Whatsapp icon Whatsapp

Atividade agropecuária na região Norte

Grande parte da floresta desmatada é usada pela atividade agropecuária na região Norte.
Grande parte da floresta desmatada é usada pela atividade agropecuária na região Norte.
A economia da região Norte do Brasil é constituída basicamente por atividades ligadas ao setor primário, destaque para o extrativismo (vegetal, animal e mineral) e agropecuária.

A região é considerada uma fronteira agrícola do Brasil, nela são produzidos desde produtos tradicionais, como mandioca, milho e arroz, até de exportação, como a soja, que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta Amazônica, sem contar que áreas cobertas por soja tendem a provocar a diminuição dos índices pluviométricos em cerca de 15%. As pastagens provocam uma redução inferior, aproximadamente 3,9%. Talvez pareça pouco, mas é preocupante, pois a expansão agropecuária ocorre de forma geométrica, se a ocupação para essa atividade continuar nesse ritmo, em pouco tempo o clima característico da região (quente e úmido) se alterará, comprometendo todo o ecossistema.

Nessa porção do Brasil são cultivados produtos tradicionais, como a juta e a pimenta-do-reino, introduzidos na região por imigrantes, sobretudo, japoneses. Porém, o cultivo atualmente é desenvolvido por descentes. O Estado do Pará é o maior produtor da região e do país, respondendo por 80% ou 27 toneladas ao ano. As plantações se encontram concentradas em áreas periféricas de Belém. Já a produção da juta, planta da qual se obtém fibras, tem como maior produtor o Estado do Amazonas.

O cultivo de produtos alimentícios ocorre, especialmente, em propriedades rurais de pequeno porte, nas quais são desenvolvidas plantações por meio de mão-de-obra familiar e aplicação de técnicas rudimentares, fatores que resultam em uma baixa produtividade. Dentre os produtos estão a mandioca, arroz, feijão e milho, esses produtos têm como destino o abastecimento da família do produtor e a comercialização no mercado local. Em geral, os índices de produtividade da agricultura nortista são baixos se comparados a outras regiões do país.

A atividade pecuária também tem crescido na região Norte, modificando a paisagem de forma significativa, pois a vegetação da floresta Amazônica é substituída pela pastagem. Geralmente essa atividade rural é desenvolvida de maneira tradicional ou extensiva, os animais são criados soltos, sem receber maiores cuidados, resultando em baixa produtividade. As principais criações são de bovinos e bubalinos, desses a região possui o maior rebanho do Brasil.

A produção agropecuária na região Norte gera uma grande preocupação ambiental, pelo fato de abrigar a maior floresta equatorial do mundo. É bom lembrar também que o solo amazônico é pobre em nutrientes, desse modo, se retirada a cobertura vegetal a área se transforma praticamente em um deserto.
Publicado por Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Agropecuária e Recursos Naturais no Brasil
Agropecuária e Recursos Naturais no Brasil, A produção Agropecuária e a apropriação dos recursos naturais, Agropecuária e o processo de degradação ambiental, Recursos Naturais no Brasil é extremamente rico para o desenvolvimento de produção agropecuária.
Lavoura de cana-de-açúcar, um dos principais produtos agropecuários brasileiros
Agropecuária no Brasil: principais produtos
Conheça os principais produtos cultivados pela agropecuária no Brasil, as suas áreas produtoras e o papel de suas mercadorias na economia nacional.
Produção de soja na Floresta Amazônica
Fronteira Agrícola no Brasil
Compreenda a questão da expansão da Fronteira Agrícola no Brasil e as questões a ela relacionadas.
A meta ambiental é uma política de melhoria das condições naturais do país
Meta Ambiental do Brasil
A meta ambiental do Brasil, suas reformulações e os seus principais avanços recentes.
O trabalho no campo brasileiro
O Trabalho e a Terra no Brasil
O Trabalho e a Terra no Brasil, Como ocorre o Trabalho e a Terra no Brasil, As lutas de trabalhadores no campo, As lutas pela posse da terra no Brasil, As divergências entre trabalho e capital no campo brasileiro.
As favelas estão presentes em diversas cidades brasileiras.
Problemas relacionados à moradia no Brasil
As condições da habitação no país.
Região Sul
Conheça mais a região Sul do Brasil. Leia sobre seus aspectos geográficos, economia, população, história, e aprenda sobre suas principais manifestações culturais.
Serra Pelada
A corrida pelo ouro na última grande jazida encontrada no Brasil.
Parque Nacional da Serra da Capivara.
Sítio arqueológico no Brasil
Confira aqui mais sobre as características de um sítio arqueológico.
Santos, uma cidade portuária.
Tipos de cidades
Tipos de cidades, Quais são os principais Tipos de cidades, As características dos variados Tipos de cidades, Como podem ser classificados os Tipos de cidades.
video icon
Sociologia
Auguste Comte: lei dos três estados
Nesta videoaula de sociologia, faremos uma breve análise da lei dos três estados, de Auguste Comte. Veja como essa teoria constituiu uma filosofia da história no positivismo de Auguste Comte.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.