Whatsapp icon Whatsapp

Implantação e implementação

Implantação e implementação são palavras parônimas que podem provocar desvios linguísticos e, consequentemente, prejuízos para a construção de sentidos.
Implantação e implementação são palavras parônimas, ou seja, apresentam pronúncia e ortografia parecidas, mas significados diferentes
Implantação e implementação são palavras parônimas, ou seja, apresentam pronúncia e ortografia parecidas, mas significados diferentes

A paronímia, fenômeno da língua portuguesa, geralmente provoca muitas dores de cabeça nos falantes, principalmente na hora de escrever uma redação. É normal confundir as palavras parônimas, visto que elas apresentam similaridades fonéticas e ortográficas. Contudo, essa confusão pode prejudicar a construção de sentidos do texto, ocasionando desvios linguísticos como a ambiguidade.

Como então evitar tropeços gramaticais relacionados com a paronímia? Para combater o inimigo, nada melhor do que conhecê-lo, não é mesmo? Existe uma infinidade de palavras parecidas na língua portuguesa, mas é indispensável conhecer pelo menos aquelas que são mais frequentes em nosso discurso, como as palavras implantação e implementação. As duas estão corretas e, apesar das semelhanças, guardam significados diversos, devendo ser utilizadas em contextos comunicacionais específicos. Fique atento à explicação:

Quando e como usar os termos implantação e implementação:

→ Implantação:

A implantação da nova lei causou desconforto entre os parlamentares.

O prefeito implantou novas creches nos bairros da região norte.

A paciente precisou implantar novos dentes.

Como você viu, a palavra implantação foi utilizada com o sentido de implantar algo, introduzir, estabelecer uma novidade. Trata-se de um substantivo feminino formado a partir de derivação prefixal: o prefixo im- foi acrescentado ao verbo plantar, alterando assim sua significação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que algo seja implementado (executado), antes é preciso que ele seja implantado (criado, introduzido)
Para que algo seja implementado (executado), antes é preciso que ele seja implantado (criado, introduzido)

→ Implementação:

As leis serão implementadas a partir do segundo semestre.

A empresa implementou o projeto implantado no ano anterior.

Os pais implementaram a mesada dos filhos.

Nos exemplos que você acabou de ler, o termo implementação foi utilizado para conferir sentido de pôr algo em prática, assegurar a realização de alguma coisa, executar. A palavra implementação é formada pelo radical implementar acrescido do sufixo -ação, alterando assim seu sentido original. Se, apesar da explicação, as dúvidas persistirem, lembre-se de que antes que algo seja implementado, primeiramente é necessário que haja a implantação. Por exemplo, uma lei precisa ser implantada, ou seja, promulgada, sancionada, para só então ser implementada, isto é, executada.

Publicado por Luana Castro Alves Perez

Artigos Relacionados

Ambiguidade
Saiba o que é ambiguidade e quais são os tipos de ambiguidade existentes. Veja exemplos e a diferença entre ambiguidade e polissemia.
Parônimos e Homônimos
Você sabe o que são parônimos e homônimos? Clique aqui e descubra!
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.