Parênteses
Os parênteses são um par de sinais de pontuação cuja representação é: ( ). Sua finalidade é indicar a rubrica nos textos teatrais escritos e, nos demais gêneros e tipos textuais, é intercalar informações acessórias (observações, significados de siglas ou de palavras, adendos, curiosidades etc.).
Como se escreve PARÊNTESES?
Embora pareça uma pergunta óbvia, há aqui uma peculiaridade: as formas PARÊNTESES e PARÊNTESIS são corretas e sinônimas. Isso significa que, mesmo que a primeira seja mais comum, a segunda também é correta e tem a mesma finalidade.
Leia também: Cinco erros de português cometidos por redatores
Quando usar os parênteses
-
Para indicar RUBRICA:
A rubrica é um recurso utilizado em textos teatrais para substituir o narrador. Por meio dela, oferecem-se ao leitor informações cênicas (cenário, personagens que estão no palco, suas vestimentas, aparência, posição etc.). É um recurso que sempre vem intercalado por parênteses.
Segue abaixo um trecho do texto teatral intitulado “Álbum de Família”, escrito por Nelson Rodrigues, em 1945:
Cena 1
(Palco menor: cena mostra ângulo de um dormitório de colégio. Glória e Teresa entram rindo muito, como se brincassem de esconde-esconde. Ambas em finíssimas camisolas, muito transparentes. São meninas que aparentam 15 anos. Há entre as duas um ambiente de sonho. Quando a música termina, Teresa fala)
TERESA – Você jura?
GLÓRIA – Juro.
TERESA – Por Deus?
GLÓRIA – Claro!
(Nota importante: o sentimento de Teresa é mais ativo; Glória resiste mais ao êxtase)
TERESA – Então, quero ver. Mas, depressa, que a irmã pode vir.
GLÓRIA (erguendo a cabeça) – Juro que...
TERESA (retificando) – Juro por Deus...
GLÓRIA – Juro por Deus...
-
Para introduzir informações acessórias:
Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.). Veja algumas dessas situações:
-
Significado de siglas:
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes.
-
Significados de palavras ou de expressões:
Os parênteses servem para introduzir um adendo (observação, curiosidade ou ideia acessória sobre algo).
-
Possibilidades de leitura:
Qualquer aluno(a) poderá se candidatar ao grêmio estudantil.
O(s) aluno(s) retirado(s) de sala deve(m) procurar a secretaria da escola.
-
Referências bibliográficas:
"O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra sob ferros." (Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social e outros escritos. São Paulo, Cultrix, 1968.)
-
Exemplos:
Países desenvolvidos (como Estados Unidos e China) deveriam fazer mais pela natureza.
-
Ano de nascimento e de morte:
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) é um dos mais importantes poetas contemporâneos do Brasil.
Leia também: Cinco dicas sobre dúvidas verbais
Diferença entre parênteses e travessão
Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo. O travessão, por sua vez, tem finalidade oposta: serve para dar ênfase, para destacar o elemento por ele intercalado.
Veja:
O Brasil – o maior produtor e exportador de carnes do mundo – acaba de lidar com um escândalo sem precedentes envolvendo as maiores empresas de frigorífico do mundo. Além de casos de corrupção, houve denúncias de violação de normas sanitárias e de uso de matéria-prima inapropriada para produção de embutidos.
Observe que, no parágrafo acima, os travessões substituíram as vírgulas que isolavam o aposto explicativo com o intuito de destacar o trecho, ou seja, dar-lhe ênfase.