Whatsapp icon Whatsapp

Londres

Londres, cidade localizada no sudeste da Inglaterra, é a capital do Reino Unido. O município é um dos principais centros econômicos e culturais de todo o planeta.
Bandeira de Londres
Bandeira de Londres

Londres é a capital e maior cidade em população do Reino Unido. A história londrina está atrelada à chegada de desbravadores às ilhas Britânicas, entre eles, romanos, anglos e normandos. A cidade cresceu mediante o desenvolvimento do comércio e da indústria. Atualmente é um dos principais centros econômicos de todo o mundo.

Os londrinos desfrutam de elevada qualidade de vida e de moderna infraestrutura de transportes e comunicações. A geografia local é marcada pelo clima temperado, com seu tempo frio e chuvoso. A cidade de Londres tem uma cultura muito diversificada, com forte presença de imigrantes, que contribuíram para a formação identitária local. A capital britânica tem como curiosidade a forte presença de estrangeiros na sua população.

Leia mais: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra

Resumo sobre Londres

  • A cidade de Londres foi fundada por povos romanos no período antigo. Eles promoveram o desenvolvimento comercial da cidade.

  • Já sua história moderna perpassou por várias adversidades, como incêndios, epidemias e conflitos bélicos.

  • Possui uma geografia tipicamente temperada, com clima úmido e frio e vegetação caducifólia.

  • Sua população tem aproximadamente nove milhões de habitantes; é a principal aglomeração urbana do Reino Unido.

  • Sua economia tem como base os serviços, com destaque para os bancos, as instituições educacionais e o turismo.

  • Conta com uma moderna infraestrutura de transportes, com portos e aeroportos de grande importância econômica.

  • Seu governo é bastante descentralizado em nível local. A cidade conta com 32 distritos.

  • Sua cultura sofreu influências dos diversos povos que emigraram para a cidade em busca de melhores condições de vida.

  • Uma curiosidade a seu respeito é que o seu metrô é considerado o mais antigo de todo o mundo.

Dados gerais de Londres

Localização:

  • País: Inglaterra

  • Região: Grande Londres

  • Distrito: Cidade de Londres

Geografia:

  • Área total: 1572 quilômetros quadrados

  • População total: 8.982.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 5177 habitantes/quilômetro quadrado

  • Gentílico: londrino

  • Clima: temperado

  • Altitude: 11 metros

  • Fuso horário: UTC +1

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Londres

A história de Londres é muito antiga e remete à chegada dos romanos à região das ilhas Britânicas. A cidade foi fundada justamente pelos romanos, que estabeleceram atividades locais de comércio. Com a chegada dos dominadores anglos e normandos, a cidade se desenvolveu em termos econômicos e populacionais.

O município de Londres, ao longo da sua história, enfrentou várias adversidades, como incêndios e epidemias. A cidade também recebeu grandes bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Porém, apesar dos episódios difíceis, Londres se consolidou como um importante centro econômico e político mundial. A capital britânica é considerada uma das cidades mais importantes do planeta.

Geografia de Londres

A cidade de Londres é a capital do Reino Unido. Ela está localizada na porção sudeste da Inglaterra, uma das quatro nações que compõem o Reino Unido, em conjunto com Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O relevo do território londrino é formado por extensas planícies e pequenas colinas. O principal rio de Londres é o Tâmisa.

Já o clima de Londres é tipicamente temperado. As chuvas são constantes ao longo de todo o ano, e as temperaturas são amenas. Por sua vez, a cidade recebe forte influência da umidade proveniente do oceano. A vegetação de Londres é formada por florestas temperadas. São exemplos de árvores encontradas no território londrino os pinheiros e os carvalhos. A cidade de Londres é bastante arborizada e possui muitos parques e bosques.

Mapa de Londres

Mapa de Londres

Demografia de Londres

A cidade de Londres conta com quase nove milhões de habitantes. Ela é o maior município em população do Reino Unido e um dos maiores de toda a Europa. A região metropolitana de Londres é a principal aglomeração urbana do Reino Unido. O território londrino é muito populoso e povoado.

A cidade recebe um grande fluxo de imigrantes, com destaque para outras nações europeias, além de grupos de asiáticos e africanos. Portanto, o crescimento demográfico atual de Londres é embasado principalmente na chegada de imigrantes à cidade. Os londrinos desfrutam de elevada qualidade de vida. A cidade possui indicadores positivos de renda e longevidade.

