Classificação dos verbos
A classificação dos verbos é feita quanto à conjugação (regulares, irregulares, anômalos, defectivos ou abundantes), quanto à transitividade (transitivos diretos, transitivos indiretos, bitransitivos ou intransitivos), quanto à função (principais ou auxiliares) e quanto ao sentido (de ligação ou de ação).
Leia também: Verbos — mais detalhes sobre essa importante classe gramatical
Resumo sobre classificação dos verbos
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A classificação dos verbos é feita quanto à conjugação, quanto à transitividade, quanto à função e quanto ao sentido.
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Quanto à conjugação, os verbos são regulares, irregulares, anômalos, defectivos ou abundantes.
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Quanto à transitividade, os verbos são transitivos diretos, transitivos indiretos, bitransitivos (diretos e indiretos) ou intransitivos.
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Quanto à função, os verbos são principais ou auxiliares.
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Quanto ao sentido, os verbos são de ligação ou de ação.
Qual é a classificação dos verbos?
A classificação dos verbos é feita de acordo com a forma como são conjugados (se de forma regular ou irregular), com a predicação (ou seja, com a ausência ou presença de complementos), com a função semântica (isto é, a função que têm na frase de acordo com seu sentido) ou com quanto ao sentido (com o que expressa na oração).
Classificação dos verbos quanto à conjugação
A classificação de verbos a partir da conjugação tem a ver com a forma da palavra, ou seja, com o quanto a estrutura da palavra muda quando aquele verbo é conjugado. Nesse sentido, os verbos podem ser regulares, irregulares, anômalos, defectivos ou abundantes.
→ Verbos regulares
Os verbos regulares são os verbos cuja conjugação segue uma mesma forma padrão, sem alterações no radical e com desinências previsíveis, ou seja, com a mesma terminação. Veja:
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1ª conjugação (verbos terminados em -ar):
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eu canto |
eu falo |
eu amo |
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tu cantas |
tu falas |
tu amas |
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ele/ela canta |
ele/ela fala |
ele/ela ama |
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nós cantamos |
nós falamos |
nós amamos |
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vós cantais |
vós falais |
vós amais |
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eles/elas cantam |
eles/elas falam |
eles/elas amam |
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2ª conjugação (verbos terminados em -er):
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eu varro |
eu vendo |
eu como |
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tu varres |
tu vendes |
tu comes |
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ele/ela varre |
ele/ela vende |
ele/ela come |
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nós varremos |
nós vendemos |
nós comemos |
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vós varreis |
vós vendeis |
vós comeis |
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eles/elas varrem |
eles/elas vendem |
eles/elas comem |
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3ª conjugação (verbos terminados em -ir):
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eu parto |
eu divido |
eu assisto |
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tu partes |
tu divides |
tu assistes |
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ele/ela parte |
ele/ela divide |
ele/ela assiste |
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nós partimos |
nós dividimos |
nós assistimos |
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vós partis |
vós dividis |
vós assistis |
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eles/elas partem |
eles/elas dividem |
eles/elas assistem |
Acesse também: Verbos regulares — mais detalhes sobre essa classificação dos verbos
→ Verbos irregulares
Os verbos irregulares são os verbos que não seguem o modelo padrão de conjugação, apresentando algumas alterações na desinência ou no radical do verbo quando são conjugados. Veja como algumas formas conjugadas dos verbos “dar”, “fazer” e “cobrir” apresentam irregularidades em suas formas, apontadas com asterisco:
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eu dou* |
eu faço* |
eu cubro* |
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tu dás* |
tu fazes |
tu cobres |
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ele/ela dá* |
ele/ela faz* |
ele/ela cobre |
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nós damos |
nós fazemos |
nós cobrimos |
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vós dais |
vós fazeis |
vós cobris |
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eles/elas dão* |
eles/elas fazem |
eles/elas cobrem |
