Whatsapp icon Whatsapp

Heresias Medievais

Albigenses sendo perseguidos pelas autoridades religiosas.
Albigenses sendo perseguidos pelas autoridades religiosas.

Na Baixa Idade Média, a Igreja Católica era uma instituição plenamente estabelecida em praticamente todo o continente europeu. A disseminação do ideário cristão ao longo de todo período medieval transformou a crença marginal do primeiro século em uma poderosa e influente instituição. A autoridade do papa e de seus representantes diretos influenciava as decisões dos reis e nobres da Europa. Com isso, ao longo dos séculos, a Igreja preocupava-se em conservar e acumular um número maior de terras e bens.

A vida de luxo vivida por alguns dos líderes da Igreja fez com que as populações menos favorecidas não mais reconhecessem a função religiosa dos representantes do clero. Com isso, novas interpretações religiosas passaram a dar lugar a uma Igreja cada vez mais distante de suas obrigações espirituais. Conhecidas como heresias, essas novas confissões religiosas ameaçavam a hegemonia constituída durante toda a Idade Média. Durante os séculos XII e XIII, a França foi palco desse tipo de manifestação.

Em 1179, um comerciante francês chamado Pedro Valdo instituiu um movimento religioso designado de valdenses. Entre outros princípios, os valdenses eram defensores do total desapego às coisas materiais. Além disso, os seus seguidores não se submetiam as autoridades e ensinamentos da Igreja. Ganhando um grande número de adeptos, o movimento se espalhou no sudeste da França, Península Itálica e na região de Flandres.

Na região francesa de Albi, criava-se uma nova heresia que negava algumas das doutrinas católicas. Os albigenses não reconheciam a divindade de Cristo e eram avessos às autoridades eclesiásticas da Igreja. Segundo seus princípios, o espírito humano deveria ser purificado pela renúncia dos prazeres e a mortificação do corpo. No ano de 1209, o papa Inocêncio III promoveu uma cruzada contra os albigenses. Depois de várias lutas, essa heresia foi aniquilada pelas autoridades da Igreja.

A ascensão dessas novas práticas fez com que a Igreja instituísse o Tribunal da Santa Inquisição. Esses tribunais circulavam pela Europa averiguando as denúncias de práticas que iam contra as normas da Igreja. Os denunciados eram presos e submetidos a interrogatórios e torturas. Os acusados de bruxaria ou heresia tinham seus bens confiscados e, geralmente, eram condenados à morte na fogueira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Villa: unidade produtiva romana que influenciou na formação dos feudos medievais.
As influências germânicas e romanas no Ocidente Medieval.
Idade Média, Cultura Medieval, povos germânicos, cultura germânica, comitatus, economia natural, Roma, ruralização, villa, colono, escravos, plebeus, clientes, classe servil.
Clemente de Alexandria foi um dos chamados “Pais da Igreja”
Helenização do Cristianismo em Clemente de Alexandria
Entenda o processo de helenização do Cristianismo em Clemente de Alexandria, um dos mais importantes Pais da Igreja Cristã Primitiva.
O Alcorão reúne os elementos fundamentais da religião muçulmana.
Os princípios islâmicos
O desenvolvimento das crenças fundamentais da religião muçulmana.
Igreja valdense instalada em Turim, na Itália
Valdenses
Saiba mais sobre os valdenses, heresia medieval que ficou caracterizada, principalmente, por negar a autoridade eclesiástica da Igreja Católica.
video icon
Português
Jane Austen
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de uma das escritoras de língua inglesa mais importantes da literatura: Jane Austen. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!