Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. A população da região Centro-Oeste

A população da região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste abrange uma área de 1 606 371 km², onde vivem 14.058.094 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população absoluta do Centro-Oeste é a menor entre as demais Regiões (Sudeste, Sul, Norte e Nordeste).

A distribuição populacional ao longo dessa região é irregular, tendo em vista que existem áreas onde a densidade demográfica supera os 100 hab./Km², como o sul de Goiás e Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul. Por outro lado, existem áreas onde a população relativa não ultrapassa 1 hab./Km², como, por exemplo, o norte e o noroeste do Mato Grosso, o norte de Goiás e a região do pantanal.

A população da região vem apresentando um acelerado crescimento vegetativo, especialmente após a década de 60. Período que marcou o início da construção da capital federal, Brasília.

Os projetos de incentivo ao povoamento foram outro fator que impulsionou a elevação no número de habitantes, pois tais projetos ofereciam terras com preços baixos e acessos facilitados a créditos bancários para quem se instalasse em determinadas áreas da Região.
Nas últimas décadas houve uma explosão demográfica, promovida basicamente pela modernização e expansão agropecuária e a implantação de infraestruturas de transporte, ligando a região aos diferentes pontos do país.

A região apresenta uma superioridade de habitantes urbanos em relação aos rurais, gerando uma taxa de urbanização elevada, aproximadamente 88,8%; sendo a segunda nesse quesito, superada somente pelo Sudeste.

A urbanização do Centro-Oeste se deve à construção de Brasília e à economia, por ser voltada para a atividade agropecuária, que é desenvolvida de forma intensiva (atividade agropecuária desenvolvida com aplicação de tecnologias, como máquinas, equipamentos, entre outros), evitando a utilização de mão de obra no campo. Desse modo, não há muitos postos de trabalho, fato que obriga as pessoas a buscarem emprego nos centros urbanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Brasília, a cidade mais populosa do Centro-Oeste.
Brasília, a cidade mais populosa do Centro-Oeste.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A mamona é a matéria-prima do biodiesel.
Biocombustíveis
Biocombustíveis, O que são os Biocombustíveis, Quais são os tipos de Biocombustíveis existentes, Quais os benefícios oriundos dos Biocombustíveis, Quais os pontos negativos dos Biocombustíveis.
Segregação Residencial
Clique aqui e entenda como ocorre o processo de segregação residencial.
A classe pobre tende a ter mais filhos
A Quantidade de Filhos no Brasil
A Quantidade de Filhos no Brasil, O que levam as famílias ter uma grande Quantidade de Filhos no Brasil, A Quantidade de Filhos no Brasil provocam vários problemas, A Quantidade de Filhos no Brasil e questões sociais.
As macrorregiões econômicas do Brasil
As Economias Regionais Brasileiras
As economias regionais brasileiras, Características das economias regionais brasileiras, Os fatores de desenvolvimento das economias regionais brasileiras, Qual é a principal economia regional brasileira.
As cores da biodiversidade.
Biodiversidade
Biodiversidade, O que é Biodiversidade, Como desenvolve a Biodiversidade, Qual a importância da Biodiversidade, As riquezas da Biodiversidade, Os problemas que atingem a Biodiversidade.
O setor de serviços é o que mais cresce no Brasil.
População economicamente ativa do Brasil
Entenda o que é, como é dividida e quais as características específicas da população economicamente ativa do Brasil.
O Meio-norte está localizado na transição entre a sub-região do Sertão e a região Norte
Meio-Norte
Conheça as características gerais do Meio-Norte, sub-região do nordeste brasileiro.