Whatsapp icon Whatsapp

Londres

Londres, cidade localizada no sudeste da Inglaterra, é a capital do Reino Unido. O município é um dos principais centros econômicos e culturais de todo o planeta.
Bandeira de Londres
Bandeira de Londres

Londres é a capital e maior cidade em população do Reino Unido. A história londrina está atrelada à chegada de desbravadores às ilhas Britânicas, entre eles, romanos, anglos e normandos. A cidade cresceu mediante o desenvolvimento do comércio e da indústria. Atualmente é um dos principais centros econômicos de todo o mundo.

Os londrinos desfrutam de elevada qualidade de vida e de moderna infraestrutura de transportes e comunicações. A geografia local é marcada pelo clima temperado, com seu tempo frio e chuvoso. A cidade de Londres tem uma cultura muito diversificada, com forte presença de imigrantes, que contribuíram para a formação identitária local. A capital britânica tem como curiosidade a forte presença de estrangeiros na sua população.

Leia mais: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra

Resumo sobre Londres

  • A cidade de Londres foi fundada por povos romanos no período antigo. Eles promoveram o desenvolvimento comercial da cidade.

  • Já sua história moderna perpassou por várias adversidades, como incêndios, epidemias e conflitos bélicos.

  • Possui uma geografia tipicamente temperada, com clima úmido e frio e vegetação caducifólia.

  • Sua população tem aproximadamente nove milhões de habitantes; é a principal aglomeração urbana do Reino Unido.

  • Sua economia tem como base os serviços, com destaque para os bancos, as instituições educacionais e o turismo.

  • Conta com uma moderna infraestrutura de transportes, com portos e aeroportos de grande importância econômica.

  • Seu governo é bastante descentralizado em nível local. A cidade conta com 32 distritos.

  • Sua cultura sofreu influências dos diversos povos que emigraram para a cidade em busca de melhores condições de vida.

  • Uma curiosidade a seu respeito é que o seu metrô é considerado o mais antigo de todo o mundo.

Dados gerais de Londres

Localização:

  • País: Inglaterra

  • Região: Grande Londres

  • Distrito: Cidade de Londres

Geografia:

  • Área total: 1572 quilômetros quadrados

  • População total: 8.982.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 5177 habitantes/quilômetro quadrado

  • Gentílico: londrino

  • Clima: temperado

  • Altitude: 11 metros

  • Fuso horário: UTC +1

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Londres

A história de Londres é muito antiga e remete à chegada dos romanos à região das ilhas Britânicas. A cidade foi fundada justamente pelos romanos, que estabeleceram atividades locais de comércio. Com a chegada dos dominadores anglos e normandos, a cidade se desenvolveu em termos econômicos e populacionais.

O município de Londres, ao longo da sua história, enfrentou várias adversidades, como incêndios e epidemias. A cidade também recebeu grandes bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Porém, apesar dos episódios difíceis, Londres se consolidou como um importante centro econômico e político mundial. A capital britânica é considerada uma das cidades mais importantes do planeta.

Geografia de Londres

A cidade de Londres é a capital do Reino Unido. Ela está localizada na porção sudeste da Inglaterra, uma das quatro nações que compõem o Reino Unido, em conjunto com Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O relevo do território londrino é formado por extensas planícies e pequenas colinas. O principal rio de Londres é o Tâmisa.

Já o clima de Londres é tipicamente temperado. As chuvas são constantes ao longo de todo o ano, e as temperaturas são amenas. Por sua vez, a cidade recebe forte influência da umidade proveniente do oceano. A vegetação de Londres é formada por florestas temperadas. São exemplos de árvores encontradas no território londrino os pinheiros e os carvalhos. A cidade de Londres é bastante arborizada e possui muitos parques e bosques.

Mapa de Londres

Mapa de Londres

Demografia de Londres

A cidade de Londres conta com quase nove milhões de habitantes. Ela é o maior município em população do Reino Unido e um dos maiores de toda a Europa. A região metropolitana de Londres é a principal aglomeração urbana do Reino Unido. O território londrino é muito populoso e povoado.