  • Videoaula sobre: migração, emigração ou imigração?

Economia de Londres

A economia de Londres está ancorada no terceiro setor, com destaque para os serviços diversos, nas áreas financeira e educacional. A capital britânica é também um polo na área de comércio e turismo. Por sua vez, Londres sedia significativas indústrias ligadas às áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, engenharia de controle e automação, entre outras.

O setor secundário já foi muito importante para a cidade, mas perdeu espaço para as atividades terciárias. Já as atividades primárias são praticamente inexistentes no município.

Vista do centro financeiro de Londres
O centro financeiro de Londres é muito importante para a economia da cidade.

Infraestrutura de Londres

A cidade de Londres possui uma infraestrutura moderna, formada por equipamentos de transporte e comunicação com ampla cobertura espacial, além de fácil acesso para a população em geral. O Aeroporto de Heathrow e o Porto de Londres são dois equipamentos importantes do sistema de transporte londrino. Já o The Tube, como é conhecido o metrô da cidade, é considerado um dos melhores do mundo.

O município de Londres conta ainda com ampla cobertura de água, esgoto e serviços públicos diversos para a população. Em termos de infraestrutura, a cidade se destaca ainda pela educação, uma vez que concentra grandes instituições universitárias de renome internacional. A capital britânica é formada por 32 boroughs, que são as divisões administrativas da cidade.

Governo de Londres

O governo de Londres apresenta uma estrutura administrativa complexa e é formado por dois níveis distintos. Há um nível mais centralizado, composto pela figura do prefeito londrino e pela Assembleia local, e, ainda, um nível descentralizado, representado por cada uma das divisões administrativas da cidade. Os cidadãos londrinos participam ativamente da política local e possuem grande poder nas decisões locais. A capital londrina é reconhecida pelo respeito às questões democráticas e aos Direitos Humanos.

Leia mais: A saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit)

Cultura de Londres

A cultura de Londres é muito diversificada em razão do grande volume de imigrantes que contribuíram para a construção da identidade local. Hoje, a capital londrina é um dos principais centros culturais do mundo e possui várias opções de lazer e turismo. O município é um dos principais polos de produção artística e cultural ocidental, com destaque para a literatura e a música.

A cidade tem também diversos museus e galerias de arte, muitas opções de shows e eventos, além dos seus tradicionais pubs. A diversidade cultural também resultou em aspectos diversos no que toca à culinária, à religião e à língua. Já no esporte, destaca-se o futebol, considerado a principal prática esportiva da cidade.

Vista do Palácio de Westminster e do Big Ben, em Londres, Reino Unido
A cidade de Londres é um dos principais polos culturais do planeta.

Curiosidades de Londres

  • O nome de Londres é uma homenagem ao rei Lud, que, conforme consta em registros históricos, governava a cidade em períodos antigos.

  • A cidade de Londres tem quatro patrimônios mundiais tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • O pioneirismo londrino está expresso na criação do sistema de metrô mais antigo do mundo, fundado em 1863.

  • A London Eye é a roda gigante mais famosa do mundo. Ela possui 32 cabines, que representam todos os distritos de Londres.

  • A cidade de Londres é um dos principais destinos turísticos de todo o planeta e possui um grande número de imigrantes na sua população.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Bandeira da Inglaterra
Bandeira da Inglaterra
Entenda o significado da bandeira da Inglaterra. Leia mais sobre a história desse importante símbolo nacional inglês. Veja curiosidades sobre a Inglaterra.
São comuns as dúvidas sobre a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Entenda a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra para nunca mais se confundir com nenhum desses nomes!
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Bandeira da Inglaterra
Inglaterra
Saiba mais sobre os aspectos geográficos da Inglaterra. Veja as principais informações sobre a população, a economia e a infraestrutura do território inglês.
video icon
Matemática
Teorema da bissetriz interna
Nesta aula estudaremos o teorema da bissetriz interna, o qual afirma que a bissetriz interna de um triângulo divide o lado oposto em segmentos proporcionais aos lados adjacentes. Além disso, resolveremos questões sobre esse assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!