Whatsapp icon Whatsapp

Verbos Prezar e Primar: Uma análise linguística

Aí vai uma dica linguística: prezamos algo e primamos por algo
Aí vai uma dica linguística: prezamos algo e primamos por algo

Acerca dos verbos em questão, eis que nos sentimos instigados em indagá-lo(a): VOCÊ PREZA ALGO ou POR  ALGO?

Questionamento esse em que a regência se revela como fator preponderante, e se assim o é, obviamente que se trata da relação que os verbos estabelecem com os complementos, podendo ser intermediada ou não por uma preposição. Nesse sentido, segundo o que nos atesta os aspectos semânticos, o verbo em questão (prezar) se define por “ter apreço”, “valorizar”, “respeitar”. Assim, levando em conta a predicação que a ele atribuímos, a preposição não se faz evidente, portanto, trata-se de um verbo transitivo direto. Nesse sentido, dizemos que alguém preza a paz, a justiça, o sucesso profissional, enfim... Votando, pois, ao questionamento inicial, se você optou pela primeira alternativa, saiba que fez a escolha adequada, ou seja, PREZAMOS ALGO.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto ao verbo primar, a mesma regência (transitivo direto) seria a ele atribuída? Acerca dele podemos afirmar que, segundo as acepções semânticas (significado), esse verbo se define por “notabilizar-se, destacar-se”. Dessa forma, afirmamos que alguém, por exemplo, prima pela beleza interior, pela competência, dedicação, esforço, ou seja, alguém se destaca por...

Ainda se referindo a esse verbo, pode ele fazer referência a “ter primazia”, como ocorre em “Machado de Assis prima entre os escritores da literatura brasileira”. Outro sentido também se revela como evidente, demarcado por “esmerar-se”, podendo ser perfeitamente identificado em construções semelhantes a “ele prima no incentivo que recebe dos familiares em seguir adiante” (esmera-se).

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
video icon
"Revolução Americana" escrito sobre ilustração antiga de várias pessoas reunidas em uma sala
História
Revolução Americana (1776)
Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Revolução América ou Independência das Treze Colônias (1776). Confira também no nosso canal outras informações sobre a História da América.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?