Whatsapp icon Whatsapp

Revolução verde e a fome

Revolução verde promove o aumento de alimentos.
Revolução verde promove o aumento de alimentos.
Os avanços tecnológicos ocorridos a partir do século XX, impulsionados efetivamente após 1970, contribuíram diretamente na configuração de todas as sociedades modernas, especialmente nas relações sociais e produtivas que anteriormente eram desenvolvidas por pessoas e que agora são desenvolvidas por máquinas.

No entanto, a inserção maciça de tecnologias não é totalmente capaz de resolver todas as questões de caráter ambiental, como é proposto pelos grupos denominados de ecocapitalistas.

Um dos exemplos mais claros nesse sentido ocorreu a partir da segunda metade do século XX, quando se imaginava que a inserção de tecnologias no setor produtivo agrícola seria uma alternativa para extinguir a fome no mundo.

Após 1950, muitos países do mundo, incluindo o Brasil, introduziram a Revolução Verde, medida essa que tinha como único objetivo intensificar a oferta de alimentos.

Esse nome é derivado de grandes evoluções tecnológicas que favoreceram a mecanização e modernização de todo o processo produtivo agrícola, além dos implementos, foi implantada no campo uma série de técnicas de cultivo, utilização de insumos como defensivos, fertilizantes entre outros, sem contar o surgimento de plantas modificadas geneticamente imune de pragas e adaptadas aos mais distintos climas do mundo.

Apesar do emprego de diversas tecnologias que desencadeou um aumento na oferta de alimentos, a Revolução Verde não resultou em respostas positivas em relação à sua proposta inicial, seus objetivos são muito questionados.

As conseqüências do aumento significativo na produção de alimentos ocasionaram também um crescimento geométrico na fome.

Calcula-se que no mundo contemporâneo cerca de 2 bilhões de pessoas enfrentam diariamente o desprovimento total ou parcial de alimentos, o último corresponde àquelas pessoas que não ingerem a quantidade mínima de calorias diárias de 2.500 (calorias).

Esse problema é conseqüência do “desvio” da produção, ou seja, os alimentos produzidos em países subdesenvolvidos não atendem, em muitos casos, o mercado interno e sim o mercado externo, direcionando para países desenvolvidos. Outro fator determinante é a produção de grãos usados para alimentar animais.
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

A invasão das águas em Tuvalu no Pacífico Sul.
Aquecimento global pode levar países a extinção
Aquecimento global pode levar países à extinção, Migração ambiental provada pelo aquecimento global, A elevação dos níveis dos oceanos pode engolir pequenos países, As conseqüências do aquecimento nas ilhas do Pacífico Sul.
Grande parte do fluxo de mercadorias acontece por meio do transporte marítimo.
Fluxos de mercadorias
Os fatores que impulsionam o processo de comercialização de produtos no mundo.
Machu Picchu, a cidade dos Incas.
Importantes civilizações das Américas
Importantes civilizações das Américas, As contribuições das Importantes civilizações das Américas, A civilização Asteca, As civilização Maia, A civilização Inca.
A plantação de soja é um dos principais exemplos de monocultura no Brasil.
Monocultura
Entenda mais a respeito da monocultura, uma prática de cultivo agrícola de um único produto realizada, normalmente, em latifúndios. Saiba como é desenvolvida essa prática agrícola, suas consequências para o solo e para o meio ambiente, suas principais vantagens e desvantagens, além dos problemas associados a esse plantio.
Uma ordem mundial refere-se às hierarquias nas relações de poder entre os países do mundo
Nova Ordem Mundial
Você sabe o que significa Nova Ordem Mundial? Leia este texto e entenda o seu conceito, suas dinâmicas e características!
Onde vamos parar com tanto lixo?
O que fazer com tanto lixo?
O que fazer com tanto lixo, O que é lixo, O lixo aumenta cada vez mais, As principais propostas para solucionar os problemas relacionados ao lixo, O tempo gasto para decompor o lixo.
A mudança de comportamento para a preservação ambiental
Política dos 5 R’s
A conscientização individual em relação ao meio ambiente.
video icon
Geografia
Intemperismo
Assista a nossa videoaula sobre intemperismo e entenda o que é esse fenômeno. Saiba quais são os tipos de intemperismo e sua importância na formação e evolução do relevo terrestre.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!