Whatsapp icon Whatsapp

Escrita Egípcia

A escrita tinha papel central na organização das atividades estatais no Antigo Egito.
A escrita tinha papel central na organização das atividades estatais no Antigo Egito.

O desenvolvimento da escrita no Antigo Egito serviu para o conhecimento e a própria sustentação de variadas facetas dessa antiga civilização. Não se restringindo à invenção de um único sistema gráfico, os egípcios foram responsáveis pela existência de três modos diferentes de escrita: a demótica, compreendida por grande parte da população e utilizada para a realização de negócios; a hieroglífica, empregada nas escritas sagradas e na parede dos túmulos; e o hierática, uma versão simplificada do sistema anterior.

Estabelecendo um interessante contraste com diversas sociedades contemporâneas, a escrita não era uma habilidade acessível para qualquer egípcio. Para o desenvolvimento dessa tarefa, os escribas serviam como profissionais especializados que obtinham tal conhecimento nas escolas mantidas pelo próprio poder real. O interesse do Estado em propagar esse tipo de conhecimento é justificado pelo importante papel desempenhado pelos escribas no controle dos recursos reais.

Não tendo somente essa destinação econômica e política, a escrita egípcia também possibilitou a elaboração de uma literatura própria daquela civilização. Nos textos encontrados, podemos observar o desenvolvimento de textos variados que poderiam falar sobre importantes questões religiosas, indo até a produção de sátiras do cotidiano. Entre as principais produções literárias, destacamos o “Livro dos Mortos” e a “Sátira das Profissões”.

A natureza restrita ao mundo da leitura e escrita egípcia acabou fazendo com que os escribas formassem uma única classe social dentro da sociedade egípcia. A necessidade de desenvolvimento do comércio, o registro das ações do faraó, a gravação dos escritos sagrados e o controle dos gastos e obras estatais acabavam rendendo uma remuneração significativa para os escribas. Geralmente recebiam frutas, cereais, carnes e a prestação de outros serviços enquanto forma de pagamento.

Há pouco mais de 180 anos foi que a escrita hieroglífica foi finalmente desvendada pelos pesquisadores. Durante o século XIX, em meio às invasões de Napoleão ao Egito, uma equipe de cientistas franceses passou a juntar várias peças arqueológicas repletas daqueles símbolos até então misteriosos. Em 1821, Jean Champollion iniciou a resolução dos diferentes sistemas de escrita egípcios por meio de estudos desenvolvidos em uma lápide de basalto negra conhecida como “Pedra Roseta”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

Imagem em que a pesagem do coração no Tribunal de Osíris é representada.
A morte no Egito Antigo
Sabia como os antigos egípcios encaravam a morte.
Os egípcios tinham uma religião politeísta e adoravam vários deuses. Na imagem estão representados Tot, Rá e Anúbis.
Deuses do Egito
Saiba mais acerca dos deuses do Egito, as divindades que faziam parte da religiosidade no Egito Antigo. Veja quais foram os principais deuses, e confira algumas de suas histórias.
A reunificação de Mentuhotep II e o desenvolvimento da arte pictórica marcam o Médio Império.
Egito – Médio Império
A prosperidade e as disputas que marcaram esse período.
Os faraós estabeleceram a formação de um governo teocrático no Antigo Egito.
Faraó
A origem e as funções da autoridade máxima do Egito Antigo.
Menés, rei do Alto Egito, responsável pela unificação dos reinos do Vale do rio Nilo.
Formação do Império Egípcio
Os fatos e transformações históricas que marcaram o estabelecimento do Império Egípcio.
Pessoa segura folha de papiro sobre mesa com pena e tinteiro.
Papiro
Clique no link e entenda o que era o papiro. Veja como os egípcios produziam as folhas de papiro e entenda como esse item era utilizado.
Pergaminho aberto em superfície de madeira
Pergaminho
Acesse o texto para saber mais sobre o que era um pergaminho. Entenda quando e onde surgiu e como era produzido.
video icon
História
Governo José Sarney (1985-1990)
Assista a nossa videoaula para conhecer as principais características do governo José Sarney (1985-1990). Confira também no nosso canal outras informações sobre Nova República.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.