Whatsapp icon Whatsapp

Silepse e a concordância

A silepse, também conhecida como concordância ideológica, pode ser classificada em três tipos: silepse de gênero, número e pessoa.
A silepse está comumente associada à ideia de erro gramatical, o que não é, necessariamente, uma verdade
A silepse está comumente associada à ideia de erro gramatical, o que não é, necessariamente, uma verdade

Você que estuda sobre a língua portuguesa provavelmente já deve ter ouvido falar na famosa e polêmica figura de construção chamada silepse. Mas, afinal, por que a silepse costuma gerar tantas dúvidas nas concordâncias nominal e verbal? Façamos uma análise.

A silepse é uma palavra de origem grega, variante do latim syllepse, que significa “ação de compreender”. Na silepse, uma palavra discorda de outra, ou seja, não se subordina sintaticamente a ela, deixando-se combinar e concordar com uma ideia associada a essa palavra. É por isso que dizemos que a silepse contraria a concordância formal e lógica, pois preocupa-se em realizar uma concordância ideológica, sofrendo contaminação da significação de palavras ou expressões. A silepse pode ocorrer de três maneiras: silepse de gênero, número e pessoa.

* Silepse de gênero: nota-se que na silepse de gênero haverá discordância entre os gêneros gramaticais, ou seja, entre feminino e masculino de artigos e dos substantivos, substantivos e adjetivos etc. Acontece porque, em muitos casos, o gênero dos substantivos é uma questão gramatical, e não natural. Contudo, se há uma questão de sexo, nesse caso há um gênero específico. Observe os exemplos:

Rio de Janeiro é animada.

(Observe que o adjetivo animada está concordando com a ideia de cidade, elemento que está subentendido na oração).

A Dutra é perigosa.

(“Dutra” é um substantivo do gênero masculino, contudo, por estar subentendida a palavra avenida, a concordância foi feita no feminino).

* Silepse de número: ocorre quando o sujeito é um coletivo e o verbo passa a fazer a concordância no plural. Observe o exemplo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O público chegou cedo para assistir ao show e, devido à demora na abertura dos portões, começaram a forçar a entrada, o que gerou confusão.

(Observe que “público” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “começaram” está no plural.)

* Silepse de pessoa: ocorre quando há discordância entre o sujeito expresso e a pessoa verbal. Observe os exemplos:

O brasileiro, somos patriotas.

(Observe que a flexão verbal somos está concordando com o pronome nós, que não está expresso na oração).

A gente fomos ao shopping.

(A expressão “a gente” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “fomos” está no plural. Essa construção, no entanto, é inadmissível na linguagem escrita).

Para você pensar sobre o tema e reconsiderar aquilo que até então acreditava estar errado — mas que agora se tornou compreensível através do estudo da silepse — uma sábia reflexão do escritor brasileiro, Ferreira Gullar:

"Significa que tudo está certo e que minha antiga professora de português, que me ensinou a fazer análise lógica e gramatical das proposições em língua portuguesa, era uma louca, uma vez que a língua não tem lógica como ela supunha e a gramática é de fato um instrumento de repressão; perdeu seu tempo dona Rosinha ensinando-me que o verbo concorda com o sujeito, e os adjetivos com os substantivos, como também concordam com estes os artigos...

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Figuras de Linguagem - Parte I
Definição, divisão, figuras de sintaxe e exemplos.
Figuras de palavras ou semânticas
Conheça as figuras de palavras. Observe as diferenças existentes entre elas. Aumente a sua capacidade de expressão estilística ao dominar o uso delas.
Figuras de pensamento
Saiba o que são figuras de pensamento e conheça cada uma delas. Veja também vários exemplos e confira os exercícios propostos.
video icon
Professora ao lado do texto"“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?"
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.