Whatsapp icon Whatsapp

Clima temperado

Clima temperado é caracterizado pela divisão bem definida entre as quatro estações do ano. Ele está presente em grande parte da porção temperada da superfície terrestre.
O clima temperado ocorre nas zonas temperadas do planeta.
O clima temperado ocorre nas zonas temperadas do planeta.

O clima temperado é um dos vários tipos climáticos que ocorrem no planeta. No Brasil, ele está presente na porção sul do país, localizada abaixo do Trópico de Capricórnio. O clima temperado tem como principal elemento a divisão bem definida entre as quatro estações do ano. Esse tipo climático possui temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas.

Ele é dividido em clima temperado oceânico e clima temperado continental. A flora das zonas temperadas do planeta é bastante homogênea e formada por grandes extensões de floresta temperada. Já a fauna é composta por diferentes espécies que possuem alta adaptabilidade às varições de temperatura ao longo do ano.

Leia mais: Estações do ano — subdivisões baseadas em padrões climáticos, representando os períodos do ano

Resumo sobre clima temperado

  • Tem como principal característica a divisão muito clara entre as quatro estações do ano.

  • As precipitações são bem distribuídas nas zonas de clima temperado; as temperaturas, geralmente, são mais amenas.

  • A flora desse tipo climático é formada predominantemente por florestas temperadas; já a fauna é composta por animais diversos.

  • Está dividido, conforme as suas características físicas, em oceânico e continental.

  • As zonas de clima temperado estão localizadas em diferentes áreas dos continentes América, Europa, África, Ásia e Oceania.

  • O território brasileiro possui clima temperado na sua porção sul, nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quais as características do clima temperado

O clima temperado é caracterizado pela ocorrência de quatro estações bem definidas. Sendo assim, há uma clara distinção entre os aspectos típicos tradicionais de cada estação: o verão com temperaturas um pouco mais elevadas e o inverno com temperaturas mais baixas, além da presença de outono e primavera como duas estações de transição.

Em relação às médias termais, predominam registros de temperaturas baixas e amenas, com valores entre 3 ºC e 18 ºC. Já as precipitações são bem distribuídas ao longo de todo o ano, com destaque para a formação de corredores de umidade, fruto de diferentes fatores climáticas, como as correntes oceânicas.

Flora do clima temperado

A vegetação das áreas abrangidas pelo clima temperado é tipicamente formada por florestas temperadas. A principal característica dessa vegetação é a presença de plantas homogêneas predominantemente caducifólias, ou seja, que perdem as folhas principalmente durante o inverno. As árvores das florestas temperadas exprimem justamente a clara divisão entre as estações do ano, aspecto típico das zonas temperadas.

Esquema de imagens representativas das quatro estações do ano
Esse esquema apresenta os aspectos da vegetação temperada ao longo das quatro estações do ano.

Fauna do clima temperado

O grupo de animais presentes nas zonas de clima temperado envolve espécies diversas, como raposas, linces, esquilos e ursos. Há ainda um grande volume de aves e insetos. A fauna do clima temperado possui como principal característica a adaptabilidade das espécies à variação das estações ao longo do ano. Sendo assim, os animais que ocorrem nesse tipo climático estão adaptados às baixas temperaturas no inverno e ao aumento das médias térmicas no verão.

Classificações do clima temperado

O clima temperado, em razão de diferentes variáveis climáticas e geográficas, é dividido em dois grandes grupos:

  • Clima temperado oceânico: é caracterizado pela forte influência da umidade, dessa forma, está localizado em zonas próximas aos litorais do continente. A sua principal característica é a ocorrência de um grande volume de precipitações ao longo de todo o ano. O clima temperado oceânico apresenta pequena amplitude térmica e temperaturas amenas na maior parte do ano.

