Whatsapp icon Whatsapp

Tráfico de Animais no Brasil

O tráfico de animais no Brasil é intensificado graças a biodiversidade que o país apresenta.

O tráfico de animais consiste no ato de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Os principais destinos das espécies são os laboratórios e colecionadores. Esse tipo de tráfico é responsável pela terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas.

O Brasil possui uma enorme biodiversidade, apresentando uma grande variedade em sua fauna (peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros), fator bastante atrativo para laboratórios de pesquisas e colecionadores de animais.


Prisão de animais

Os colecionadores encomendam animais que são capturados e vendidos, os valores variam. Os critérios de preço utilizados dependem da quantidade de exemplares da espécie, ou seja, quanto mais raro for o animal, maior é o seu valor no mercado.

Conforme a ONG (Organização Não Governamental) Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, no Brasil anualmente cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats naturais, sendo aproximadamente 12 milhões de espécimes diferentes.

De acordo com agentes fiscalizadores, os animais no Brasil são retirados principalmente das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo o Estado da Bahia o principal centro de captura e distribuição de animais silvestres. Os principais centros consumidores são os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Aproximadamente 90% dos animais capturados são comercializados no próprio território nacional.

Após capturados, os animais são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte para os centros consumidores, o papagaio é sedado e escondido em tubos de PVC no fundo de uma mala, as cobras são presas em meias de nylon, entre outros métodos cruéis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Método para transportar o papagaio

O tráfico de animais contribui bastante para o desequilíbrio ecológico, vários animais são retirados dos seus habitats naturais, havendo uma perda considerável na biodiversidade brasileira, e o que é pior, muitos animais não sobrevivem durante o transporte, outros não se adaptam à “prisão” que o homem lhes impõe.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Muitos nordestinos enfrentam grandes problemas sociais.
A população do Nordeste
Clique aqui e conheça alguns aspectos da população do Nordeste!
Animais silvestres
Você sabe o que são animais silvestres? Clique aqui e saiba o que são esses animais, veja exemplos e entenda por que o comércio ilegal prejudica essas espécies.
Manifestação do processo de Arenização na cidade de São Francisco de Assis (RS)¹
Arenização no Rio Grande do Sul
Compreenda como se manifesta o processo de arenização no sul do Brasil.
Hidrelétrica de Itaipu
Arrendamento de lagos e rios
Arrendamento de lagos e rios, O que é o Arrendamento de lagos e rios, Quais pessoas são beneficiadas pelo programa de Arrendamento de lagos e rios, Quantidade de anos de concessão para o Arrendamento de lagos e rios.
O cupuaçu, assim como várias outras espécies, foi alvo da biopirataria
Biopirataria
Descubra o que é a biopirataria e como essa prática afeta a economia e o meio ambiente.
Fauna e flora da Floresta Amazônica
Conheça mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica clicando aqui! Neste texto abordaremos uma série de espécies encontradas nessa importante floresta tropical.
IDH do Brasil
Os indicadores da qualidade de vida da população brasileira.
video icon
Química
Ácidos
A palavra “ácido” vem do latim, “acidus”, que significa azedo. Sabendo disso, seria interessante colocar as coisas na boca para ver se são azedas e poder identificá-las como ácidas? Assista a esse vídeo e tenha essa e outras dúvidas desvendadas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.