Ascendência e descendência
Ascendência e descendência são termos que comumente integram nosso léxico (vocabulário que utilizamos no dia a dia). Contudo, assim como grande parte dos casos de homonímia e paronímia, os quais são alvos de alguns desvios, sobretudo pela troca de uma forma pela outra, tais vocábulos não ficaram aquém dos acontecimentos.
Ouvimos muito por aí que fulano (a) tem descendência alemã.
Pois bem, de modo a ampliarmos nosso conhecimento acerca da semântica das palavras, característica relativa ao significado que elas apresentam, bem como para evitarmos possíveis enganos, conheceremos as peculiaridades que norteiam os substantivos em questão.
Ascendência diz respeito à linha de gerações anteriores a uma determinada pessoa ou a uma determinada família. Nesse sentido, podemos afirmar que se trata da origem, ou seja, ascendentes relacionados aos pais, avós e bisavós.
Agora, descendência se refere àqueles que vierem depois de uma determinada pessoa, isto é, a prole. Assim sendo, representando esse conjunto, aparecem os filhos, netos, bisnetos, e assim sucessivamente.
Em face desses pressupostos, torna-se necessário voltarmos ao exemplo no qual nos baseamos. Assim, correto é dizermos que fulano (a) tem ascendência alemã, pois ele (a) descende de alemães.