  • Clima temperado continental: tem como principais aspectos a elevada amplitude térmica e a presença diminuta de precipitações. Esses elementos são resultantes especialmente da sua localização geográfica, predominantemente no interior dos continentes, onde há menor atuação da umidade proveniente do oceano. O clima temperado continental tem um inverno com temperaturas muito baixas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Localização do clima temperado

O clima temperado está localizado entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, na porção norte do planeta; e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, na parte sul do globo. Portanto, ele abrange regiões como boa parte da América do Norte, o sul da América do Sul, quase a totalidade da Europa, uma pequena parte da África, uma porção significativa da Ásia, além de partes da Austrália.

Leia mais: Paralelos e meridianoscom as latitudes e longitudes, formam um importante método de localização geográfica

O clima temperado no Brasil

Fotografia de vegetação dos Pampas, em primeiro plano, e com formação de chuva, ao fundo
Os Pampas do Brasil estão localizados em uma zona de clima temperado.

O território brasileiro apresenta clima temperado na sua porção sul, especialmente na zona localizada abaixo do Trópico de Capricórnio, formada por:

O clima temperado no Brasil é tipicamente oceânico, sendo comumente chamado de subtropical. As principais características do clima temperado no Brasil são a presença de quatro estações bem definidas e a ocorrência de precipitações bem distribuídas ao longo de todo o ano. A vegetação da zona temperada brasileira é formada especialmente pelos Pampas, formações de campos com grande presença de gramíneas, com relevo suave e clima ameno.

  • Videoaula sobre climas do Brasil

Exercícios resolvidos sobre clima temperado

Questão 1 (Unesp) Leia os textos.

Em países como Bélgica, França e Portugal, a temperatura chegou à casa dos 40 °C e a população precisou buscar maneiras de se refrescar. Parques, especialmente aqueles com fontes, têm sido o destino de muitos moradores. Aos idosos e crianças tem sido recomendado não sair às ruas nos horários de calor mais intenso para evitar problemas de saúde.

(www.terra.com.br, julho de 2010. Adaptado.)

A onda de frio na Europa já matou 28 pessoas. A nevasca que atinge do Reino Unido à Lituânia suspendeu milhares de voos e prejudicou as viagens de trens. Estradas estão bloqueadas. Na Polônia, os termômetros chegaram a registrar –33 °C.

(www.g1.com.br, dezembro de 2010.)

O tipo climático onde tradicionalmente se verifica essa grande variação de temperatura entre as estações do ano é o

a) equatorial.

b) tropical.

c) semiárido.

d) polar.

e) temperado.

Resolução: alternativa E. O clima temperado é o que apresenta uma clara divisão entre as estações do ano. Portanto, ele possui um inverno com temperaturas mais baixas e um verão com médias termais mais elevadas.

Questão 2 (Fatec) Analise a seguinte descrição geral de um tipo de vegetação.

Ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores têm em geral 40-50 m de altura e possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos. É vegetação das mais destruídas do mundo.

(CONTI, J. B. e FURLAN, S.A. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. São Paulo: Edusp, 1996. Adaptado).

Assinale o nome do tipo de vegetação correspondente à descrição.

a) Floresta tropical semiúmida

b) Vegetação mediterrânea

c) Floresta temperada

d) Savana tropical

e) Floresta boreal

Resolução: alternativa C. Uma das vegetações típicas das zonas de clima temperado é a floresta temperada. Ela é formada por espécies de flora que exprimem claramente as mudanças empreendidas pelas estações do ano.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Frase "Redação nota 1000 | Desvalorização da ciência e fuga de cérebros no Brasil" escrita ao lado da silhueta de uma mulher de cabelos soltos
Português
Redação nota 1000 | Desvalorização da ciência e fuga de cérebros no Brasil
Quando a ciência não é valorizada em um país, pesquisadores tendem a buscar subsídios além das fronteiras. Nesta videoaula, discutiremos essa importante temática no cenário brasileiro e suas consequências para a sociedade. Fiquem ligados!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?