Bimensal ou bimestral?
Atenção, o Mundo Educação quer fazer uma perguntinha interessante para você:
Afinal, qual é a forma correta, bimensal ou bimestral? Você já se perguntou sobre essa curiosidade semântica ou esse era um questionamento que havia lhe passado despercebido? Pois bem, a questão rende uma boa análise sobre a evolução da língua portuguesa, acompanhe!
O fato é que as duas formas existem e ambas estão corretas. Contudo, é um equívoco classificá-las como sinônimos, pois, apesar de serem parecidas, elas guardam em si significados divergentes. A confusão acontece porque antigamente não havia distinção entre elas, por isso era comum consultar os verbetes no dicionário e encontrar para ambas a mesma definição. Em uma rápida análise, é possível notar que bimensal e bimestral apresentam o mesmo prefixo, -bi, e derivam de uma mesma palavra, mês. Esse parentesco etimológico resultou em confusão, já que muitas pessoas costumam atribuir aos dois vocábulos o mesmo valor semântico.
Felizmente, a língua, mostrando-se viva e aproveitando-se da duplicidade de formas das palavras bimensal e bimestral, logo tratou de encontrar diferenças semânticas entre elas. Se antes elas eram sinônimos, hoje devem ser utilizadas em situações específicas. Observe o significado das palavras bimensal e bimestral conforme o registro do Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira:
Bimensal: Adjetivo. Que aparece ou se faz duas vezes por mês.
Bimestral: Adjetivo. Que dura dois meses, ou aparece ou se faz de dois em dois meses.
Bimensal é algo que acontece duas vezes ao mês. Já bimestral refere-se a um evento que ocorre de dois em dois meses.
Observe as palavras aplicadas em frases:
1 - A inspeção da vigilância sanitária nos bares da capital é bimensal.
2- A inspeção da vigilância sanitária nos bares da capital é bimestral.
Na primeira ocorrência, podemos concluir, agora que já sabemos sobre as diferenças entre bimensal e bimestral, que a inspeção da vigilância sanitária ocorre duas vezes ao mês no estabelecimento. Na segunda ocorrência, concluímos que a inspeção da vigilância sanitária no estabelecimento acontece bimestralmente, isto é, de dois em dois meses, pois é essa a sua validade.
Sendo assim, a questão “bimensal e bimestral” não é um exemplo de sinonímia, embora dicionários mais antigos e menos atentos aos usos do português no Brasil insistam no erro. Os falantes da língua portuguesa já perceberam as diferenças entre os dois adjetivos e há muito fazem as devidas distinções, utilizando-os em situações específicas na comunicação.