Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Segregação Residencial

Segregação Residencial

Segregação residencial consiste na separação espacial de pessoas conforme sua classe social.

A segregação residencial é uma prática muito comum nas cidades, onde há a separação espacial de pessoas conforme sua classe social. Pessoas do mesmo poder aquisitivo tendem a ocupar os mesmos espaços (bairros, condomínios, favelas) destinados à moradia.
O processo de segregação residencial cria um arranjo espacial que forma uma homogeneidade de classes sociais residindo nos mesmos bairros, é o caso de bairros de operários, imigrantes, entre outros.

A separação espacial de diferentes classes sociais não ocorre de forma aleatória, ela segue uma lógica. A classe dominante, na maioria das vezes, dita a lógica dessa segregação, isso porque ela tem o poder de aquisição.

A segregação pode ocorrer em forma de imposição, isso se dá com a camada da população de baixa renda, que não tem muita opção de escolha para locais de moradia. A autossegregação refere-se à classe dominante, que possui o poder de escolher onde residir.
A segregação induzida é constatada na construção de casas populares, bairros desprovidos de infraestrutura adequada, apresentando valores compatíveis com o da população de renda inferior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Casas populares

Um exemplo da autossegregação são os condomínios fechados. Uma tendência comum nos grandes centros. Esse tipo de espaço para residências é destinado à população de maior poder aquisitivo, que busca melhor qualidade de vida. Onde é proporcionado através de pagamento, serviços como segurança, lazer e outras regalias. São espaços privilegiados em infraestrutura, bens e serviços.

O Estado exerce grande influência no processo de segregação, isso ocorre através de financiamentos às construtoras, instalação de infraestrutura em determinados locais e construção de casas populares destinadas à população de baixa renda, essas normalmente em locais afastados do centro.
O arranjo espacial das cidades reflete os contrastes sociais existentes, a segregação residencial é uma forma de reprodução das relações sociais no modelo econômico capitalista.

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
IDH do Brasil
Os indicadores da qualidade de vida da população brasileira.
Extração de Petróleo no litoral brasileiro
Fontes de Energia do Brasil
Conheça as principais fontes de energia do Brasil.
A mamona é a matéria-prima do biodiesel.
Biocombustíveis
Biocombustíveis, O que são os Biocombustíveis, Quais são os tipos de Biocombustíveis existentes, Quais os benefícios oriundos dos Biocombustíveis, Quais os pontos negativos dos Biocombustíveis.
Mapa da Região Nordeste com seus respectivos estados.
Região Nordeste
Região Nordeste, Aspectos climáticos da Região Nordeste, Aspectos demográficos da Região Nordeste, Aspectos socioeconômicos da Região Nordeste, Área territorial da Região Nordeste, Número de habitantes da Região Nordeste.
Brasília, a cidade mais populosa do Centro-Oeste.
A população da região Centro-Oeste
Os aspectos humanos da região que abriga a capital federal.
A produção de Petróleo do Brasil vem crescendo muito nos últimos anos
Produção de Petróleo no Brasil
O crescimento e as características da produção de petróleo no Brasil.