Whatsapp icon Whatsapp

Tráfico de Animais no Brasil

O tráfico de animais no Brasil é intensificado graças a biodiversidade que o país apresenta.

O tráfico de animais consiste no ato de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Os principais destinos das espécies são os laboratórios e colecionadores. Esse tipo de tráfico é responsável pela terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas.

O Brasil possui uma enorme biodiversidade, apresentando uma grande variedade em sua fauna (peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros), fator bastante atrativo para laboratórios de pesquisas e colecionadores de animais.


Prisão de animais

Os colecionadores encomendam animais que são capturados e vendidos, os valores variam. Os critérios de preço utilizados dependem da quantidade de exemplares da espécie, ou seja, quanto mais raro for o animal, maior é o seu valor no mercado.

Conforme a ONG (Organização Não Governamental) Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, no Brasil anualmente cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats naturais, sendo aproximadamente 12 milhões de espécimes diferentes.

De acordo com agentes fiscalizadores, os animais no Brasil são retirados principalmente das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo o Estado da Bahia o principal centro de captura e distribuição de animais silvestres. Os principais centros consumidores são os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Aproximadamente 90% dos animais capturados são comercializados no próprio território nacional.

Após capturados, os animais são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte para os centros consumidores, o papagaio é sedado e escondido em tubos de PVC no fundo de uma mala, as cobras são presas em meias de nylon, entre outros métodos cruéis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Método para transportar o papagaio

O tráfico de animais contribui bastante para o desequilíbrio ecológico, vários animais são retirados dos seus habitats naturais, havendo uma perda considerável na biodiversidade brasileira, e o que é pior, muitos animais não sobrevivem durante o transporte, outros não se adaptam à “prisão” que o homem lhes impõe.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

A população do Nordeste
Clique aqui e conheça alguns aspectos da população do Nordeste!
Arenização no Rio Grande do Sul
Compreenda como se manifesta o processo de arenização no sul do Brasil.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.