Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Classe de palavras
  4. Pronomes
  5. O (s) e a (s) como demonstrativos

O (s) e a (s) como demonstrativos

Os pronomes o (s) e a (s) integram a classe dos pronomes oblíquos. Contudo, indo além dos fatos gramaticais, constatamos que esses mesmos pronomes, na qualidade de pronomes substantivos, podem, também, ocupar o lugar de demonstrativos. Assim, para que possamos nos inteirar acerca das peculiaridades que norteiam o assunto em questão, relembremos, pois, o conceito de pronomes substantivos.

Tais pronomes representam aqueles que substituem o substantivo, de modo a fazer com que o discurso não se torne repetitivo. Assim sendo, certifiquemo-nos de algumas situações nas quais se evidencia a ocorrência linguística posta em discussão:

* Nos casos em que eles aparecem determinados por uma oração ou, em casos raros, por uma expressão adjetiva, denotando o sentido de “aquele (s), aquela (s) e aquilo”. Analisemos o seguinte enunciado:

O bom filho obedece aos pais. O que não possui uma estrutura familiar fica à mercê do próprio destino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há de se constatar que o pronome “o”, que se encontra em destaque, além de poder ser substituído por “aquele”, ainda apresenta uma função substantiva, substituindo o vocábulo “filho” –classificado como um substantivo.  

* Nos casos em que os pronomes o (s) e a (s), podendo ser substituídos por “isto, isso e aquilo”, exercem as funções sintáticas de objeto direto ou predicativo, fazendo referência a um substantivo, adjetivo, ao sentido geral de uma frase ou a um termo dela. Vejamos outros exemplos:

Não pense que o anúncio não era importante, pois o era.
A ideia que tinhas a meu respeito, conhecia-a de longos tempos. 

Os pronomes o (s) e a (s), na qualidade de pronomes substantivos, atuam também como demonstrativos
Os pronomes o (s) e a (s), na qualidade de pronomes substantivos, atuam também como demonstrativos
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assuntos relacionados
Há uma diferença entre os pronomes substantivos e os pronomes adjetivos. Estes acompanham o substantivo e aqueles o substituem
Pronomes substantivos e Pronomes adjetivos
Os pronomes substantivos substituem o substantivo e os pronomes adjetivos acompanham o substantivo. Confira aqui alguns pressupostos!
Próclise - Mesóclise - Ênclise
Dúvidas quanto ao uso da ênclise, próclise e mesóclise? Clique aqui e conheça mais!
Um estudo acerca dos pronomes “este”, “esse” e “aquele”
Apreenda como empregá-los corretamente em apenas um clique!
O uso do pronome “cujo” se encontra submetido a critérios específicos
Uso do pronome cujo
Alguns aspectos linguísticos incidem no uso do pronome cujo, manifestado, sobretudo, na linguagem escrita. Saiba mais sobre esse assunto ao clicar aqui!