Morfossintaxe do adjetivo
![A morfossintaxe do adjetivo resulta do fato de essa classe gramatical desempenhar distintas funções](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo_legenda/102220e6fea62ad10228a9d6d2fe6baf.jpg)
Falar sobre morfossintaxe significa, sobretudo, fazer alusão aos estudos morfológicos e sintáticos de forma simultânea. Partindo desse pressuposto, no intuito de ampliarmos nossos conhecimentos, bem como checarmos acerca de alguns conceitos antes apreendidos, visitemos o texto “O estudo morfossintático das palavras”
Pois bem, por meio dos pressupostos lá elencados, constatamos que uma mesma palavra, a depender do contexto oracional em que ela estiver demarcada, pode assumir funções sintáticas distintas, como é o que ocorre com o adjetivo. Nesse sentido, concretizemos, pois, nossa proposta atribuída ao artigo em questão: compreender acerca da morfossintaxe do adjetivo. Eis, portanto, algumas elucidações:
* Adjunto adnominal – Assim se materializa quando acompanha diretamente o substantivo de uma forma direta, sem ser mediado pelo verbo. Vamos a alguns exemplos:
Os alunos esforçados obtiveram um bom resultado nas avaliações.
O carinho de mãe é essencial nas relações humanas.
Adoramos as comidas típicas daquele lugar.
Inferimos que os termos que se encontram em destaque, ora representado, respectivamente, por um adjetivo, locução adjetiva e adjetivo novamente, caracterizam-se como adjuntos adnominais.
* Predicativo do sujeito – Ocupa tal classificação quando se refere ao sujeito da oração pela mediação ou não de um verbo de ligação. Vamos aos exemplos:
Os garotos são educados.
Os turistas entraram alegres na pousada.
Constatamos que os adjetivos “educados” e “alegres” conferem uma característica aos sujeitos “os garotos” e “os turistas”.
* Predicativo do objeto – Tal função se manifesta em virtude de fazer referência ao objeto mediante um verbo transitivo, ou seja, aquele que requer um complemento. Eis os exemplos que ilustram a ocorrência em questão:
Aplaudimos os alunos veteranos.
Lemos as narrativas fantásticas.
Identificamos que ambos os complementos “os alunos” e “as narrativas” apresentam-se caracterizados pelos adjetivos “veteranos” e “fantásticas”.
Artigos Relacionados
![Matemática do Zero | Terno Pitagórico "Matemática do Zero | Terno Pitagórico" escrito sobre fundo azul](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2023/07/matematica-do-zero-terno-pitagorico.jpg)
Últimas notícias
Outras matérias
![Leptospirose Pessoa com as pernas na água](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/1-leptospirose.jpg)
![Inglês fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/ingles.jpg)
![Regra de três três dedos levantados](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/regra-de-tres.jpg)