Whatsapp icon Whatsapp

Criação do IHGB

A criação do IHGB aconteceu em 1838 e teve como objetivo instituir um órgão que se dedicasse a pensar o Brasil como nação.
O principal veículo de propagação das ideias do IHGB era a sua revista
O principal veículo de propagação das ideias do IHGB era a sua revista

Com o processo de institucionalização do Império Brasileiro, que aconteceu entre os anos de 1824 e 1831, já havia uma necessidade de se criar um “projeto para a nação”, isto é, dar ao país recém-independente uma identidade e uma imagem orgânica. Muitos políticos e intelectuais expressavam tal necessidade e pensavam em estratégias múltiplas para tornar viáveis pesquisas sobre o que havia no país, sobretudo no interior (ainda pouco conhecido à época), de culturalmente substantivo, bem como o que havia, na esfera da natureza e da geografia, que ainda não tinha sido descoberto. A criação do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), em 1838, constituiu um passo adiante nesse projeto.

No ano em que o IHGB foi criado, o Brasil enfrentava uma de suas piores crises. Dom Pedro I havia abdicado do trono em 1834 em favor de seu filho, que ainda era uma criança nessa época. Em 1838, o Brasil, que estava no chamado Período Regencial, viu pulularem revoltas em vários pontos de sua extensão geográfica. Uma das mais notórias foi a Revolta dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha, que ocorreu no Sul do país.

Nesse contexto, tornavam-se urgentes ações políticas enérgicas, que assegurassem a unidade nacional, e ações estratégicas intelectuais, que cimentassem a ideia de nação e de unidade. A sugestão da criação de um instituto histórico e geográfico foi dada pelo cônego Januário da Cunha Barbosa e pelo marechal Raimundo José de Cunha Matos, inspirados nos modelos institucionais europeus. O projeto foi apresentado e aprovado por um conselho ligado à Indústria Nacional, como bem explicita a pesquisadora Cláudia Regina Callari no trecho a seguir:

Em 18 de agosto de 1838, reunido o Conselho Administrativo da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, foi apresentada a proposta para a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, assinada pelo marechal Raimundo José da Cunha Matos e pelo cônego Januário da Cunha Barbosa. Em 21 de outubro, os 27 fundadores do IHGB reuniam-se pela primeira vez em uma sala do Museu Nacional. Dos 27 membros iniciais, 12 eram conselheiros de Estado – deste grupo, 7 eram também senadores –, 1 era exclusivamente senador, 3 eram professores (2 do recém-fundado Colégio Pedro II e 1 da Academia Militar); havia ainda outros membros ligados à burocracia estatal: desembargadores, funcionários públicos, militares, um pregador imperial (caso de Januário da Cunha Barbosa)”.[1]

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com sua aprovação, o instituto entrou em atividade e passou a difundir suas pesquisas e propostas por meio de seu principal veículo, a Revista do IHGB. Essa revista teve uma função imprescindível na consolidação das investigações humanísticas e naturalistas sobre o Brasil. Um exemplo notório é o de um exemplar de 1846 que apresentou ao público o resultado de um concurso sobre “Como se deve escrever a história do Brasil”. Esse concurso foi vencido pelo naturalista alemão Carl Phillipp von Martius, que já conhecia o país por conta das expedições que havia feito.

As atividades do IHGB prosseguem até os dias de hoje, promovendo publicações, eventos e armazenando acervos que dizem respeito à história do Brasil em seu diversos momentos.

NOTAS

[1] Callari, Cláudia Regina. Os Institutos Históricos: do Patronato de D. Pedro II à construção do Tiradentes. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.21, n. 40, 2001. p. 61.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

José de Alencar e Carlos Gomes foram alguns dos expoentes da arte no Brasil do século XIX.
As artes no Brasil Imperial
Clique aqui e conheça como estava a situação das artes no Brasil imperial!
A atual bandeira do Brasil foi implantada logo após a Proclamação da República, que aconteceu em 1889.
Bandeira do Brasil
Veja este texto e saiba um pouco mais sobre a história da bandeira do Brasil. Veja como surgiu o atual modelo, o significado das cores e outras curiosidades.
Interesses econômicos e políticos distintos transformaram o Prata em uma região conflituosa.
O Império Brasileiro na região platina
As disputas políticas e conflitos militares que antecederam a Guerra do Paraguai.
video icon
Química
Titulação ou titulometria
Titulação ou titulometria é um método de volumetria utilizado em laboratório para determinar a concentração de espécies químicas de uma solução.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.