundo, logo possui uma moderna infraestrutura em termos de serviços diversos para a população. O país detém uma vasta rede de transportes, com destaque para o sistema de rodovias e ferrovias, além de inúmeros portos e aeroportos que ligam a região com o restante do mundo. Ademais, há no país uma vasta rede de comunicações, com amplo acesso à internet e telefonia móvel.

A população britânica desfruta de uma cobertura universal de saneamento básico e energia elétrica. Já o sistema público de saúde é uma referência mundial em termos de atendimento humanizado. O país conta ainda com inúmeras instituições de ensino que são referência em nível mundial. O ensino da língua inglesa e a oportunidade de morar em cidades cosmopolitas atraem muitos estudantes estrangeiros para o país.

Governo do Reino Unido

O Reino Unido é uma monarquia constitucional parlamentarista. Portanto, há a figura do primeiro-ministro, que é o chefe de governo, e do rei, que é o chefe de Estado. A monarquia representa o Poder Executivo, enquanto o Parlamento faz parte do Poder Legislativo. O Poder Judiciário completa a divisão dos Três Poderes presentes no governo do Reino Unido. O país é um importante ator internacional em defesa da democracia e dos direitos humanos.

Cultura do Reino Unido

Portas vermelhas na estrada do Museu dos Beatles, em Liverpool, Reino Unido.
Museu dos Beatles, na cidade de Liverpool. O Reino Unido possui vasta cultura artística. [1]

O Reino Unido possui uma vasta cultura, marcada pela musicalidade e pela pontualidade, duas práticas culturais típicas dos britânicos. Porém, ressalta-se que os países que formam o Reino Unido possuem especificidades culturais importantes, que são bastante diferentes em localidades do interior. Já nas cidades maiores e cosmopolitas, como Londres e Birmingham, predominam práticas culturais diversificadas e com forte influência de imigrantes.

O país é reconhecido internacionalmente pela produção de obras de literatura, músicas, séries de televisão e demais objetos de entretenimento. Lá, há o hábito de consumir alimentos como chás diversos, tortas de batata e carnes. Já no esporte, prevalece a prática do críquete, do rugby e do futebol. A cidade de Londres, capital do Reino Unido, sediou as Olimpíadas de Verão em três oportunidades distintas: 1908, 1948 e 2012.

Saiba mais: Elizabeth II e o reinado mais longo da história do Reino Unido

Curiosidades sobre o Reino Unido

  • O Eurotúnel, importante obra de engenharia europeia, liga de forma subterrânea o Reino Unido com a França, por via ferroviária.

  • Os pubs são bares tradicionais que ofertam comidas e bebidas de origem britânica, sendo muito comuns na Inglaterra.

  • O museu de figuras de cera Madame Tussauds, localizado em Londres, é um dos principais pontos turísticos do Reino Unido.

  • A roda gigante de Londres, chamada de London Eye, demora cerca de 30 minutos para completar uma volta.

Créditos da imagem

[1] Zigres/ Shutterstock

Fontes

BBC. Reino Unido: perfil da nação que combina tradição e modernidade. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56340594.

EURODICAS. 45 curiosidades da Inglaterra que você nunca ouviu falar. Eurodicas. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/curiosidades-da-inglaterra/.

GREAT BRITAIN. VisitBritain. Great Britain. Disponível em: https://www.visitbritain.com/br/pt-br/inglaterra.

INFOPÉDIA. Reino Unido. Infopédia. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$reino-unido.   

Publicado por Mateus Campos
video icon
Química
Dispersões
Dispersão é um sistema formado pela distribuição uniforme de uma ou mais substâncias no formato de partículas no interior de outra substância. A fumaça eliminada pelas fábricas, bastante prejudicial à nossa saúde, é um exemplo de dispersão. As partículas sólidas presentes na fumaça estão dispersas no ar atmosférico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.