Implantação e implementação
A paronímia, fenômeno da língua portuguesa, geralmente provoca muitas dores de cabeça nos falantes, principalmente na hora de escrever uma redação. É normal confundir as palavras parônimas, visto que elas apresentam similaridades fonéticas e ortográficas. Contudo, essa confusão pode prejudicar a construção de sentidos do texto, ocasionando desvios linguísticos como a ambiguidade.
Como então evitar tropeços gramaticais relacionados com a paronímia? Para combater o inimigo, nada melhor do que conhecê-lo, não é mesmo? Existe uma infinidade de palavras parecidas na língua portuguesa, mas é indispensável conhecer pelo menos aquelas que são mais frequentes em nosso discurso, como as palavras implantação e implementação. As duas estão corretas e, apesar das semelhanças, guardam significados diversos, devendo ser utilizadas em contextos comunicacionais específicos. Fique atento à explicação:
Quando e como usar os termos implantação e implementação:
→ Implantação:
A implantação da nova lei causou desconforto entre os parlamentares.
O prefeito implantou novas creches nos bairros da região norte.
A paciente precisou implantar novos dentes.
Como você viu, a palavra implantação foi utilizada com o sentido de implantar algo, introduzir, estabelecer uma novidade. Trata-se de um substantivo feminino formado a partir de derivação prefixal: o prefixo im- foi acrescentado ao verbo plantar, alterando assim sua significação.
Para que algo seja implementado (executado), antes é preciso que ele seja implantado (criado, introduzido)
→ Implementação:
As leis serão implementadas a partir do segundo semestre.
A empresa implementou o projeto implantado no ano anterior.
Os pais implementaram a mesada dos filhos.
Nos exemplos que você acabou de ler, o termo implementação foi utilizado para conferir sentido de pôr algo em prática, assegurar a realização de alguma coisa, executar. A palavra implementação é formada pelo radical implementar acrescido do sufixo -ação, alterando assim seu sentido original. Se, apesar da explicação, as dúvidas persistirem, lembre-se de que antes que algo seja implementado, primeiramente é necessário que haja a implantação. Por exemplo, uma lei precisa ser implantada, ou seja, promulgada, sancionada, para só então ser implementada, isto é, executada.