Whatsapp icon Whatsapp

Irlanda

Banhado pelo Oceano Atlântico, a Irlanda é um pequeno país insular localizado no norte da Europa. A nação irlandesa é uma das mais desenvolvidas e industrializadas do mundo.
Bandeira da Irlanda.
Bandeira da Irlanda.

A Irlanda é um país muito desenvolvido e industrializado situado na Europa do Norte. A infraestrutura do país é bastante moderna e a economia tem como base as indústrias, os serviços e o turismo. A população irlandesa desfruta de um alto nível de vida, uma vez que é uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas do mundo. Tradicionalmente, a história irlandesa é vinculada ao povo celta, grupo populacional tradicional do país, que exerceu forte influência na cultura local.

Veja também: Alemanha — um dos países mais ricos do mundo

Resumo sobre Irlanda

  • A República da Irlanda é um país independente situado na Ilha da Irlanda, junto da Irlanda do Norte, parte integrante do Reino Unido.

  • Houve intensas disputas, tanto no campo político quanto no militar, pela unificação, sem sucesso, da Irlanda com a Irlanda do Norte.

  • A Irlanda está geograficamente localizada em uma ilha, banhada pelo oceano Atlântico, situada na Europa do Norte.

  • A população irlandesa, apesar da baixa taxa de natalidade, vem crescendo principalmente em razão da chegada de muitos imigrantes.

  • A economia da Irlanda é uma das mais desenvolvidas e industrializadas do globo. O país possui um altíssimo produto interno bruto por pessoa.

  • A Irlanda conta com uma rede de transportes bastante moderna que contempla diversos modais como o rodoviário e o ferroviário.

  • A Irlanda possui uma cultura bastante diversificada marcada especialmente pelo folclore de origem celta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Irlanda

  • Nome oficial: Irlanda.

  • Gentílico: Irlandês.

  • Extensão territorial: 69.797 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa do Norte.

  • Capital: Dublin.

  • Clima: Temperado.

  • Governo: República parlamentarista.

  • Idioma: Inglês e Irlandês.

  • Religiões:

    • 78% (cristianismo),

    • 12% (ateísmo),

    • 10% (outras).

  • População: 4.938.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 71 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,955 (muito elevado).

  • Moeda: Euro.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 516,25 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 102.000 dólares.

  • Gini: 32%.

  • Fuso horário: UTC+1.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),

    • União Europeia (UE).

  • Divisão administrativa: 31 condados, sendo eles:

Dublin

Louth

Kilkenny

Waterford

Dún Laoghaire–Rathdown

Monaghan

Galway

Clare

South Dublin

Cavan

Galway City

Tipperary

Wexford

Longford

Mayo

Limerick

Carlow

Westmeath

Roscommon

Cork City

Kildare

Offaly

Sligo

Kerry

Meath

Laois

Leitrim

Cork

Fingal

Wicklow

Donegal

 

História da Irlanda

A Irlanda é um território de povoamento muito antigo, inicialmente habitado pelos celtas, população tradicional do Norte da Europa, tipicamente atrelada a nação irlandesa. Ao longo dos séculos, os celtas viveram embates recorrentes com os vikings, que chegaram a dominar parte importante da ilha. Por sua vez, houve ainda inúmeros embates com os ingleses, que sempre exercerem forte influência política e cultural na Irlanda.

A relação entre Inglaterra e Irlanda é historicamente problemática, em razão da ocupação inglesa da ilha aos longos dos anos. Ademais, a Irlanda possui uma população predominantemente católica, enquanto na Inglaterra predomina a religião protestante. As diferenças políticas e culturais levaram ao crescimento da tensão entre os dois povos, elementos que foram cruciais na divisão da ilha da Irlanda em República da Irlanda e Irlanda do Norte.

Etimologia da Irlanda

O nome Irlanda significa, em irlandês, “Terra de Eire” ou “Terra Fértil”. O termo “Eire”, nome do país em irlandês, é uma referência a deusa celta Ériu, dividade da mitologia céltica considerada a “deusa da fertilidade”.

Geografia da Irlanda

A Irlanda é um país geograficamente localizado na Europa do Norte, sendo um território insular, banhado pelo oceano Atlântico. O país possui uma única fronteira terrestre, com a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido.

A geomorfologia da Irlanda é composta basicamente por terras planas de baixa altitude. O litoral do país é mais recortado com forte presença de falésias. A rede hidrográfica da Irlanda é bastante densa, formada por diversos rios e lagos, com destaque para o rio Shannon.

Em termos climáticos, a Irlanda possui um clima temperado, com forte influência do oceano, tendo registrado temperaturas amenas e baixas ao longo do ano, além de elevada nebulosidade e precipitações bem distribuídas. A vegetação da Irlanda é majoritariamente composta pela vegetação campos.