A cidade recebe um grande fluxo de imigrantes, com destaque para outras nações europeias, além de grupos de asiáticos e africanos. Portanto, o crescimento demográfico atual de Londres é embasado principalmente na chegada de imigrantes à cidade. Os londrinos desfrutam de elevada qualidade de vida. A cidade possui indicadores positivos de renda e longevidade.

  • Videoaula sobre: migração, emigração ou imigração?

Economia de Londres

A economia de Londres está ancorada no terceiro setor, com destaque para os serviços diversos, nas áreas financeira e educacional. A capital britânica é também um polo na área de comércio e turismo. Por sua vez, Londres sedia significativas indústrias ligadas às áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, engenharia de controle e automação, entre outras.

O setor secundário já foi muito importante para a cidade, mas perdeu espaço para as atividades terciárias. Já as atividades primárias são praticamente inexistentes no município.

Vista do centro financeiro de Londres
O centro financeiro de Londres é muito importante para a economia da cidade.

Infraestrutura de Londres

A cidade de Londres possui uma infraestrutura moderna, formada por equipamentos de transporte e comunicação com ampla cobertura espacial, além de fácil acesso para a população em geral. O Aeroporto de Heathrow e o Porto de Londres são dois equipamentos importantes do sistema de transporte londrino. Já o The Tube, como é conhecido o metrô da cidade, é considerado um dos melhores do mundo.

O município de Londres conta ainda com ampla cobertura de água, esgoto e serviços públicos diversos para a população. Em termos de infraestrutura, a cidade se destaca ainda pela educação, uma vez que concentra grandes instituições universitárias de renome internacional. A capital britânica é formada por 32 boroughs, que são as divisões administrativas da cidade.

Governo de Londres

O governo de Londres apresenta uma estrutura administrativa complexa e é formado por dois níveis distintos. Há um nível mais centralizado, composto pela figura do prefeito londrino e pela Assembleia local, e, ainda, um nível descentralizado, representado por cada uma das divisões administrativas da cidade. Os cidadãos londrinos participam ativamente da política local e possuem grande poder nas decisões locais. A capital londrina é reconhecida pelo respeito às questões democráticas e aos Direitos Humanos.

Leia mais: A saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit)

Cultura de Londres

A cultura de Londres é muito diversificada em razão do grande volume de imigrantes que contribuíram para a construção da identidade local. Hoje, a capital londrina é um dos principais centros culturais do mundo e possui várias opções de lazer e turismo. O município é um dos principais polos de produção artística e cultural ocidental, com destaque para a literatura e a música.

A cidade tem também diversos museus e galerias de arte, muitas opções de shows e eventos, além dos seus tradicionais pubs. A diversidade cultural também resultou em aspectos diversos no que toca à culinária, à religião e à língua. Já no esporte, destaca-se o futebol, considerado a principal prática esportiva da cidade.

Vista do Palácio de Westminster e do Big Ben, em Londres, Reino Unido
A cidade de Londres é um dos principais polos culturais do planeta.

Curiosidades de Londres

  • O nome de Londres é uma homenagem ao rei Lud, que, conforme consta em registros históricos, governava a cidade em períodos antigos.

  • A cidade de Londres tem quatro patrimônios mundiais tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • O pioneirismo londrino está expresso na criação do sistema de metrô mais antigo do mundo, fundado em 1863.

  • A London Eye é a roda gigante mais famosa do mundo. Ela possui 32 cabines, que representam todos os distritos de Londres.

  • A cidade de Londres é um dos principais destinos turísticos de todo o planeta e possui um grande número de imigrantes na sua população.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Bandeira da Inglaterra
Bandeira da Inglaterra
Entenda o significado da bandeira da Inglaterra. Leia mais sobre a história desse importante símbolo nacional inglês. Veja curiosidades sobre a Inglaterra.
São comuns as dúvidas sobre a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Entenda a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra para nunca mais se confundir com nenhum desses nomes!
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Bandeira da Inglaterra
Inglaterra
Saiba mais sobre os aspectos geográficos da Inglaterra. Veja as principais informações sobre a população, a economia e a infraestrutura do território inglês.
video icon
Sociologia
O que é comunismo?
O termo comunismo ganhou nos últimos anos uma revitalização, seja crítica, seja de apoio. Com esta videoaula, você entende melhor esse conceito e seus múltiplos significados.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."