Whatsapp icon Whatsapp

Desce redondo ou desce redonda?

Trata-se de um adjetivo adverbializado, por isso “desce redondo”
Trata-se de um adjetivo adverbializado, por isso “desce redondo”

Entre os anúncios publicitários de que temos conhecimento, um deles parece se apresentar com uma notável familiaridade, dada a recorrência manifestada nos meios de comunicação de uma forma geral. Ele, por sua vez, manifesta-se por “Skol, a cerveja que desce redondo”. Pois bem, reativemos nosso conhecimento relacionado à concordância nominal, uma vez que ele nos revela que o adjetivo concorda em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo a que se refere. Dessa forma, perguntamos: Por que “redondo” e não “redonda”, haja vista que o substantivo se caracteriza pelo gênero feminino: cerveja?

Eis que tal exemplo tão bem confere o suporte necessário para a nossa discussão, pois precisamos estar conscientes de que o adjetivo redondo não modifica o substantivo, mas sim o verbo descer (desce). Tem-se então que “redondo” caracteriza a forma como a bebida desce, ou seja, ela desce redondamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vamos, portanto, a outro exemplo que também apresenta as mesmas características, representado por “A vida passa rápido ou a vida passa rápida”? A conclusão a que se chega é que a vida passa rapidamente, representando a forma, o modo como se dá tal passagem. Dessa forma, o correto é afirmarmos que a vida passa rápido.

Caro(a) usuário(a), mediante os pressupostos aqui elencados, saiba que em ambos os exemplos firmados – a vida passa rápido e a cerveja que desce redondo, manifesta-se uma ocorrência linguística em que o adjetivo, em se tratando de algumas circunstâncias, tais como essa demarcada, atua como advérbio, classificando-se com adjetivo adverbializado.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Pressupostos específicos demarcam a concordância entre palavras que indicam cor
Concordância entre palavras que indicam cor
Alguma dúvida acerca da concordância entre palavras que indicam cor? Sane-a por meio de apenas um clique!
Regras específicas demarcam a concordância do numeral ordinal com o substantivo
Numeral ordinal com substantivo: como se dá a concordância?
Como se dá a concordância do numeral ordinal com o substantivo? Caso deseje conhecer um pouco mais sobre esse assunto é só clicar!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.