Whatsapp icon Whatsapp

A mulher no mundo colonial

O papel desempenhado pela mulher na colônia não se restringe à dominação.
O papel desempenhado pela mulher na colônia não se restringe à dominação.

Ao falar da condição da mulher na sociedade colonial, vemos que diversas obras apenas enfocam a supremacia determinada por uma sociedade de traço patriarcal. De fato, grande parte das mulheres estava subordinada ao mando de seus pais e maridos. Muitos documentos descreviam episódios de agressão, clausura e perseguição. No entanto, devemos também revelar a participação das mulheres de outras formas que escapam da lógica da dominação.

No período da economia aurífera, os centros urbanos coloniais foram progressivamente tomados por estabelecimentos comerciais que abasteciam a população local. Segundo recentes pesquisas realizadas pela historiadora brasileira Mary Del Priore, uma farta documentação do século XVIII indica que o número de mulheres envolvidas no comércio era bastante significativo. No ano de 1776, o comércio de Vila Rica tinha setenta por cento de seus estabelecimentos administrados por mulheres.

Alguns relatos reforçam outra perspectiva ao falarem dos casos de mulheres que rompiam com a relação matrimonial e buscavam uma vida autônoma. Apesar de moralmente marginalizadas, essas mulheres não deixavam de impressionar pelas estratégias e ações que determinavam a sua sobrevivência em um mundo tomado pela figura masculina. Não raro, a prostituição aparecia como uma forma de sobrevivência à exclusão e à miséria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ambiente doméstico, também podemos ver que a influência feminina poder ser vista no trato com a criadagem ou, até mesmo, na negociação de direitos e tarefas a serem delegadas ou permitidas pelo marido. Além disso, relatos fantasiosos conferiam poder a mulheres capazes de fabricar poções mágicas, invocar orações secretas, rogar pragas ou determinar a cura de doentes. Sendo assim, vemos que o lugar da mulher no ambiente colonial foi mais diverso do que talvez possamos pensar.

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

O Seminário de Olinda tornou-se, excepcionalmente, um grande centro escolar no período colonial brasileiro *
Educação no Brasil Colonial
Saiba um pouco mais sobre os aspectos particulares que envolveram a educação no Brasil Colonial.
A Cidade de Goiás foi fundada pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, em uma das várias expedições que organizou em busca de metais preciosos.[1]
Entradas e bandeiras
Acesse o site e conheça mais sobre as entradas e bandeiras. Veja como essas expedições foram importantes na descoberta de metais precisos e como elas se deram.
Algumas representações do índio produzidas pelo artista holandês Albert Eckhout.
O indígena
Alguns dados sobre os diversos povos que habitavam o Brasil antes da colonização.
As mulas atravessavam longas estradas transportando a riqueza produzida na colônia.
Os tropeiros
A ação de viajantes que cortavam a colônia no lombo das mulas.
Bandeira da União Ibérica representando a unificação dos reinos de Portugal e da Espanha.
União Ibérica
Acesse o site e veja quais foram as causas da União Ibérica. Conheça o período dessa união e acompanhe as suas consequências em 1640 no Brasil.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas