Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Dúvidas de vocabulário
  4. Bimensal ou bimestral?

Bimensal ou bimestral?

Afinal, qual é a forma correta, bimensal ou bimestral? É preciso ficar atento aos significados das palavras para não cometer equívocos linguísticos.

Atenção, o Mundo Educação quer fazer uma perguntinha interessante para você:

Afinal, qual é a forma correta, bimensal ou bimestral? Você já se perguntou sobre essa curiosidade semântica ou esse era um questionamento que havia lhe passado despercebido? Pois bem, a questão rende uma boa análise sobre a evolução da língua portuguesa, acompanhe!

O fato é que as duas formas existem e ambas estão corretas. Contudo, é um equívoco classificá-las como sinônimos, pois, apesar de serem parecidas, elas guardam em si significados divergentes. A confusão acontece porque antigamente não havia distinção entre elas, por isso era comum consultar os verbetes no dicionário e encontrar para ambas a mesma definição. Em uma rápida análise, é possível notar que bimensal e bimestral apresentam o mesmo prefixo, -bi, e derivam de uma mesma palavra, mês. Esse parentesco etimológico resultou em confusão, já que muitas pessoas costumam atribuir aos dois vocábulos o mesmo valor semântico.

Felizmente, a língua, mostrando-se viva e aproveitando-se da duplicidade de formas das palavras bimensal e bimestral, logo tratou de encontrar diferenças semânticas entre elas. Se antes elas eram sinônimos, hoje devem ser utilizadas em situações específicas. Observe o significado das palavras bimensal e bimestral conforme o registro do Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bimensal: Adjetivo. Que aparece ou se faz duas vezes por mês.

Bimestral: Adjetivo. Que dura dois meses, ou aparece ou se faz de dois em dois meses.


Bimensal é algo que acontece duas vezes ao mês. Já bimestral refere-se a um evento que ocorre de dois em dois meses.

Observe as palavras aplicadas em frases:

1 - A inspeção da vigilância sanitária nos bares da capital é bimensal.

2- A inspeção da vigilância sanitária nos bares da capital é bimestral.

Na primeira ocorrência, podemos concluir, agora que já sabemos sobre as diferenças entre bimensal e bimestral, que a inspeção da vigilância sanitária ocorre duas vezes ao mês no estabelecimento. Na segunda ocorrência, concluímos que a inspeção da vigilância sanitária no estabelecimento acontece bimestralmente, isto é, de dois em dois meses, pois é essa a sua validade.

Sendo assim, a questão “bimensal e bimestral” não é um exemplo de sinonímia, embora dicionários mais antigos e menos atentos aos usos do português no Brasil insistam no erro. Os falantes da língua portuguesa já perceberam as diferenças entre os dois adjetivos e há muito fazem as devidas distinções, utilizando-os em situações específicas na comunicação.

Antigamente, os dicionaristas atribuíam às palavras bimensal e bimestral a mesma carga semântica, embora elas não fossem um exemplo de sinonímia.
Antigamente, os dicionaristas atribuíam às palavras bimensal e bimestral a mesma carga semântica, embora elas não fossem um exemplo de sinonímia.
Publicado por: Luana Castro Alves Perez
Assuntos relacionados
Despercebido ou desapercebido, apesar de certas semelhanças, denotam sentidos distintos
Despercebido ou desapercebido?
Despercebido ou desapercebido não são palavras sinônimas, haja vista que cada uma delas possui sentidos distintos.
Casos pontuais revelam que a ambiguidade prejudica a clareza da mensagem
Casos de ambiguidade
Esteja atento! A ambiguidade se revela por casos específicos, demarcados aqui, neste espaço!