O coletivo de alguns substantivos – Casos interessantes
Ao se deparar com o termo “coletivo”, momentaneamente, este lhe remete a alguma noção? Certamente, pois nossa experiência enquanto conhecedores dos fatos linguísticos revela tratar-se de uma das particularidades relacionadas à classe gramatical ora representada pelos substantivos.
E, por dessa forma se ressaltar, sabemos que a principal característica demarcada pelo assunto em questão é o fato de que, embora o substantivo esteja no singular, ele pode representar uma multiplicidade de outros seres, todos da mesma espécie, como é o caso de alcateia, coletivo de lobos; batalhão, de soldados, entre tantos outros.
Com base nesses pressupostos, o artigo que ora se evidencia, tem por finalidade o destaque de alguns casos não muito comuns, chegando até a parecerem estranhos perante nossa compreensão. Assim sendo, analisemo-los:
bolaço – de dinheiro enfiada – de mentira atilho- de espiga de milho batelada – de arroz panapaná – de borboletas chusma – de gente récova, récua – de animais de carga, de cavalgadura cambada – de cebola nuvem- de insetos farândola - muitos mendigos tertúlia - parentes em reunião prelatura- grupo de bispos cartuchame - de cartucho choldra - de malfeitores, canalhas correição - de formigas trabalhando xiloteca - de amostra de espécies de madeiras para estudos florestais |
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras