Inicial minúscula em substantivos compostos
Por meio do texto “Uso de letras maiúsculas e minúsculas”, você pôde se certificar acerca das características que demarcam o assunto em questão. Um deles, aqui ressaltado de forma específica, faz referência a nomes próprios, que são retratados com letra maiúscula de uma forma geral, aspecto esse compreensível desde os mais remotos aprendizados. Pois bem, o artigo em questão tem por finalidade fazer algumas abordagens acerca de uma situação em que tais pressupostos não se fazem prevalecer, mais especificamente em se tratando dos substantivos compostos.
Dessa forma, no sentido de ampliar sua competência linguística, sobretudo em se tratando de situações específicas de interlocução, analise alguns exemplos em que o assunto em questão se manifesta.
Tendo em vista o sentido literal de determinadas palavras, observe algumas a seguir:
*maria vai com as outras
*deus nos acuda
*calcanhar de aquiles
castanha-do-pará
tigre-de-bengala
coco-da-baía
canário-do-ceará
deus-dará
porco-da-índia
joão-de-barro...
Veja que, aqui, palavras que normalmente seriam grafadas com letra maiúscula (Deus, Ceará, Pará, etc.), estão grafadas com letras minúsculas. Outro aspecto, ao qual também devemos nos ater, diz respeito às palavras demarcadas com o asterisco, uma vez grafadas sem o hífen em virtude das regras oriundas do Novo Acordo Ortográfico. Antes dele todas elas eram assim descritas:
maria-vai-com-as-outras / deus-nos-acuda/calcanhar-de-aquiles.