Whatsapp icon Whatsapp

As formas variantes ligadas à ortografia

Entre as particularidades referentes à Gramática figura-se à questão da ortografia, que, diga-se de passagem, é motivo de vários questionamentos para muitas pessoas.

Não somente esta, mas como todas as outras, em virtude de tantas regras e algumas exceções, acabam tornando-se estigmatizadas. Para completar, ainda há certas ocorrências em que se permite dupla grafia para determinados vocábulos.

O fato é que, de acordo com o aprimoramento da nossa competência linguística, tais obstáculos tendem a amenizar, visto que, quanto mais praticamos a escrita, mais nos tornamos aptos para colocar em prática os requisitos preconizados pelo padrão formal da linguagem.

Algumas até não concebidas e não praticadas entre nós, mas que na verdade existem e precisam fazer parte do nosso conhecimento enquanto interlocutores imersos em um sistema social.

No intento de mantermos constantemente informados sobre as peculiaridades ligadas aos fatos da língua, constataremos a seguir uma relação com as formas variantes pertencentes a algumas palavras:


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Bom dia: com ou sem hífen?
Deseja ampliar ainda mais sua competência linguística? Então clique e confira se “bom dia” se escreve com ou sem hífen.
Por que, por quê, porque e porquê: como usar?
Clique aqui e saiba qual é o uso de cada um dos porquês (por que, por quê, porque e porquê). Veja exemplos.