Confira também: Verbos irregulares — mais detalhes sobre essa classificação dos verbos
→ Verbos anômalos
Os verbos anômalos são um tipo específico de verbos irregulares que apresentam alterações profundas nos radicais de sua conjugação. Em outras palavras, o radical varia quase completamente em diferentes tempos e modos verbais. Gramáticos tradicionais consideram apenas dois verbos como anômalos: “ser” e “ir”. Observe como esses verbos apresentam variações profundas em diferentes tempos verbais, muitas vezes tendo um radical diferente daquele na forma do infinitivo (“ser” e “ir”), apontadas com asterisco:
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Verbo “ser”:
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eu sou* |
eu fui* |
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tu és* |
tu foste* |
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ele/ela é* |
ele/ela foi* |
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nós somos* |
nós fomos* |
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vós sois* |
vós fostes* |
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eles/elas são* |
eles/elas foram* |
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Verbo “ir”:
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eu vou* |
eu fui* |
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tu vais* |
tu foste* |
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ele/ela vai* |
ele/ela foi* |
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nós vamos* |
nós fomos* |
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vós ides* |
vós fostes* |
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eles/elas vão* |
eles/elas foram* |
Veja também: Verbos anômalos — mais detalhes sobre essa classificação dos verbos
→ Verbos defectivos
Os verbos defectivos são os verbos que não têm todas as formas da conjugação, ou seja, apresentam algumas “lacunas” em certas formas conjugadas. São verbos como “abolir”, “colorir”, “demolir” e “falir”. Veja a conjugação dos verbos “colorir” e “falir” no tempo presente do modo indicativo, observando que há algumas formas que não apresentam conjugação:
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tu colores |
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ele/ela colore |
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nós colorimos |
nós falimos |
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vós coloris |
vós falis |
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eles/elas colorem |
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Leia também: Verbos defectivos — mais detalhes sobre essa classificação dos verbos
→ Verbos abundantes
Os verbos abundantes são os verbos que têm mais de uma forma de conjugação possível em certos casos. Muitas vezes, isso ocorre na forma do particípio, como no verbo “imprimir” (“impresso” e “imprimido”), “aceitar” (“aceito” e “aceitado”) e “salvar” (“salvo” e “salvado”). Porém, também há casos de mais de uma forma verbal em tempos verbais. Veja:
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Verbo “haver”: Tempo presente do modo indicativo
Nós havemos / Nós hemos
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Verbos terminados em -zer ou -zir: Modo imperativo afirmativo
Dize tu / diz tu
Faze tu / faz tu
Traze tu / traz tu
Confira também: Verbos abundantes — mais detalhes sobre essa classificação dos verbos
Classificação dos verbos quanto à transitividade
A classificação de verbos a partir da transitividade tem a ver com os complementos daquele verbo, ou seja, se ele precisa ou não de objetos para completar o seu sentido.
→ Verbos intransitivos
Os verbos intransitivos são os verbos que têm sentido completo na oração, sem precisar de complemento. Veja as orações a seguir, com verbos que não precisam de complemento para serem completamente entendidos:
Sujeito + Verbo
Nevou!
Ele já chegou?
Minha mãe chorou muito ontem…
Importante: Os verbos intransitivos podem ser acompanhados de adjuntos adverbiais, como no caso da última oração, mas não precisam dos adjuntos para terem sentido completo.
Confira também: Verbos intransitivos — mais detalhes sobre essa classificação dos verbos
→ Verbos transitivos diretos
Os verbos transitivos diretos são os verbos que precisam de um complemento para que o sentido esteja completo. Esses verbos ligam-se ao complemento sem preposição. Veja nos casos a seguir como os verbos “ter”, “ver” e “criar” precisam de um complemento para terem sentido completo na oração:
Sujeito + Verbo + Objeto direto
Eu tenho muitos livros.
Nós vemos alguns filmes no mês passado.
Eles criaram tantas histórias juntos…
Saiba mais: Verbos transitivos diretos — mais detalhes sobre essa classificação dos verbos
→ Verbos transitivos indiretos
Os verbos transitivos indiretos são verbos que também precisam de complemento, mas ligam-se a eles de forma indireta, por meio de preposição. É o caso dos verbos “gostar”, “confiar” e “ir” a seguir:
Sujeito + Verbo + Preposição + Objeto indireto
Minha família gosta de grandes almoços.
Nós confiamos em sua equipe.
Eu fui até o parque ontem.
