Whatsapp icon Whatsapp

Biocombustíveis

Os biocombustíveis são fontes de energia produzidas por meio de recursos naturais renováveis, ou seja, elementos que possuem capacidade de regeneração, como os vegetais.
Pessoa segurando bocal de combustível com o escrito “bio”, referência aos biocombustíveis, com a presença de silos ao fundo.
A produção dos biocombustíveis é feita com recursos naturais renováveis.

Os biocombustíveis são fontes de energia produzidas por recursos que possuem capacidade de regeneração, como a cana-de-açúcar e a soja. Possuem grande importância ambiental e econômica, e sua principal vantagem está justamente relacionada com seu grande apelo em termos ambientais. Apesar de não estar imune aos impactos ambientais negativos, como o desmatamento gerado pela cultivação de suas matérias-primas, promove menos impactos ambientais do que as formas comuns de energia.

Leia também: Energia solar — a fonte de energia renovável obtida por meio da radiação do Sol

Resumo sobre biocombustíveis

  • Os biocombustíveis são um tipo de fonte de energia renovável proveniente de elementos naturais, como a biomassa.

  • Há diversos tipos de biocombustíveis, com destaque para a biomassa, biodiesel, biogás e etanol.

  • A importância dos biocombustíveis está atrelada ao seu menor impacto ambiental quando comparado às fontes tradicionais de energia.

  • A principal vantagem dos biocombustíveis é o fato de ser uma fonte de energia do tipo renovável.

  • Os biocombustíveis possuem desvantagens atreladas à produção da matéria-prima, especialmente ao impacto ambiental gerado pelas plantações.

  • O Brasil é um dos principais produtores mundiais de biocombustíveis e possui grande tradição na sua comercialização.

Videoaula sobre biocombustíveis

O que são os biocombustíveis?

Os biocombustíveis são um tipo de fonte de energia renovável, ou seja, produzidos por meio de elementos naturais, principalmente biomassa, que possuem capacidade de regeneração. São exemplos de recursos naturais utilizados como biocombustíveis: cana-de-açúcar, milho, babaçu, canola, dentre outros vegetais, além dos resíduos orgânicos provenientes do lixo. Os biocombustíveis têm o potencial de substituir, parcial ou totalmente, as fontes tradicionais não renováveis de energia, como o petróleo e o gás natural.

Tipos de biocombustíveis

Há uma infinidade de tipos de biocombustíveis, que, com o desenvolvimento de novas tecnologias e com o crescimento das preocupações ambientais, vêm sendo modernizados cada vez mais. Tradicionalmente, os principais tipos de biocombustíveis são:

  • Biomassa: é o tipo mais tradicional de biocombustível. Ela é produzida por meio de restos de animais e vegetais, desde lenha até diversos gêneros agrícolas.

  • Biodiesel: é proveniente de recursos naturais, com destaque para grãos e sementes diversos, sendo os mais comuns o de soja e o de girassol.

  • Biogás: é produzido por meio de um processo de retirada total do oxigênio disponível no ambiente. O lixo orgânico doméstico, por exemplo, é utilizado no biogás.

  • Etanol: é principalmente proveniente de fontes como cana-de-açúcar e beterraba e é empregado especialmente no processo de combustão de motores.

Importância dos biocombustíveis

Os biocombustíveis possuem grande importância econômica e ambiental, visto que eles são classificados como uma fonte renovável de energia, ou seja, contêm recursos provenientes de elementos que possuem capacidade de regeneração. Logo, impactam o meio natural de forma menos intensa do que os recursos naturais não renováveis, como o petróleo e o gás natural.

Além disso, os biocombustíveis abrem um novo espaço de exploração comercial, marcado pela ascensão de novas possibilidades de fontes de energia, em oposição às fontes clássicas, predominantemente esgotáveis e muito poluentes.

Vista aérea de uma fábrica de biogás.
A produção de biocombustíveis é uma importante alternativa econômica e ambiental em relação ao petróleo.

Vantagens dos biocombustíveis

A principal vantagem dos biocombustíveis é o fato de serem uma fonte renovável de energia. São outros pontos positivos dos biocombustíveis:

  • menor impacto ambiental no meio;

  • maior diversificação de fontes de energia no planeta;

  • diminuição da emissão de poluentes na atmosfera;

  • redução do fenômeno de aquecimento do planeta;

  • grande variedade de matérias-primas vegetais;

  • atenuação dos impactos ambientais no meio natural.

Desvantagens dos biocombustíveis

Os biocombustíveis, apesar de serem fontes de energias renováveis e menos poluentes do que os combustíveis tradicionais, também geram impactos no meio ambiente. São pontos negativos dos biocombustíveis:

  • cultivação agrícola intensiva em larga escala;

  • aumento dos índices de desmatamento em áreas naturais;

  • avanço das monoculturas de espécies vegetais diversas;

  • impacto ambiental no solo, ar e água fruto das plantações;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • crescimento do consumo de água e insumos nas plantações;

  • impacto na diminuição da produção de alimentos no mundo.