Mapa da Irlanda

Mapa da Irlanda.

Demografia da Irlanda

A Irlanda é um país pouco populoso, com cerca de 5 milhões de habitantes, mas com uma densidade demográfica bastante considerável, especialmente ao redor da sua maior cidade, a capital Dublin. Os irlandeses desfrutam de um elevado padrão de vida, uma vez que o país detém altíssimos níveis de desenvolvimento humano e de produto interno bruto por pessoa.

Em termos demográficos, a população da Irlanda cresce de maneira tímida, especialmente por meio da chegada de imigrantes. A taxa de fecundidade do país é bastante baixa e a expectativa de vida é muito alta. Atualmente, o país recebe imigrantes de todo o mundo em busca de melhores condições de emprego e renda, com destaque inclusive para os brasileiros.

Economia da Irlanda

A Irlanda é um país altamente desenvolvido e industrializado. É considerado um dos países que possuem o maior produto interno bruto por habitante do mundo. A economia irlandesa tem como base o diversificado setor de serviços e a moderna produção industrial. A Irlanda está economicamente interligada com as principais potências comerciais do planeta, sendo um membro efetivo da União Europeia.

O setor primário da Irlanda é caracterizado pelo emprego de alta tecnologia produtiva, com destaque para a produção de cereais, batata, beterraba, além de criação de gado. Já o setor secundário, extremamente moderno, é formado principalmente por indústrias farmacêuticas, químicas e eletrônicas. Por sua vez, destaca-se como pontos dinâmicos do setor terciário as atividades financeiras, comerciais, educacionais e o turismo.

Compradores e turistas no Grafton Street Mall, em Dublin, na Irlanda.
A cidade de Dublin é uma das mais visitadas da Europa. [1]

A Irlanda é um dos principais polos de turismo da Europa, com destaque para o turismo estudantil, uma vez que atrai um grande número de jovens para a realização de intercâmbios. O país conta com uma ampla oferta de infraestruturas na área turística, como hotéis, restaurantes e centros de entretenimento, além da facilidade de comunicação por meio do idioma inglês.

O principal centro do turismo da Irlanda é a capital do país, Dublin, famosa por seus bares e seus centros educacionais. A área rural da Irlanda também é bastante procurada por turistas, especialmente por admiradores da cultura celta.

Leia também: Noruega — o país com a melhor qualidade de vida do mundo

Infraestrutura da Irlanda

A Irlanda é um dos países mais ricos e desenvolvidos do globo, logo, conta com uma infraestrutura bastante moderna em termos de transportes e comunicações, além dos serviços eficientes prestados para a população, com destaque para os setores de saúde e educação.

A matriz de transporte local é bastante diversificada, com modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e marítimo. Já no setor de comunicação há o amplo acesso à internet para a maior parte da população do país. Por sua vez, o saneamento básico na Irlanda é praticamente universal, enquanto no campo energético destaca-se as fontes fósseis de energia, além do uso da energia eólica.

Governo da Irlanda

A Irlanda é uma república parlamentarista, portanto, o Chefe de Governo é o Primeiro-Ministro e o Chefe de Estado é o Presidente. O poder é dividido entre as esferas legislativa, executiva e judiciária. A Irlanda é uma democracia plena, com ampla participação popular, sendo que os representantes políticos locais são eleitos pelo voto direto da população.

Cultura da Irlanda

A Irlanda possui uma cultura muito rica, marcada especialmente pelo folclore de origem celta, que ainda é bastante presente na ilha. O país conta com um conjunto de festivais folclóricos baseados na cultura celta, além de outras tradições pagãs, que são um verdadeiro retrato da cultura local.

Além dos celtas, os vikings e os ingleses também foram fundamentais para sua construção identitária. O país tem grande tradição na produção de cerveja e na fabricação de laticínios. Há ainda na culinária local forte presença de cereais e tubérculos. O esporte mais praticado na Irlanda é o futebol.

Curiosidades da Irlanda

  • As espécies de fauna e flora são restritas na Irlanda em razão do seu isolamento geográfico. No país, por exemplo, não são encontradas cobras.

  • O São Patrício, padroeiro da Irlanda, é um símbolo do país. Há no dia 17 de março uma grande comemoração do padroeiro no país.

  • O Guinness Book, conhecido mundialmente como Livro dos Recordes, foi criado na Irlanda em 1955.

  • A Irlanda, em razão da preocupação com o meio ambiente, foi um país pioneiro na taxação de sacolas plásticas para distribuição.

Crédito de imagem

[1] jamegaw / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A Europa
Clique aqui e conheça as principais características da Europa!
A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Entenda a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra para nunca mais se confundir com nenhum desses nomes!
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.