→ Verbos bitransitivos
Verbos bitransitivos são verbos transitivos diretos e indiretos, ou seja, aqueles que apresentam dois complementos: um objeto direto (sem preposição) e um objeto indireto (com preposição). Veja como os verbos “entregar”, “contar” e “explicar” apresentam dois complementos nas orações a seguir:
Sujeito + Verbo + Objeto direto + Preposição + Objeto indireto
As crianças entregarão os presentes aos pais durante o evento.
Minhas irmãs contaram tudo da viagem para mim.
Vocês explicariam o ocorrido ao gerente da loja?
Classificação dos verbos quanto à função
A classificação de verbos a partir da função tem a ver com a função do verbo na oração, ou seja, se o verbo carrega o sentido principal da oração ou se auxilia outro verbo.
→ Verbos principais
Os verbos principais são os verbos que carregam o sentido principal da oração. Veja:
Meus cachorros amam brinquedos.
Nós viajaremos para onde?
Machado de Assis escreveu esse livro.
→ Verbos auxiliares
Os verbos auxiliares são os verbos que ajudam a formar locuções verbais, indicando tempo, modo ou voz do verbo principal. Veja:
Verbo auxiliar + verbo principal
Meus cachorros estavam amando o brinquedo.
Nós vamos viajar para onde?
Esse livro foi escrito por Machado de Assis.
Classificação dos verbos quanto ao sentido
A classificação de verbos a partir do sentido tem a ver com o sentido do verbo na oração, ou seja, de acordo com o que o verbo expressa na oração.
→ Verbos de ligação
Os verbos de ligação são verbos que expressam estado, qualidade ou condição do sujeito. Esses verbos ligam o sujeito a um predicativo, ou seja, um adjetivo. São verbos como “ser”, “estar”, permanecer”, “ficar” etc. Veja nos casos a seguir como os verbos indicam um estado ou uma qualidade do sujeito:
Ela é inteligente.
Nós permanecemos em silêncio por um bom tempo.
Eu ando meio desligado…
Confira também: Verbos de ligação — mais detalhes sobre essa classificação dos verbos
→ Verbos de ação
Os verbos de ação são verbos que indicam uma ação propriamente dita, como uma atividade, um processo ou um fenômeno realizado ou sofrido pelo sujeito. Veja:
Vocês dormiram a tarde inteira.
Vamos construir um foguete incrível!
Corríamos todas as manhãs.
Exercícios resolvidos sobre classificação dos verbos
Questão 1
(Unoesc)
Conjugação verbal é a disposição de todas as formas que o verbo pode assumir ao ser flexionado de acordo com diferentes modos, tempos, pessoas, números e vozes. Para cada conjugação, existe um modelo que indica as formas que as flexões verbais devem assumir na conjugação, cujo modelo é chamado paradigma. De acordo com a relação que os verbos estabelecem com os paradigmas, eles podem ser classificados em: regulares, irregulares, defectivos e abundantes.
Identifique e assinale a alternativa em que há um verbo regular, um irregular, um defectivo, respectivamente nesta ordem.
A) saber, fazer, aprender.
B) vender, reaver, trazer.
C) ver, escrever, condoer.
D) beber, dizer, precaver.
Resolução:
Alternativa D.
O verbo “beber” é regular, ou seja, apresenta conjugação padrão, diferente dos verbos “saber” e “ver” (excluindo as alternativas A e C). O verbo “dizer” é irregular. O verbo “precaver” é defectivo, ou seja, não tem todas as conjugações, diferente do verbo “trazer” (excluindo a alternativa B).
Questão 2
(FGV) Verbos abundantes são aqueles que possuem duas ou mais formas equivalentes, o que ocorre predominantemente nos particípios. Assinale a opção em que o verbo indicado não possui as duas formas apresentadas.
A) aceitar: aceitado e aceito.
B) matar: matado e morto.
C) morrer: morrido e morto.
D) pegar: pegado e pego.
E) chegar: chegado e chego.
Resolução:
Alternativa E.
Diferente dos verbos nas demais alternativas, o verbo “chegar” não tem duplo particípio, sendo aceita apenas a forma “chegado” (não é aceita a forma “chego” como particípio).
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.