Biocombustíveis no Brasil

O Brasil foi pioneiro em nível mundial na criação de políticas públicas para o desenvolvimento e a comercialização dos biocombustíveis. Um exemplo desse cenário foi a criação do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool), que fomentou a participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira e diminuiu a dependência do país com relação ao petróleo. Mais recentemente, um outro exemplo é a RenovaBio, que busca valorizar o desenvolvimento dos biocombustíveis.

Atualmente, o Brasil é um grande produtor mundial de biocombustíveis, com destaque para vegetais como a cana-de-açúcar, e grãos, como o milho e a soja. No país, destaca-se a produção principalmente de biodiesel e etanol.

A produção brasileira de biocombustíveis, apesar dos benefícios econômicos e ambientais, também gera impactos negativos para o cenário natural e social do país, como avanço do desmatamento e diminuição da produção de alimentos.

Veja também: Energia eólica no Brasil — outra fonte renovável de energia em ascensão no país

Exercícios resolvidos sobre biocombustíveis

Questão 1

(Vunesp) A atual política do governo brasileiro de apoio à produção de biocombustíveis traz consigo alguns objetivos e produz consequências específicas, entre os quais podemos mencionar, respectivamente,

A) a busca pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da cana-de-açúcar no território nacional.

B) a busca pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência ao fortalecimento do consumo dos combustíveis fósseis no país.

C) a busca pelo aumento das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da soja no território nacional.

D) a busca pela mudança da matriz energética nacional e a tendência à redução das áreas destinadas à produção de cana-de-açúcar no território nacional.

E) a busca pela redução da área total destinada à produção de alimentos e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da soja no território nacional.

Resolução:

Alternativa A

São consequências da produção brasileira de biocombustíveis a redução da emissão de poluentes atmosféricos, em razão do aumento do uso de fontes renováveis de energia, e a ampliação de áreas de cultivos de matérias-primas para produção dos biocombustíveis, como a cana-de-açúcar, por exemplo.

Questão 2

(UFMT) Leia o texto abaixo.

Biocombustíveis revolucionarão a geopolítica mundial. E o Brasil está no centro disso.

Definitivamente não resta mais dúvida alguma que os biocombustíveis vieram pra ficar. Uma combinação inédita na história econômica mundial entre, de um lado, uma alta dos preços do barril de petróleo [...] e, de outro lado, o desenvolvimento de tecnologias de uso que asseguraram conforto e segurança ao consumidor final para mudar de combustível sem maiores traumas. Tudo isso levou-nos a um estágio decisivo em que nos encontramos hoje: o momento crítico para a conquista definitiva da credibilidade e consolidação dos biocombustíveis na matriz energética mundial.

Disponível em: www.biodieselbr.com. Acesso em 06/07/2009.

Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.

A) Na categoria biocombustíveis estão incluídos, por exemplo, o álcool, o biodiesel, o petróleo, o querosene e o gás natural.

B) A obtenção do biocombustível se dá por meio do chorume oriundo do processo de compactação do lixo orgânico.

C) O biocombustível é uma alternativa viável que apresenta vantagens ambientais, econômicas e sociais, como a redução da poluição.

D) A cana-de-açúcar é a única fonte da biomassa que pode ser aproveitada para a produção do biocombustível.

E) Para a produção do biocombustível o Brasil importa tecnologia em todo processo de produção devido à ausência de incentivos governamentais.

Resolução:

Alternativa C

Os biocombustíveis possuem um forte apelo ambiental, visto que promovem a redução da emissão de poluentes. Além disso, eles contribuem de forma positiva para o crescimento econômico e social de diversas localidades. 

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Energia eólica
Saiba mais sobre as características da fonte eólica de energia. Veja as principais vantagens e desvantagens dessa fonte energética produzida pelo vento.
Energia hidrelétrica
Saiba mais sobre a energia hidrelétrica. Conheça as principais vantagens e desvantagens da instalação e do funcionamento das hidrelétricas.
Energia solar
Saiba como funciona a produção de energia solar. Aprenda sobre as vantagens e desvantagens dessa fonte de energia que cresce de forma ampla no mundo.
Fontes alternativas de energia
Saiba mais sobre as fontes alternativas de energia. Veja quais são as vantagens do uso de energias alternativas e por que elas causam pouco impacto ao meio ambiente.
Fontes de energia não renováveis
Clique aqui, saiba quais são as principais fontes de energia não renováveis e conheça suas principais vantagens e desvantagens.
Fontes renováveis de energia
Aprenda um pouco mais sobre as fontes renováveis de energia, que representam opções alternativas à matriz energética baseada no uso de combustíveis fósseis, utilizada no mundo todo. As fontes renováveis de energia causam menos danos ao meio ambiente, porém seu uso requer tecnologias que o viabilizem.
Matriz energética brasileira
Saiba mais sobre a matriz energética brasileira, que representa o conjunto de fontes de energia utilizadas no país para suprir sua demanda de produção energética. O texto a seguir irá ajudá-lo a compreender como é composta a matriz energética no Brasil, quais são as principais fontes de energia usadas e como elas são distribuídas.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.