Bastante ou bastantes?
Bastante, assim como dormente, ouvinte, falante, crente, existente, e assim por diante, vem dos verbos bastar, dormir, ouvir, falar, crer, existir.
Quanto à concordância, bastante pode ser advérbio e será invariável, tendo significado equivalente a “muito”. Ou então, será adjetivo e, portanto, concordará com o substantivo a que estiver se referindo.
Não é muito comum vermos o emprego de bastantes, mas o certo é que sempre quando vier como adjetivo, concordará em número (singular ou plural) com o substantivo. Assim, orações como: Nós tivemos bastante chances de concorrer, Teremos bastante comidas para serem servidas, Não há bastante cadeiras nessa sala, Você tem bastante livros, Estou com bastante problemas para resolver, não estão sendo empregadas corretamente!
Muitas vezes, as pessoas não dizem “bastantes” dessa forma, no plural, por achar que o termo, por si só, já incita algo abundante.
Já como advérbio, ou seja, quando modifica adjetivo, verbo ou outro advérbio, “bastante” não varia e é indicativo de intensidade: Eles estão muito/bastante felizes, Ela fala bastante/muito, Eles gostaram muito/bastante deles, etc.
Na dúvida, é só colocar “muito” antes da palavra, ou seja, no lugar de “bastante”. Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”.
Veja:
Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.
Agora:
Estou muito feliz e Estou bastante feliz.
Portanto, quando você não souber se coloca “bastante” no plural, é só substituir por “muito” e pronto!