Whatsapp icon Whatsapp

Constituição de 1946

Após a deposição de Getúlio Vargas do cargo de presidente, Eurico Gaspar Dutra foi eleito, em seu governo foi elaborada a Constituição de 1946.
A constituição de 1946 foi uma das principais conquistas do governo de Eurico Gaspar Dutra.
A constituição de 1946 foi uma das principais conquistas do governo de Eurico Gaspar Dutra.

Após a deposição de Getúlio Vargas do cargo de presidente, o cenário político nacional se rearticulou com a consolidação de uma nova constituição. Em 1945, após as eleições presidenciais que elegeram Eurico Gaspar Dutra, uma nova constituinte foi organizada com a eleição de deputados e senadores. No ano seguinte, diversas figuras políticas foram escolhidas para criar uma nova carta que indicava os novos rumos a serem tomados pelo país.

Tendo como pano de fundo a decadência dos regimes totalitaristas europeus, essa nova constituinte visava dar fim aos instrumentos repressivos criados durante o Estado Novo. Para comprovar sua natureza democrática, podemos ainda assinalar a pluralidade de partidos e correntes ideológicas representadas nesta nova assembléia. Contabilizando ao todo, nove legendas partidárias integraram o espaço de discussão dedicado à produção da nova Carta.

Visando instituir ações de caráter liberal e democrático, os políticos que integraram a constituinte tiveram grande preocupação em delimitar o raio de ação de cada um dos poderes. Na verdade, tal prioridade refletia os vários anos em que Vargas ampliou as atribuições do Poder Executivo para controlar diversas ações do Estado. Além disso, o mandato presidencial foi estabelecido em cinco anos e foi mantida a proibição da reeleição para cargos do Executivo.

Na esfera municipal e estadual, o princípio federalista foi prestigiado com a devolução da autonomia política anteriormente concedida. No campo administrativo e econômico, o governo deveria pedir a consulta do Congresso Nacional para que qualquer tipo de medida fosse aprovado. No tocante às questões trabalhistas, a nova constituição preservou o princípio cooperativista dos órgãos sindicais ao resguardar alguns mecanismos de controle do Estado sobre esse tipo de organização.

Com relação à organização do processo eleitoral, a Constituição de 1946 aboliu as bancadas profissionais criadas por Getúlio Vargas e ampliou a participação do voto feminino, antes restrito às mulheres com cargo público remunerado. A distribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados também foi modificada com o aumento de vagas para os Estados considerados de menor expressão. Apesar de manter o pluripartidarismo, o Governo Dutra feriu a carta com a cassação do PCB.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

25 de março – Dia da Constituição
Acesse este texto e conheça o Dia da Constituição. Veja o contexto de outorga da primeira Constituição do Brasil, e saiba quantas Constituições o país teve.
O texto da Constituição de 1988 foi elaborado pela Assembleia Constituinte que se reuniu em 1987
Assembleia Constituinte de 1987
Fique sabendo como ocorreu a formação da Assembleia Constituinte de 1987 e a importância que ela teve para a consolidação da democracia no Brasil.
João Gilberto: um dos importantes compositores da Bossa Nova
Bossa Nova
Saiba mais das características, importância e principais figuras que marcaram a Bossa Nova.
Carlos Lacerda
Acesse o texto para saber mais detalhes da vida de Carlos Lacerda, jornalista e político de grande renome na década de 1950. Veja o papel dele no Golpe de 1964.
Constituição de 1824
Conheça a história da Constituição de 1824, a primeira Carta brasileira. Entenda também por que ela foi outorgada, e não promulgada.
Construção de Brasília
Clique e conheça aspectos importantes acerca da construção de Brasília. Entenda como se deu esse projeto, e veja o história dessa proposta no Brasil.
Getúlio Vargas ficou bastante conhecido pela política trabalhista implantada por ele.
Getúlio Vargas
Acesse e saiba mais sobre a vida de Getúlio Vargas, um dos grandes políticos da história do nosso país. Veja detalhes de sua vida política e pessoal.
Revotla da Vacina: um dos levantes que marcou as contradições do governo Rodrigues Alves.
Governo Rodrigues Alves
Governo Rodrigues Alves, República Oligárquica, modernização urbana, bota-abaixo, Revolta da Vacina, favelas, Osvaldo Cruz, Lei da Vacina Obrigatória, anexação do Acre, Barão de Rio Branco, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Convênio de Taubaté.
JK e Fidel: uma relação delicada frente ao contexto político de uma época.
JK x Fidel Castro
Fidel Castro, Ernesto “Che” Guevara, Revolução Cubana, Juscelino Kubitscheck, Operação Pan-Americana, OPA, Aliança para o Progresso, governo Kennedy, Jânio Quadros, principio de autodeterminação.
República Velha
Clique no link e veja detalhes importantes sobre a República Velha, primeira fase da república no Brasil. Conheça as características e os presidentes desse período.
video icon
Filosofia
Filosofia e Literatura
Quando Djavan canta o verso “um bom lugar pra ler um livro” na canção “Um dia frio” parece ficar implícito que se trata de um bom livro. O que é um bom livro? O que é literatura? Qual a relação entre filosofia e literatura? Não, neste vídeo não vou responder a essas eternas e radicais perguntas filosóficas. Vamos além. Vamos falar das várias possibilidades de uma análise filosófica da literatura (ou vice-versa) em um vídeo em que se pretende muito mais um bate-papo do que uma aula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!