Whatsapp icon Whatsapp

Pronomes substantivos e Pronomes adjetivos

Há uma diferença entre os pronomes substantivos e os pronomes adjetivos. Estes acompanham o substantivo e aqueles o substituem
Há uma diferença entre os pronomes substantivos e os pronomes adjetivos. Estes acompanham o substantivo e aqueles o substituem

Entre as classe gramaticais há aquelas dotadas de uma certa complexidade, como é o caso dos verbos, substantivos e dos pronomes. Eles se revelam como o termo que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o às três pessoas do discurso – tanto no singular (eu, tu, ele/ela), quanto no plural (nós, vós, eles/elas). 

Contudo, são constituídos de outros pormenores, como é o caso de suas muitas subclassificações: demonstrativos, pessoais, de tratamento, interrogativos, relativos, entre outros. Assim, com base em tal prerrogativa, o artigo em evidência tem por objetivo abordar mais uma delas: os pronomes adjetivos e substantivos. Sendo assim, vejamos:

Os pronomes substantivos são aqueles que substituem o substantivo, de modo a evitar possíveis repetições que porventura tornam o discurso enfadonho, sem qualidade. Dessa forma, observemos o exemplo que segue:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Meu amigo é um companheiro de todas as horas, mas parece que o seu não é.

Constatamos que o pronome possessivo “seu” teve a função de substituir o substantivo “amigo”. Razão pela qual ele assim se classifica. Agora, aproveitando esse mesmo exemplo, analisemos:

Meu amigo é um companheiro de todas as horas.

Notamos que o pronome em destaque acompanha o substantivo “amigo”. Diante de tal característica afirmamos que ele se classifica como pronome adjetivo.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Colocação pronominal
Entenda o que é colocação pronominal. Saiba como usar a próclise, a mesóclise e a ênclise, e veja regras e exemplos de cada forma de colocação pronominal.
Pronome átono no início de oração
Você faz uso de pronome átono no início de oração? Se sim ou se não, não deixe de conferir dicas importantíssimas acerca dessa prática linguística!
Pronomes demonstrativos de reforço
Alguns advérbios e as palavras “mesmo e próprio” atuam como pronomes demonstrativos de reforço. Confira os pressupostos que os norteiam!
Próclise - Mesóclise - Ênclise
Dúvidas quanto ao uso da ênclise, próclise e mesóclise? Clique aqui e conheça mais!
Uso do pronome cujo
Alguns aspectos linguísticos incidem no uso do pronome cujo, manifestado, sobretudo, na linguagem escrita. Saiba mais sobre esse assunto ao clicar aqui!
video icon
"Matemática do Zero | Ângulos opostos pelo vértice" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos opostos pelo vértice
Nessa aula veremos o que são ângulos opostos pelo vértice (OPV) e como resolver exercícios desse assunto.